O FC Porto brilhou, na noite desta quarta-feira, na visita ao Antuérpia. Depois de uma entrada em falso com um golo ao cair da primeira parte, os portistas vieram esfomeados para a etapa final e concluíram a reviravolta, com uma vitória por 4-1.
Yusuf abriu a contagem para os belgas (37'), mas os golos de Evanilson (46', 69' e 84') e de Eustáquio (69') deram os três pontos aos portistas neste encontro da terceira ronda do grupo H da Liga dos Campeões.
Filme do jogo:
Na cidade dos diamantes, que marcou o regresso do FC Porto à Bélgica após a goleada ao Club Brugge na época passada (4-1), os intervenientes presentes no relvado do Bosuilstadion brindaram os adeptos com uma primeira parte de alta intensidade. E talvez um pouco ingrata para os azuis e brancos.
Muito à sua imagem, e fazendo jus às palavras da véspera de Mark van Bommel, técnico dos belgas, o FC Porto apresentou uma exibição superior ao adversário e assumiu grande parte da iniciativa de jogo, algo que permitiu aos portugueses terem as melhores ocasiões nesta primeira parte. Foi com Pepe a capitanear a equipa, ele que se tornou no jogador de campo mais velho a alinhar na Champions, se assistiu a um movimento comprometedor que deu vantagem à equipa da casa aos 37 minutos.
Na sequência de um lançamento de Wendell, Alan Varela permitiu que o Antuérpia recuperasse a posse de bola no corredor central e giza-se a jogada que deu origem ao primeiro da partida. Após uma confusão na área portista, a bola sobra para Alhassan Yusuf que atira colocado para o fundo das redes de Diogo Costa. E como um azar não vem só, o brasileiro Evanilson saiu lesionado antes do apito para o intervalo.
O processo de mineração em Antuérpia parecia não ter possibilidades de sucesso, mas o 'fanático' Sérgio Conceição, como lhe apelidou Van Bommel na antevisão a esta partida, fez das suas ao intervalo. Foi um FC Porto de gala que se viu na Bélgica e que mostrou classe, silenciando o estádio com quatro golos e um diamante brasileiro a brilhar.
Em 45 minutos, a equipa portista mostrou tudo aquilo que não tinha apresentado na etapa inicial. Agressividade, rasgo, qualidade e sobretudo golos. E uma goleada. Nem um minuto tinha corrido da etapa complementar quando Taremi serviu e Evanilson empatou a partida. E oito minutos depois, estava feita a remontada. Aos 54 minutos, João Mário bailou à frente de um adversário e serviu Eustáquio no coração da área para o tiro certeiro do canadiano.
Mas não se ficou por aqui a reação dos portistas, que deixaram 'de gatas' os campeões belgas. Em cima do minuto 69, Evanilson espalhou chocolate no relvado e assinou o bis. João Mário arranca em velocidade, mete na área para Pepê e o brasileiro, de primeira, serve o compatriota para um golaço na Bélgica.
Como não há duas sem três, foi tempo de se tirar o chapéu a Evanilson e assistir ao hattrick do brasileiro aos 84 minutos. Taremi recuperou a bola a meio-campo e colocou, em balão, na frente para o canarinho ganhar a Coulibaly e fazer uma 'chapelada' a Butez. A goleada ainda podia ter sido mais expressiva, mas o guardião dos belgas travou aquele que seria um belo golo do mexicano Jorge Sánchez.
Depois de metade a dormir, o FC Porto cuspiu fogo no segundo tempo e colocou-se mais perto dos oitavos de final. Feitas as contas, os azuis e brancos ocupam o segundo lugar do grupo H com seis pontos, menos três do que o líder Barcelona. O Antuérpia é último com zero.
Momento do jogo: Evanilson nem deixou o Antuérpia respirar no arranque do segundo tempo. Estavam decorridos 38 segundos da etapa complementar quando o brasileiro assumiu as contas de empatar a partida. Foi o início da reviravolta portista.
Equipas iniciais
Onze do Antuérpia: Butez, Bataille, Alderweireld, Coulibaly, De Laet, Alhassan Yussuf, Vermeeren, Ekkelenkamp, Muja, Janssen e Balikwisha
Suplentes: De Wolf, Lammens, Engels, Wijndal, Kerk, Ilenikhena, Ejuke, Van Den Bosch, Corbanie e Valencia
Onze do FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Pepe, David Carmo ,Wendell, Alan Varela, Eustáquio, André Franco, Pepê, Galeno e Taremi
Suplentes: Cláudio Ramos, Fábio Cardoso, Grujic, Francisco Conceição, Sánchez, Nico González, Namaso, Fran Navarro, Romário Baró, Toni Martínez, Evanilson e Gonçalo Borges
Antevisão
FC Porto visita, esta quarta-feira, o Antuérpia para mais um jogo da Liga dos Campeões e para Sérgio Conceição será um regresso à Bélgica, país no qual passou como jogador e onde iniciou a carreira de treinador.
Esta viagem dos portistas até uma das maiores cidades belgas acontece depois da derrota amarga na ronda anterior, na receção ao Barcelona, por 1-0. Mas um desaire que mantém intacto o objetivo de marcar presença na fase a eliminar da mais importante prova europeia de clubes.
Os dragões venceram o Shakhtar Donetsk na estreia no grupo H, por 3-1, e dispõem, na noite desta quarta-feira, de uma boa oportunidade de se distanciarem dos ucranianos, que têm os mesmos três pontos, e manterem vivo o sonho de alcançar os oitavos de final.
Esta será a primeira vez que o FC Porto se desloca ao estádio do Antuérpia, quarto no campeonato belga, e que ainda não somou nenhum ponto nesta fase de grupos.
O duelo entre Antuérpia e FC Porto, que decorrerá no estádio Bosuilstadion, será apitado pelo francês Benoît Bastien, tem apito inicial agendado para as 20h00, e poderá segui-lo, em direto, através da página do Desporto ao Minuto.
Leia Também: Eis o 'onze' em que Sérgio Conceição deve apostar em Antuérpia