Meteorologia

  • 07 OCTOBER 2024
Tempo
20º
MIN 18º MÁX 22º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

A 'poção mágica Catamix'. Eis o trunfo a que Amorim sempre recorre

Geny Catamo, à margem de outros seis jogadores, foi sempre utilizado por Rúben Amorim no decorrer da presente época.

A 'poção mágica Catamix'. Eis o trunfo a que Amorim sempre recorre
Notícias ao Minuto

07:55 - 10/10/23 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto Sporting

O Sporting já realizou até ao momento 10 encontros na presente temporada e em todos Geny Catamo foi 'ingrediente' primordial na 'receita' de Rúben Amorim.

O defesa moçambicano de 22 anos foi substituído em dois desses encontros, mas quase sempre sempre foi 'arma' lançada pelo timoneiro verde e branco no decorrer da etapa complementar. A exemplo disso foi o que sucedeu, este domingo, contra o Arouca em que Catamo entrou à passagem dos 59 minutos e agitou as 'placas tectónicas' em Alvalade. 

E o próprio Rúben Amorim reconheceu isso no final da partida: "Sofremos o golo, metemos o Geny, é mais um extremo, para dar mais largura, porque ele não precisa de muito apoio para criar problemas e viu-se. Foi o que procuramos, com o resultado ver o que a equipa precisava e ganhar o jogo".

E Geny Catamo caminha a passos largos para a melhor época da sua carreira. Aliás, basta ver que como sénior a temporada em que foi mais vezes utilizado foi na época transata com o Marítimo (11 jogos), porém, e ainda a decorrer o mês de outubro, o ala direito já leva 10 encontros realizados, à semelhança do que fez no Vitória SC em 2021/22. À margem destes clubes, e durante a sua formação, Catamo iniciou os seus pergaminhos futebolísticos no Black Bulls de Moçambique, passando posteriormente pelo Amora e já em Alcochete nas equipas de sub-19, sub-23 e equipa B dos leões.

Já em agosto deste ano, após o encontro inaugural da I Liga diante do Vizela, Amorim descrevia o potencial desta 'gazela' de apenas 22 anos: "Gostei muito da exibição dele. Está muito mais adulto e é bom às vezes os jogadores rodarem um bocadinho. Mesmo não jogando muito, ganham outra maturidade. Estou muito satisfeito com o jogo dele. Ele vai melhorar bastante. Mas o talento, a velocidade e todas essas características, está tudo lá. Vamos melhorá-lo".

Dar conta ainda que, à margem de Catamo só há mais seis jogadores que foram usados por Rúben Amorim em todos os encontros da presente época: Coates, Morita, Pedro Gonçalves, Antonio Adán, Gonçalo Inácio e Ousmane Diomande.

Leia Também: Jovem 'lapidado' no Sporting junta-se a dois nomes na lista de renovações

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório