Meteorologia

  • 07 OCTOBER 2024
Tempo
20º
MIN 18º MÁX 22º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

José Peseiro assume "grande objetivo" de ganhar CAN'2023 pela Nigéria

O português José Peseiro, selecionador de futebol da Nigéria, assumiu hoje à agência Lusa o "grande objetivo" de ganhar a próxima edição da Taça das Nações Africanas (CAN), que decorre na Costa do Marfim no início de 2024.

José Peseiro assume "grande objetivo" de ganhar CAN'2023 pela Nigéria
Notícias ao Minuto

20:39 - 13/10/23 por Lusa

Desporto Nigéria

"Sei que tenho uma boa equipa, e o grande desafio, o grande objetivo que eu tenho, é ganhar a CAN2023, sabendo que há lá grandes seleções", disse o treinador, após o empate (2-2) entre Nigéria e Arábia Saudita, num particular disputado em Portimão.

Para José Peseiro, que nomeou Senegal, Marrocos e Egito como outros potenciais favoritos, a Nigéria deve assumir-se como candidata ao triunfo, numa competição que já conquistou em 1980, 1994 e 2013.

"Pelos jogadores que temos, pela capacidade que temos, por aquilo que temos progredido como equipa e pela qualidade que temos demonstrado, acho que temos equipa para ir à CAN para ganhar", reforçou à Lusa o treinador português.

A 34.ª edição da Taça das Nações Africanas vai decorrer na Costa do Marfim, entre 13 de janeiro e 11 de fevereiro de 2024.

A competição deveria ter sido realizada entre 23 de Junho e 23 de Julho deste ano, mas acabou adiada para o próximo ano, devido ao risco de inundações naquele país -- o que veio mesmo a ocorrer.

Na fase de grupos, as 'super águias' têm pela frente a anfitriã Costa do Marfim, Guiné-Bissau e Guiné Equatorial, ditou o sorteio realizado na quinta-feira.

"São três adversários que têm qualidade, mas sabemos da nossa qualidade e responsabilidade, sabemos que num torneio curto tudo pode acontecer. Temos de estar bem naquele momento, não termos lesões e estarmos focados no objetivo", comentou Peseiro, que ocupa o cargo de selecionador da Nigéria desde maio de 2022.

No duelo particular realizado hoje em Portimão, frente à Arábia Saudita, concluído com igualdade a duas bolas, o selecionador da Nigéria ficou "contente" com a exibição, apesar da ineficácia na finalização.

"Criámos inúmeras oportunidades para ganhar com facilidade à Arábia Saudita, que foi a última seleção a ganhar à Argentina [2-1 na primeira jornada da fase de grupos do Mundial2022]. Acho que fomos melhores quase sempre e o 2-2 é futebol. A exibição foi muito boa, podíamos ter ganhado por quatro ou cinco de diferença em função das oportunidades que criámos", realçou.

Apesar da ausência de alguns jogadores, José Peseiro frisou que a sua equipa "está no bom caminho" e que já tem "uma ideia de jogo em '4-4-2', com boa qualidade de circulação e posse de bola, capacidade de alternar entre jogo interior e jogo exterior, em apoio e em rutura".

Antes da CAN2023, a Nigéria inicia em novembro a fase de qualificação para o Mundial2026, com partidas frente a Lesoto e Zimbabué, no Grupo C, que também integra África do Sul, Benim e Ruanda.

Leia Também: Mancini escapa à saga de derrotas na Arábia, mas não sorri contra Peseiro

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório