O Comité de Competição da Federação Espanhola de Futebol emitiu uma decisão sobre o cartão vermelho de Nacho pela agressão a Portu em Girona. O defesa do Real Madrid foi sancionado por três jogos "por uso de jogo perigoso causando danos que prejudicam as faculdades do ofendido, com uma multa adicional de 1.050 euros para o clube e 600 euros para o infrator", de acordo com a decisão do Comité de Competição, que recorreu ao artigo 122 dos regulamentos para tomar esta decisão.
O jorna Mundo Deportivo teve acesso à decisão. O Real Madrid enviou alegações ao Comité, nas quais destacou a "carreira profissional exemplar do Sr. Fernández Iglesias em termos de fair-play e respeito pelos adversários" e recordou que "o jogador expulso, uma vez terminado o jogo, não hesitou em pedir publicamente desculpa ao jogador rival, o Sr. Cristian Portugués Manzanera, pelos seus atos e pelo facto de ter sido expulso. Cristian Portugués Manzanera, através da rede social Instagram, demonstrando claro arrependimento", revela a resolução do Comité que explica que "embora aprecie o carácter louvável das desculpas, não as considera como parte das circunstâncias atenuantes reguladas no artigo 10 do Código Disciplinar", não aceitou as alegações do Real Madrid e sancionou Nacho com três jogos.
Nacho vai falhar o 'El Classico' com o Barcelona, o último dos três jogos em que será castigado. O primeiro será contra o Osasuna, no próximo sábado, 7 de outubro. O segundo, a 21 de outubro contra o Sevilha no Pizjuán e o último, o Clássico a 28 de outubro em Barcelona.
Leia Também: Capitão do Real pede desculpa por entrada brutal que 'ferveu' Girona