Meteorologia

  • 20 SEPTEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 23º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

Cláudio Ramos 'espreita' titularidade em ano decisivo no FC Porto

O experiente guarda-redes tem sido a segunda (ou até a terceira) escolha de Sérgio Conceição para a baliza, nas últimas temporadas.

Cláudio Ramos 'espreita' titularidade em ano decisivo no FC Porto
Notícias ao Minuto

07:57 - 18/10/23 por Notícias ao Minuto

Desporto Taça de Portugal

Na sombra. É assim que Cláudio Ramos tem vivido a sua experiência no FC Porto, desde que ingressou no clube em 2020. Deixou uma marca indelével no Tondela mas a concorrência, primeiro de Marchesín, e depois de Diogo Costa, relegou-o a um papel secundário no Estádio do Dragão.

Contra o Vilar de Perdizes, equipa do Campeonato de Portugal que pediu 'emprestada' a casa do Chaves, o guardião de 31 anos deverá ter uma oportunidade de somar minutos. 

Além da habitual rotação de guarda-redes promovida por Sérgio Conceição nas taças internas, Diogo Costa jogou pela seleção ainda nesta segunda-feira à noite, pelo que a titularidade de Ramos é praticamente garantida. 

Sendo que este é o primeiro desafio do FC Porto nas taças, será também o primeiro jogo oficial de Cláudio Ramos nesta temporada. A época transata foi a mais positiva do guardião no clube portista, dadas as boas campanhas da equipa de Sérgio Conceição tanto na Taça de Portugal como na Taça da Liga. Disputou 14 jogos, apenas um da I Liga. 

Contrato à beira do término

Quando chegou ao FC Porto, em 2020, Cláudio Ramos veio como um jogador de créditos firmados da I Liga. Foi o titular do Tondela durante praticamente oito anos, entre 2012 e 2020, e chegou inclusivamente à seleção portuguesa. Jogou quatro minutos num amigável com a Escócia, em 2018. 

Sérgio Conceição elogiou diversas vezes o guarda-redes. Por exemplo em 2022, quando questionado sobre a saída de Marchesín para os espanhóis do Celta, o técnico mostrou confiança em Cláudio Ramos. "É um excelente profissional, trabalhou sempre de forma incrível. No único jogo que jogou fez uma defesa incrível e só quem trabalha muito é capaz de fazer aquilo. Vai continuar a ser uma excelente opção para nós." 

Mas Conceição foi também sempre claro quanto à sua primeira escolha para a baliza. Em dezembro de 2022, após o Mundial do Qatar, o treinador do FC Porto não deu hipótese a uma troca na baliza, após Diogo Costa ser acusado de protagonizar vários erros durante o certame. "Um titular da seleção, que fez o que fez até ao Mundial, no campeonato e na Liga dos Campeões, naturalmente vai voltar e jogar amanhã", sublinhou o treinador do FC Porto antes de uma receção ao Arouca. 

O espaço é curto para Cláudio Ramos e o tempo também. Em junho de 2024 termina o seu vínculo com o FC Porto e cresce a incerteza quanto ao surgimento de uma nova proposta por parte da direção portista. Aos 31 anos, o futuro a médio e longo prazo do guarda-redes parece afastar-se do Estádio do Dragão.

Leia Também: FC Porto começa defesa da Taça de Portugal frente ao Vilar de Perdizes

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório