A seleção francesa carimbou, ao início da noite desta sexta-feira, de uma vez por todas, o apuramento para o Campeonato da Europa, ao visitar e derrotar a congénere Países Baixos, em plena Johan Cruyff Arena, em Amesterdão, por 1-2.
Os gauleses entraram em campo sabendo que, em caso de triunfo, recebiam autorização para fazer imediatamente a festa, e precisaram de apenas sete minutos para desfazer o nulo, com um remate de primeira de Kylian Mbappé, à meia volta.
No entanto, o capitão do conjunto gaulês recusou dar-se por satisfeito, e, logo no arranque do segundo tempo, voltou a fazer das suas, com um magnífico remate colocado à entrada da grande área, que só parou no fundo das redes à guarda de Bart Verbruggen.
A resposta dos homens da casa acabou por surgir aos 83 minutos. Quilindschy Hartman 'cavalgou' pela ala esquerda do ataque neerlandês e fez o gosto ao pé, num lance em que o guarda-redes adversário, Mike Maignan, não ficou nada bem na 'fotografia'.
Feitas as contas, com este triunfo, França passa a somar 18 pontos conquistados em 18 possíveis, o que a deixa na liderança isolada do Grupo B, com seis pontos de vantagem sobre a segunda classificada, a Grécia, quando restam apenas duas jornadas por disputar.
Os Países Baixos encontram-se na terceira posição, com nove pontos conquistados e menos uma partida disputada. Segue-se a Irlanda, com três, e, finalmente, Gibraltar, a 'zeros', também com um encontro ainda em atraso.
Onzes
Países Baixos: Verbruggen; Dumfries, Geetruida, Van Dijk, Aké, Hartman; De Roon, Reijnders, Veerman; Simons e Weghorst.
França: Maignan; Clauss, Konaté, Lucas Hernández, Theo Hernández; Tchouaméni, Rabiot, Griezmann; Coman, Kolo Muani e Mbappé.
Antevisão
A Johan Cruyff Arena, situada em Amesterdão, vai receber, ao início da noite desta sexta-feira, aquela que é uma das mais aguardadas partidas da paragem para compromissos internacionais, que colocará, frente a frente, os 'colossos' Países Baixos e França.
Os gauleses chegam a este duelo com a confiança em alta, uma vez que ocupam a liderança isolada do Grupo B, com 15 pontos conquistados em 15 possíveis, seguidos de neerlandeses (que têm um jogo a menos) e gregos, com nove pontos cada.
O conjunto comandado por Didier Deschamps vai, de resto, entrar em campo sabendo de antemão que, em caso de novo triunfo, irá garantir, matematicamente, o apuramento para o Campeonato da Europa de 2024, que irá realizar-se na Alemanha.
O Países Baixos-França irá contar com a arbitragem do juiz alemão Felix Zwayer, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 19h45 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Renovação de Mbappé com Paris SG estará dependente da Liga dos Campeões