Powered by Betano
AFC Bournemouth
Bournemouth
23
novembro
15H00
Brighton & Hove Albion FC
Brighton
1
2.30
X
3.40
2
2.85
Arsenal FC
Arsenal
23
novembro
15H00
Nottingham Forest
Nottingham Forest
1
1.32
X
4.80
2
8.75
Aston Villa FC
Aston Villa
23
novembro
15H00
Crystal Palace FC
Crystal Palace
1
1.55
X
4.10
2
5.30
Everton FC
Everton
23
novembro
15H00
Brentford FC
Brentford
1
2.42
X
3.15
2
2.87

Benfica tarda em colocar-se 'em Linha', mas sobe à liderança provisória

Águias superaram a desilusão da Liga dos Campeões com um golo apontado por António Silva ao cair do pano.

Notícia

© Mário Vasa / Global Imagens

Miguel Simões
07/10/2023 22:28 ‧ 07/10/2023 por Miguel Simões

Desporto

I Liga

Quatro dias após nova derrota na Liga dos Campeões, o Benfica respondeu com um triunfo sofrido na I Liga, este sábado, ao vencer o Estoril (0-1), com um golo ao cair do pano apontado por António Silva.

Com uma 'revolução' no onze, as águias desde cedo sentiram dificuldades em afirmar-se no encontro, apesar de terem acabado o primeiro tempo ligeiramente por cima do emblema da Linha.

O Estoril voltou a 'fazer das suas' a abrir o segundo tempo, mas a capacidade de resposta do Benfica tardava em ser suficiente, até que, ao cair do pano, António Silva 'salvou' os encarnados com um decisivo golo na partida, que dá a liderança provisória, à espera do que vai fazer o Sporting.

Morno, morninho

Roger Schmidt decidiu alterar seis jogadores em comparação ao jogo em Milão, com nuances táticas pelo meio, algo que se notou logo pelas dificuldades que as águias foram tendo em construir jogo, perante um Estoril mais 'atrevido' no ataque nos primeiros dez minutos.

A partir daí, o Benfica passou a instalar-se no meio-campo adversário, ainda que não da forma desejada pelos adeptos, por força da falta de objetividade. Tanto assim foi que a primeira oportunidade só surgiu aos 24 minutos, quando Casper Tengstedt ficou isolado na cara de Carné, atirando ao lado.

Já para lá da meia hora, David Neres também ficou perto de mexer com o marcador, seguindo-se a recarga de David Jurásek, sendo que, pouco depois, Casper Tengstedt ficaria a pedir grande penalidade num duelo com Tiago Araújo na área adversária, sem qualquer intervenção do árbitro e do VAR.

Até ao apito para o descanso, apesar do estado 'morninho' da partida, o avançado dinamarquês ainda dispôs de mais duas ocasiões, mas não deu o melhor seguimento aos respetivos lances, já nos últimos cinco minutos da primeira metade.

Mais 'atrevimento'... e o tal golo

Apesar de não ter existido qualquer substituição ao intervalo, as duas equipas arriscaram mais no segundo tempo, ainda que tenha sido o Estoril a voltar a entrar melhor. Após as investidas de Tiago Araújo e Rodrigo Gomes, a oportunidade mais flagrante ficaria para Heriberto Tavares, que atirou ao poste aos 55 minutos.

O lance da equipa de Vasco Seabra junto da baliza de Trubin revelou ser um completo 'abanão' na equipa de Roger Schmidt, com a resposta a surgir pouca depois, numa dupla oportunidade de Otamendi e João Mário.

Aos 63 minutos, Chiquinho ficou a queixar-se de um toque de Koindredi na grande área e André Narciso apontou prontamente para a marca de grande penalidade, sendo depois alertado pelo VAR para rever as imagens, acabando por reverter a decisão, com as entradas posteriores de Petar Musa e João Neves a mexer com o jogo.

