Meteorologia

  • 14 NOVEMBER 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 17º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

Eis os 16 'fiéis escudeiros' de Sporting, Benfica, FC Porto e Sp. Braga

Sendo que a nível de minutos só cinco jogadores, entre os candidatos ao título, não mereceram qualquer segundo de descanso.

Eis os 16 'fiéis escudeiros' de Sporting, Benfica, FC Porto e Sp. Braga
Notícias ao Minuto

08:00 - 11/10/23 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto Análise

As competições por clubes vivem neste momento a segunda pausa para compromissos das seleções e importa analisar os 'fiéis escudeiros' dos quatro candidatos ao título em Portugal.

E aqui importa, desde já, referir que o Sporting de Braga é quem já soma mais minutos nas pernas, fruto das duas eliminatórias que teve de disputar, frente a Backa Topola e Panathinaikos, antes de chegar à fase de grupos da Liga dos Campeões. Se os arsenalistas já disputaram 13 jogos oficiais na época 2023/24, Benfica e FC Porto encarrilam 11 encontros e o Sporting menos uma partida do que águias e dragões já que não marcou presença na Supertaça Cândido de Oliveira.

E, curiosamente, é Rúben Amorim quem menos rodou neste início de temporada. Se dois jogadores - Antonio Adán e Gonçalo Inácio - contabilizam todos os minutos, também é certo que sete dos pupilos do timoneiro verde e branco foram aposta em todos os jogos (à margem do guardião espanhol e do central português, também entram nesta lista Sebastián Coates, Pedro Gonçalves, Ousmane Diomande, Geny Catamo e Morita).

Já no rival da Segunda Circular, Roger Schmidt confiou a 'bússola' a Fredrik Aursnes. O norueguês é chamado a servir em várias zonas do terreno de jogo e acabou por ser o único jogador a não merecer qualquer minuto de descanso por parte do técnico alemão. Perto deste registo só Rafa Silva e Otamendi, que também foram aposta nos 11 encontros realizados pelo vigente campeão nacional.

Por sua vez, o FC Porto tem como único totalista, a nível de minutos, Diogo Costa. Soberano na baliza azul e branca, assegurando o registo de defesa menos batida nesta Liga 2023/24, só mais três atletas foram utilizados em todos os jogos por Sérgio Conceição: Mehdi Taremi, Stephen Eustáquio e Galeno.

Por fim, o Sporting de Braga conta, entre os candidatos os títulos, com o jogador com mais minutos nas pernas. Matheus é totalista, em jogos e minutos, na baliza dos minhotos (1.260), sendo Álvaro Djaló o outro comandado de Artur Jorge a ter sido presença assídua nos 14 encontros dos arsenalistas (nove como titular).

Leia Também: Ricardo Horta dispensado da seleção nacional

Leia Também: Há menos um interessado em levar Gonçalo Inácio do Sporting: "Estagnou"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório