Meteorologia

  • 07 OCTOBER 2024
Tempo
18º
MIN 18º MÁX 22º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

UEFA abre investigação aos polémicos incidentes após o AZ-Légia Varsóvia

Situação culminou com as detenções de Josué e Radovan Pankov. Jogadores já estão de regresso à Polónia.

UEFA abre investigação aos polémicos incidentes após o AZ-Légia Varsóvia
Notícias ao Minuto

21:27 - 06/10/23 por Notícias ao Minuto

Desporto UEFA

A UEFA anunciou, ao final da tarde desta sexta-feira, que decidiu abrir uma investigação para averiguar o que aconteceu após o apito final do encontro entre o AZ Alkmaar e o Légia Varsóvia, jogo da segunda jornada da fase de grupos da Liga Conferência que teve lugar na noite de quinta-feira nos Países Baixos.

"Em conformidade com o n.º 4 do artigo 31.º do Regulamento Disciplinar da UEFA, foram hoje nomeados Inspectores de Ética e Disciplina da UEFA para conduzirem uma investigação relativa a incidentes que alegadamente ocorreram após o jogo da fase de grupos da Liga Conferência Europa da UEFA, entre o AZ Alkmaar e o Legia Varsóvia, a 5 de outubro de 2023, nos Países Baixos. Mais informações sobre este assunto serão disponibilizadas em devido tempo", pode ler-se na nota emitida pelo organismo com sede em Nyon.

Recorde-se que os incidentes que marcaram o pós-jogo terminaram com a detenção do português Josué Pesqueira e do sérvio Radovan Pankov. Os dois jogadores foram detidos na quinta-feira em Alkmaar, Países Baixos, após o jogo entre o clube local e o Légia, mas já regressaram à Polónia.

Josué e Pankov foram retirados do autocarro da equipa do Legia, a seguir ao jogo da Liga Conferência Europa, e, segundo a imprensa, passaram a noite nas instalações da polícia. Os incidentes aconteceram já após o jogo, com as autoridades a tomarem medidas restritivas no estádio, por alegados problemas com adeptos polacos, impedindo, numa primeira fase, alguns jogadores de chegarem ao autocarro.

A situação motivou empurrões e discussões, até isolarem o autocarro e, posteriormente, a polícia entrou no veículo e deteve Pankov, que terá estado nos primeiros incidentes, e Josué, que se intrometeu enquanto capitão do Légia Varsóvia.

O sucedido após o jogo de quinta-feira desencadeou uma onda de reações ao mais alto nível na Polónia, chegando rapidamente ao Governo do país. Também a Federação Polaca de Futebol já pediu explicações à sua congénere neerlandesa e à UEFA.

Leia Também: Josué já está em liberdade e vai regressar à Polónia ainda hoje

Leia Também: Governo polaco pede explicações após detenção de Josué em Alkmaar

Leia Também: Josué detido em Alkmaar após confrontos com a polícia

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório