A Colômbia empatou com o Uruguai, por 2-2, na fase de qualificação para o Mundial'2026 na América do Sul. Num jogo muito bem disputado e com um toque bem sul-americano, um golo tardio de Darwin Nuñez, de penálti, anulou dois golos de Uribe e James pela Colômbia.
Alinharam vários jogadores que passaram por Portugal - na Colômbia, Uribe, Luis Diaz, James Rodriguez e Santiago Arias jogaram de início, enquanto Darwin Nuñez e Ugarte foram escolhidos por Bielsa.
A vitória começou a ser desenhada cedo pela Colômbia. James Rodriguez marcou aos 35 minutos, após um cruzamento certeiro. Mathias Olivera empatou a partida já na segunda parte, muito pouco tempo depois de ter entrado, ao intervalo.
A resposta da Colômbia não se fez esperar, com o envolvimento de dois ex-FC Porto na jogada. Mateus Uribe remateou após a bola bater em James Rodriguez, à entrada da área, e atirou a contar. Fica a dúvida se a bola tocou no braço de James na jogada (os jogadores do Uruguai protestaram bastante).
A Colômbia esteve perto de aumentar a vantagem por três ocasiões. Primeiro com uma perdida impressionante de Luis Diaz, outro ex-FC Porto, na cara de Mele. Depois, os cafeteros tiveram duas bolas na trave em 40 segundos, aos 63 minutos de jogo. James e Arias tiveram infelicidade.
Mas ainda estava reservado um lance de importância capital até ao final do jogo. Segundo amarelo e consequente vermelho para o guarda-redes colombiano Camilo Vargas e grande penalidade assinalada para o Uruguai, aos 89 minutos. Darwin Nuñez bateu o penálti com força, para o lado direito, e celebrou efusivamente.
O jogo, bastante disputado e com muitas oportunidades de parte a parte, acabou mesmo com um empate, por 2-2. Na próxima semana, os vencedores jogam no Equador. O Uruguai defronta o Brasil. Ao fim de três jogos, a Colômbia soma cinco pontos. O Uruguai soma quatro tentos.
Leia Também: Dois jogadores chamados à seleção italiana após 'bronca' com apostas