O Sp. Braga sofreu mas venceu, este sábado, o Rio Ave (2-1), em jogo da 8.ª jornada da I Liga. Os vila-condenses vinham de uma série de muita negativa, uma vez que não ganham desde a ronda inaugural desta edição da I Liga, e até estiveram com a vitória na mão, graças a um golo de Leonardo Ruiz logo aos cinco minutos, mas acabaram por ser novamente derrotados com dois golos... nos descontos.
Sem Ricardo Horta, lesionado, o Sp. Braga parecia acusar o desgaste provocada pela vitória arrancada a ferros em Berlim, quatro dias antes, para a Liga dos Campeões, e também se pode queixar de alguma falta de pontaria na primeira parte.
Na segunda parte, a formação de Artur Jorge pressionou em busca do empate, mas até viu o marcador ser dilatado por Fábio Ronaldo, num belo lance individual que acabaria anulado... pelo VAR.
O desespero do Sp. Braga aumentava e por fim os adeptos respiraram de alívio, já no período de descontos. Simon Banza, de cabeça, devolveu o empate ao marcador na Pedreira, lançando a 'loucura' para os minutos que restavam.
O público queria mais e os minhotos foram (mesmo) em busca da vitória. Roger desequilibrou no corredor e cruzou para o coração da grande área, onde estava Abel Ruiz para desviar para o fundo da baliza e consumar a reviravolta no marcador.
Feitas as contas, o Sp. Braga acumula agora 16 pontos e salta para o terceiro lugar à condição, tendo de aguardar o desfecho da partida entre FC Porto e Portimonense, agendada para amanhã, domingo. Por seu turno, o Rio Ave acumula a terceira derrota consecutiva e mantém-se no 17.º e penúltimo lugar com apenas cinco pontos ao cabo das primeiras oito jornadas.
Equipas iniciais
ONZE DO SP. BRAGA: Matheus; Adrián Marin, Serdar, José Fonte, Mendes; Al Musrati, Zalazar, Pizzi, Álvaro Djaló; Bruma e Banza.
ONZE DO RIO AVE: Jhonatan; Josué, Aderlan, Miguel Nóbrega; Amine, João Graça, Fábio Ronaldo, Costinha; Zé Manuel, Ventura e Ruiz.
Antevisão
Após uma tarde de terça-feira absolutamente memorável, com uma vitória na Liga dos Campeões em Berlim, na Alemanha, o Sp. Braga regressa, este sábado, a casa para defrontar o Rio Ave em jogo da 8.ª jornada da I Liga. A equipa de Artur Jorge tenta encurtar distâncias para o grupo da frente e terá de fintar o cansaço físico para levar de vencida os vilacondenses.
A equipa de Luís Freire não atravessa a melhor fase da época, uma vez que não vence desde a primeira ronda e chega à Pedreira depois de ter sofrido uma goleada às mãos do Moreirense.
As leões de Emmanuel Boateng e Jota complicam, ainda mais, a vida deste Rio Ave, uma vez que se trata da equipa com o pior ataque deste campeonato: apenas cinco golos marcados ao cabo de sete jogos.
Siga, em direto, todas as incidências da partida entre Sp. Braga e Rio Ave a partir das 18h00 deste sábado no Desporto ao Minuto.