A história do fanático que silenciou a Bélgica com o diamante Evanilson

Van Bommel chamou-lhe fanático e a verdade é que o FC Porto (e Sérgio Conceição) responderam com personalidade e uma vitória robusta. Evanilson foi o herói da noite na cidade dos diamantes.

Notícia

© Getty Images

Rodrigo Querido
25/10/2023 21:56 ‧ 25/10/2023 por Rodrigo Querido

Desporto

Liga dos Campeões

O FC Porto brilhou, na noite desta quarta-feira, na visita ao Antuérpia. Depois de uma entrada em falso com um golo ao cair da primeira parte, os portistas vieram esfomeados para a etapa final e concluíram a reviravolta, com uma vitória por 4-1.

Yusuf abriu a contagem para os belgas (37'), mas os golos de Evanilson (46', 69' e 84') e de Eustáquio (69') deram os três pontos aos portistas neste encontro da terceira ronda do grupo H da Liga dos Campeões.

Filme do jogo:

Na cidade dos diamantes, que marcou o regresso do FC Porto à Bélgica após a goleada ao Club Brugge na época passada (4-1), os intervenientes presentes no relvado do Bosuilstadion brindaram os adeptos com uma primeira parte de alta intensidade. E talvez um pouco ingrata para os azuis e brancos.

Muito à sua imagem, e fazendo jus às palavras da véspera de Mark van Bommel, técnico dos belgas, o FC Porto apresentou uma exibição superior ao adversário e assumiu grande parte da iniciativa de jogo, algo que permitiu aos portugueses terem as melhores ocasiões nesta primeira parte. Foi com Pepe a capitanear a equipa, ele que se tornou no jogador de campo mais velho a alinhar na Champions, se assistiu a um movimento comprometedor que deu vantagem à equipa da casa aos 37 minutos.

Na sequência de um lançamento de Wendell, Alan Varela permitiu que o Antuérpia recuperasse  a posse de bola no corredor central e giza-se a jogada que deu origem ao primeiro da partida. Após uma confusão na área portista, a bola sobra para Alhassan Yusuf que atira colocado para o fundo das redes de Diogo Costa. E como um azar não vem só, o brasileiro Evanilson saiu lesionado antes do apito para o intervalo.

O processo de mineração em Antuérpia parecia não ter possibilidades de sucesso, mas o 'fanático' Sérgio Conceição, como lhe apelidou Van Bommel na antevisão a esta partida, fez das suas ao intervalo. Foi um FC Porto de gala que se viu na Bélgica e que mostrou classe, silenciando o estádio com quatro golos e um diamante brasileiro a brilhar.

Em 45 minutos, a equipa portista mostrou tudo aquilo que não tinha apresentado na etapa inicial. Agressividade, rasgo, qualidade e sobretudo golos. E uma goleada. Nem um minuto tinha corrido da etapa complementar quando Taremi serviu e Evanilson empatou a partida. E oito minutos depois, estava feita a remontada. Aos 54 minutos, João Mário bailou à frente de um adversário e serviu Eustáquio no coração da área para o tiro certeiro do canadiano.

Mas não se ficou por aqui a reação dos portistas, que deixaram 'de gatas' os campeões belgas. Em cima do minuto 69, Evanilson espalhou chocolate no relvado e assinou o bis. João Mário arranca em velocidade, mete na área para Pepê e o brasileiro, de primeira, serve o compatriota para um golaço na Bélgica.

Como não há duas sem três, foi tempo de se tirar o chapéu a Evanilson e assistir ao hattrick do brasileiro aos 84 minutos. Taremi recuperou a bola a meio-campo e colocou, em balão, na frente para o canarinho ganhar a Coulibaly e fazer uma 'chapelada' a Butez. A goleada ainda podia ter sido mais expressiva, mas o guardião dos belgas travou aquele que seria um belo golo do mexicano Jorge Sánchez.

Depois de metade a dormir, o FC Porto cuspiu fogo no segundo tempo e colocou-se mais perto dos oitavos de final. Feitas as contas, os azuis e brancos ocupam o segundo lugar do grupo H com seis pontos, menos três do que o líder Barcelona. O Antuérpia é último com zero.

Momento do jogo: Evanilson nem deixou o Antuérpia respirar no arranque do segundo tempo. Estavam decorridos 38 segundos da etapa complementar quando o brasileiro assumiu as contas de empatar a partida. Foi o início da reviravolta portista.

Equipas iniciais

Onze do Antuérpia: Butez, Bataille, Alderweireld, Coulibaly, De Laet, Alhassan Yussuf, Vermeeren, Ekkelenkamp, Muja, Janssen e Balikwisha

Suplentes: De Wolf, Lammens, Engels, Wijndal, Kerk, Ilenikhena, Ejuke, Van Den Bosch, Corbanie e Valencia

Onze do FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Pepe, David Carmo ,Wendell, Alan Varela, Eustáquio, André Franco, Pepê, Galeno e Taremi

Suplentes: Cláudio Ramos, Fábio Cardoso, Grujic, Francisco Conceição, Sánchez, Nico González, Namaso, Fran Navarro, Romário Baró, Toni Martínez, Evanilson e Gonçalo Borges

Antevisão

FC Porto visita, esta quarta-feira, o Antuérpia para mais um jogo da Liga dos Campeões e para Sérgio Conceição será um regresso à Bélgica, país no qual passou como jogador e onde iniciou a carreira de treinador.

Esta viagem dos portistas até uma das maiores cidades belgas acontece depois da derrota amarga na ronda anterior, na receção ao Barcelona, por 1-0. Mas um desaire que mantém intacto o objetivo de marcar presença na fase a eliminar da mais importante prova europeia de clubes.

Os dragões venceram o Shakhtar Donetsk na estreia no grupo H, por 3-1, e dispõem, na noite desta quarta-feira, de uma boa oportunidade de se distanciarem dos ucranianos, que têm os mesmos três pontos, e manterem vivo o sonho de alcançar os oitavos de final.

Esta será a primeira vez que o FC Porto se desloca ao estádio do Antuérpia, quarto no campeonato belga, e que ainda não somou nenhum ponto nesta fase de grupos.

O duelo entre Antuérpia e FC Porto, que decorrerá no estádio Bosuilstadion, será apitado pelo francês  Benoît Bastien, tem apito inicial agendado para as 20h00, e poderá segui-lo, em direto, através da página do Desporto ao Minuto.

Leia Também: Eis o 'onze' em que Sérgio Conceição deve apostar em Antuérpia

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Tragédia em Espanha. Jovem basquetebolista morre após grave acidente

Basquetebol

Tragédia em Espanha. Jovem basquetebolista morre após grave acidente

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Museu do Caramulo

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas