O campeão português teve uma entrada desastrosa na 'Champions' da época 2023/24 e depara-se na terça-feira, logo à terceira jornada do Grupo D, com jogo decisivo, no qual só o triunfo lhe permite manter perspetivas realistas de apuramento para os oitavos de final de uma prova que conquistou em 1961 e 1962.
Após as derrotas sofridas frente ao Salzburgo, em casa, por 2-0, e ao Inter Milão, em Itália, por 1-0, o Benfica, segundo classificado na I Liga, está obrigado a vencer o sexto colocado do campeonato espanhol se quiser reeditar a campanha das últimas duas temporadas, em que atingiu os 'quartos'.
O primeiro confronto oficial com a Real Sociedad realiza-se 20:00, no Estádio da Luz, já depois de ter terminado a partida entre Inter Milão, vice-campeão europeu e líder do grupo, a par dos espanhóis, ambos com quatro pontos, e Salzburgo, terceiro colocado, com três, cujo início está marcado para as 17:45.
O FC Porto também perdeu na ronda anterior, na receção ao FC Barcelona, por 1-0, mas mantém intacto o objetivo de marcar presença na fase a eliminar da mais importante prova europeia de clubes, cujo troféu, tal como o rival lisboeta, já ergueu duas vezes, em 1987 e 2004.
Os 'dragões' venceram o Shakhtar Donetsk na estreia na 'poule' H, por 3-1, e dispõem na quarta-feira de uma boa oportunidade de se distanciarem dos ucranianos, que têm os mesmos três pontos, uma vez que estes se deslocam a Espanha, para defrontar o líder Barcelona, autor de um trajeto 100% vitorioso.
A equipa portuense, terceira posicionada na I Liga, desloca-se pela primeira vez ao estádio do Antuérpia, quarto no campeonato belga, que está numa posição semelhante ao Benfica -- em último lugar e sem qualquer ponto -, em encontro com início às 20:00 (hora de Lisboa).
O Sporting de Braga está em situação idêntica ao FC Porto na classificação do Grupo C, mas enfrenta desafios de magnitude muito superior, pois tem a seu 'lado' (com os mesmos três pontos) o Nápoles, campeão italiano, ambos a três de distância do líder Real Madrid, e até o lanterna-vermelha Union Berlim, ainda em 'branco', pode constituir uma ameaça.
Terça-feira será um dia importante em Braga para o quarto classificado na I Liga (já a distância considerável do líder Sporting). É o dia em que defronta pela primeira vez (a partir das 20:00), o 'colosso' espanhol, comandante da La Liga e recordista de títulos da 'Champions', com 14 troféus.
Depois da derrota na estreia, na receção ao Nápoles, por 2-1, o Sporting de Braga, ganhou nova vida com o êxito em Berlim, por 3-2, obtido com um golo do médio André Castro aos 90+4 minutos, o que leva também os alemães a jogarem uma cartada decisiva na receção aos italianos.
A terceira jornada vai levar à Suíça o Manchester City, campeão inglês e europeu, para que os internacionais portugueses Rúben Dias, Bernardo Silva e Matheus Nunes possam defrontar o Young Boys, mas o jogo de maior cartaz vai opor o Paris Saint-Germain, de Danilo, Nuno Mendes, Vitinha e Gonçalo Ramos, ao AC Milan, do compatriota Rafael Leão.
Leia Também: Di María numa corrida contra o tempo para ser opção na Champions