A partir daí, os ânimos acalmaram-se de forma gradual e prova disso foi que, até aos instantes finais, praticamente não existiram lances de perigo junto das duas balizas. Até que, depois do falhanço de Otamendi, seria António Silva a salvar a sua equipa de novo 'deslize' com um cabeceamento certeito para o fundo das redes, aos 90+3'.

Ainda assim, até ao oitavo minuto de compensação concedido pelo árbitro André Narciso, o Estoril 'apertou' em busca do empate e, já com o guardião Carné na área adversária, António Silva impediu o golo de Bernardo Vital, já num lance em que Trubin não tinha qualquer hipótese. 

Desta forma, o Benfica avança para a liderança isolada da I Liga, com 21 pontos, fruto de sete triunfos consecutivos, esperando por aquilo que irá fazer o Sporting frente ao Arouca, este domingo, que poderá recuperar o trono do campeonato português. Já o Estoril, à semelhança do que tinha acontecido frente ao Vitória SC (3-2) na passada jornada, acabou por sofrer nova derrota nos descontos, mantendo-se no último lugar da I Liga, com quatro pontos.

Momento do jogo: Inevitavelmente, o golo de António Silva, apontado aos 90+3', acaba por dar a conquista dos três pontos ao Benfica, embora o jovem central ainda tenha brilhado na baliza no último lance do jogo.

[Notícia atualizada às 22h34]

Leia Também: O golo de António Silva que decidiu o Estoril-Benfica à beira do fim

Leia Também: Chiquinho caiu na grande área, mas VAR entrou em ação e anulou penálti

Leia Também: Benfica até 'tremeu' com este lance. Ex-águia quase feria o antigo clube

Leia Também: Benfica ficou a pedir penálti neste lance. Árbitro mandou seguir

Leia Também: O falhanço de David Jurásek no Estoril-Benfica

Onzes

Estoril: Marcelo Carné, Volnei Feltes, Pedro Álvaro, Bernardo Vital, Rodrigo Gomes, Koindredi Mateus Fernandes, Tiago Araújo, Rafik Guitane, Heriberto Tavares e Cassiano.

Benfica: Anatoliy Trubin, Fredrik Aursnes, António Silva, Nicolás Otamendi, Jurásek, Florentino, Chiquinho, João Mário, David Neres, Tengstedt e Rafa Silva.

Antevisão

Quatro dias após a derrota frente ao Inter, na Liga dos Campeões, o Benfica volta a competir na I Liga, este sábado, na deslocação ao reduto do Estoril, precisamente antes de nova pausa no campeonato para dar lugar aos compromissos de seleções.

Sem contar com Ángel Di María e Alexander Bah, as águias vão jogar no Estádio António Coimbra da Mota em busca do sétimo triunfo consecutivo na prova, já depois de terem arrancado a defesa do título com uma derrota na ronda inaugural, diante do Boavista (3-2).

Pela frente, Roger Schmidt sabe que terá um adversário difícil, num duelo que marcará a estreia de Vasco Seabra nos jogos em casa, ao serviço dos canarinhos. Desde a saída de Álvaro Pacheco, o emblema da Linha somou um triunfo na Taça da Liga, diante do Leixões (1-2), além de uma derrota na I Liga, frente ao Vitória SC (3-2), já depois de ter estado a vencer por dois golos ao intervalo.

O jogo tem apito inicial agendado para as 20h30 (horário de Portugal Continental), contará com arbitragem de André Narciso e poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Estoril-Benfica: Águia procura 'cura' para a desilusão antes da pausa

Partilhe a notícia


Rede social

Madalena Aragão mostra vídeo de João Neves durante jogo

Madalena Aragão

Madalena Aragão mostra vídeo de João Neves durante jogo

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Verstappen volta a bater Norris em Las Vegas em dia de pole de Russell

Fórmula 1

Verstappen volta a bater Norris em Las Vegas em dia de pole de Russell

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas