O Benfica voltou a tropeçar, este sábado, desta vez na I Liga, ao empatar em casa diante do Casa Pia (1-1), em jogo da 9.ª jornada da I Liga. Quatro dias após a derrota frente à Real Sociedad (0-1), para a Liga dos Campeões, a equipa de Roger Schmidt voltou a tropeçar em nova exibição cinzenta e com novo vilão... basco.
As águias até foram para o intervalo a vencer, graças a um belo golo de João Mário, mas na segunda parte a inspiração ofensiva voltou a ser evidente, uma vez mais, e Trubin até defendeu um penálti, mas não evitou o golo de Larrazabal na reta final da partida.
Com este empate, o Benfica iguala o registo do Sporting, com 22 pontos e assume a liderança provisória, mas os leões apenas jogam na segunda-feira, frente ao Boavista, e podem voltar ao trono no Bessa.
Filme do jogo
A primeira parte começou com algum perigo por parte do Benfica, mas com evidentes limitações na hora de partir para o ataque organizado. Florentino Luís, de regresso ao onze, até trouxe equilíbrio defensivo às águias, e capacidade de recuperação de bolas, mas a equipa ressentia-se da falta de Kokçu, que ficou fora da ficha de jogo devido a problemas físicos.
Do outro lado, o Casa Pia espreitava o contra-ataque sempre que podia, mas quase sempre decidia mal na hora do último passe.
O relógio não parava e o golo acabaria por aparecer em cima do intervalo. Aursnes, novamente como lateral direito, cruzou para João Mário (44') que deu um pontapé no longo jejum que atravessava no campeonato para marcar um belo golo e dar a vantagem ao Benfica.
Na segunda parte, o Casa Pia poderia ter igualado o marcador bem cedo, depois de uma asneira de Florentino Luís, que derrubou Jajá na grande área aos 52 minutos. O árbitro Cláudio Pereira assinalou, de pronto, a grande penalidade, mas Trubin provou ser especialista em castigos máximos e negou o golo a Felippe Cardoso, mantendo a vantagem encarnada na Luz.
Cerca de 10 minutos depois o Benfica até conseguiu bater novamente Ricardo Batista, mas António Silva estava em fora de jogo, e o golo foi prontamente anulado após indicação do árbitro auxiliar, decisão que o VAR também validou.
Pouco depois Roger Schmidt promovia o regresso de Di María, que rendeu David Neres, e o extremo argentino não perdeu tempo, arrancando uma grande defesa a Ricardo Batista, que voou para negar o golo.
O Benfica continuava, porém, sem causar grandes lances de perigo na segunda metade e viu Gaizka Larrazabal trazer de volta o 'pesadelo basco', uma vez que o ala do Casa Pia apareceu na cara de Trubin aos 81 minutos para restabelecer a igualdade no marcador e fixar o resultado final na Luz.
As águias ainda conseguiram acertar duas vezes nos ferros, por Florentino Luís e António Silva, mas o empate acabaria mesmo por ser o resultado ao final dos 90 minutos, que confirma o mau momento vivido pelo campeão nacional.
Feitas as contas, o Benfica desperdiça a oportunidade de somar três pontos e pode ver o Sporting isolar-se, ainda mais, na liderança. Os assobios no final não foram, por isso, uma surpresa. Por seu turno, o Casa Pia coloca um ponto final numa sequência de duas derrotas consecutivas, pontuando na Luz e somando agora 10 pontos, ainda que podendo perder o 10.º lugar até final desta jornada.
Momento do jogo: A apatia trazida pelo Benfica para a segunda parte acabou por custar caro. Quem não marca, habilita-se a sofrer, já se sabe.
Equipas iniciais
JÁ HÁ ????????????????! #SLBCPAC • #LigaPortugal pic.twitter.com/7dHjmwhXAD
— SL Benfica (@SLBenfica) October 28, 2023
O nosso 11 nesta tarde de sábado ️️#LetsGoGansos #VoamosJuntos pic.twitter.com/NDgL2oWEBM
— casapiaac (@casapiaac) October 28, 2023
Antevisão
O Benfica procura, este sábado, chegar à liderança provisória da I Liga na receção ao Casa Pia, em jogo da 9.ª jornada, ao mesmo tempo que tenta esquecer o desastre na Liga dos Campeões.
As águias foram derrotadas, há quatro dias, pela Real Sociedad na Luz, precisamente o mesmo palco deste sábado, e ficaram praticamente fora da próxima fase da prova milionária.
Quanto ao campeonato as coisas também estão longe de estar a ser um sucesso para Roger Schmidt e companhia. Na ronda anterior, o Benfica arrancou um triunfo a ferros na casa do Estoril (1-0), com um golo de António Silva já em período de descontos.
Caso some nova vitória esta tarde, as águias passam a somar 24 pontos, ultrapassando o rival Sporting, atual líder, que apenas vai a jogar na segunda-feira, tendo uma visita marcada ao Boavista.
Por seu lado, o Casa Pia, que se encontra na 10.º lugar, com nove pontos, vem de duas derrotas consecutivas, no reduto do Gil Vicente (0-2) e na receção ao Estrela da Amadora (0-1), e tenta voltar a pontuar.
O pontapé de saída está agendado para as 18h00 no Estádio da Luz e Cláudio Pereira é o árbitro nomeado para dirigir a partida. Siga, em direto, todas as incidências no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Benfica-Casa Pia: Hora de esquecer a Champions e atacar a liderança