O Sporting de Braga viveu, esta segunda-feira, uma das suas mais memoráveis noites europeias de sempre, ao visitar e derrotar o Union Berlim, por 2-3, depois de ter estado a perder por dois golos de diferença, em jogo a contar para a segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.
A primeira parte foi um verdadeiro 'pesadelo' para os homens de Artur Jorge, que teve um 'culpado' muito facilmente identificado. Tratou-se de Sheraldo Becker, que causou uma série de 'dores de cabeça', quer a Cristián Borja, quer a Sikou Niakaté, com investidas velozes.
O internacional suíço marcou dois golos 'de rajada', aos 30 e aos 37 minutos. O primeiro surgiu depois de um passe errado de Rodrigo Zalazar no ataque, e o segundo na sequência de uma autêntica 'cratera' na defesa dos arsenalistas.
Tudo parecia estar perdido, mas a alma minhota veio ao de cima ainda antes do apito para o intervalo. Ricardo Horta 'disparou' para uma defesa incompleta de Frederick Rannow, tendo Sikou Niakaté aproveitado para emendar para o fundo das redes.
No segundo tempo, o jogo virou, claramente, para o lado português, e o regresso dos balneários não podia ter sido melhor, visto que Bruma pegou na bola à entrada da grande área, e, com um remate colocadíssimo, repôs a igualdade no marcador.
O jogo 'partiu', e Artur Jorge lançou André Castro, aos 86 minutos, para o lugar de Joe Mendes, para tentar segurá-lo, e a aposta não podia ter sido mais certeira. No último minuto de compensação, o internacional português acreditou mais do que todos, encheu o pé e silenciou o Estádio Olímpico de Berlim, com um golaço.
No outro jogo do Grupo C, que decorreu de seguida, o Real Madrid visitou e derrotou o Napoli, por 2-3. Significa isto que, ao cabo de mais uma ronda, o Real Madrid lidera de forma isolada, com seis pontos somados em seis possíveis. Seguem-se Napoli e Sporting de Braga, com três, e, finalmente, o Union Berlim, a 'zeros'.
Figura
É verdade que o Union Berlim saiu derrotado, mas é impossível apagar a grande exibição assinada por Sheraldo Becker, especialmente, na primeira parte, onde foi uma constante 'dor de cabeça' para a defesa do Sporting de Braga. Ainda que tenha perdido 'gás', após o intervalo, marcou os dois golos que deixaram os alemães com 'uma mão' na vitória.
Surpresa
Quem mais pode merecer esta distinção a não ser André Castro? O internacional português entrou para o lugar de Joe Mendes, aos 86 minutos, e, aos 90+4, marcou o (grande) golo que selou o resultado final, com um remate à entrada da grande área que ficará gravado como um dos melhores momentos da história europeia do Sporting de Braga.
Desilusão
Uma noite muito, muito complicada para Cristián Borja. O internacional colombiano foi ultrapassado, vezes sem conta, por Sheraldo Becker, na primeira parte. Aliás, foi, precisamente, pelo seu lado que o Union Berlim mais dificuldades causou ao Sporting de Braga, pelo que não é de estranhar que tenha sido o primeiro a sair, aos 73 minutos, para dar o lugar a Adrián Marín.
Treinadores
Urs Fischer: O Union Berlim nunca escondeu ao que veio, optando por um bloco médio-baixo, procurando surpreender o Sporting de Braga com saídas rápidas para o contra-ataque, e foi, precisamente, assim que marcou os seus dois golos. No entanto, no segundo tempo, viu-se incapaz de controlar o ímpeto ofensivo adversário, expondo-se a uma reviravolta que acabou por se concretizar.
Artur Jorge: O Sporting de Braga entrou mal em campo, com dificuldades em ligar o jogo e 'despejando' bola atrás de bola direta em Simon Banza, sem grandes resultados práticos. Numa bola parada, conseguiu reduzir distâncias, e a equipa acreditou, partindo para uma segunda parte irreconhecível... para melhor, em que fez tudo o que estava ao seu alcance para justificar a conquista dos três pontos.
Árbitro
Um jogo relativamente simples para Srdjan Jovanovic, que deixou, desde bem cedo, claro que não iria tolerar entradas à margem da lei, punindo Leonardo Bonucci com um cartão amarelo logo aos 14 minutos, devido a uma entrada dura sobre Simon Banza. Ambas as equipas perceberam que não podiam 'esticar-se', e o jogo decorreu tranquilamente.
Leia Também: Para nunca mais esquecer. Castro deu a vitória aos Sp. Braga aos... 90+4'