O FC Porto parece ter pela frente, esta sexta-feira, uma tarefa mais acessível tendo em vista a subida provisória ao primeiro lugar do campeonato português. Os vice-campeões nacionais recebem o Estoril Praia no Estádio do Dragão (20h15), que segue numa grande crise a nível de resultados.
Os canarinhos já trocaram Álvaro Pacheco por Vasco Seabra no decorrer desta temporada, mas ainda não conseguiram largar os lugares perigosos. Último colocado da I Liga, o Estoril soma seis derrotas e um empate nas últimas sete partidas e perdeu todos os jogos que disputou fora de casa. O único triunfo, sobre o Rio Ave (2-0), data de 20 de agosto.
Por outro lado, a equipa que é orientada por Sérgio Conceição chega a este encontro diante dos seus adeptos depois de uma vitória em casa do Arouca, que permitiu que o FC Porto alcançasse o Benfica no segundo lugar da I Liga.
Ainda que se apresente com várias baixas na partida - os defesas Iván Marcano, Zaidu e Wendell, o médio Iván Jaime e o avançado Galeno -, o conjunto portista espera manter a pressão sobre os rivais na luta pelo título e igualar a melhor série no campeonato, com três vitórias seguidas.
O duelo entre o FC Porto e o Estoril, que terá lugar no Estádio do Dragão, tem apito inicial agendado para as 20h15 desta sexta-feira e será apitado por Tiago Martins, da AF Lisboa.
Treinadores em discurso direto
Sérgio Conceição:
Setor ofensivo do Estoril preocupa-o? "É um dos pontos fortes deles e até têm mais um golo marcado do que nós. Heriberto, Cassiano, um avançado chato e que incomoda, o Rafik também é um jogador interessante com bola. Os médios, mas também os laterais, o Tiago Araújo e o Rodrigo, são igualmente muito bons. Jogadores que sabem os terrenos onde pisar. Vai ser um jogo difícil."
Equipa na melhor fase da época e mais sólida defensivamente: "Isso é a base de tudo. O processo defensivo não está só relacionado com guarda-redes e defesas. Também os médios e os avançados entram no trabalho defensivo. Eles são os responsáveis por defender mais alto e contribuírem para essa melhor consistência defensiva."
Análise: "Nós queremos mal entramos em campo. O último lugar do Estoril não reflete a qualidade individual e coletiva da equipa. Eles têm uma formação muito interessante. O Vasco pegou na equipa e acho que a vai atirar para a primeira metade da tabela no final do campeonato. É o meu palpite. É uma equipa muito interessante a nível ofensivo, a nível defensivo tem sentido mais problemas. Acho que vai ser uma grande batalha, mas da qual queremos tirar os três pontos."
Vasco Seabra:
Equipa próxima dos pontos: "Tanto em termos de equipa como individuais, tivemos sensações positivas de que estamos próximos de que os pontos aconteçam com regularidade e é nisso que nos focamos e agarramos, no sentido de que essa confiança se instale e que naturalmente os pontos surjam para aquilo que temos vindo a produzir."
Falta de confiança: "Estamos insatisfeitos por não os termos conseguido, isso é evidente, e não temos receio nenhum em dizê-lo. Há que também dizer que sabemos que vamos defrontar um adversário muito difícil."
Possível surpresa no Dragão: "É verdade, não vamos escondê-lo, são dados claros e evidentes para todos. É um momento em que estamos em desenvolvimento, em que estamos a construir cada vez melhor a nossa base de ataque à bola e a nossa forma de termos também os nossos apoios para que possamos estar mais estáveis no momento de atacar a bola com mais efetividade. Desde que estou cá, penso que sofremos seis golos e acredito que foram quatro de bola parada, de livre e de penálti. Portanto, sentimos que em jogo corrido a equipa tem vindo a estancar o número de oportunidades que concede."
Últimos resultados:
FC Porto: D-V-V-V-V
Estoril: V-D-D-V-D
Últimos onzes:
FC Porto: Diogo Costa, Jorge Sánchez , Pepe, David Carmo, João Mário, Francisco Conceição, Stephen Eustaquio, Alan Varela, Pepê, Mehdi Taremi, Evanilson.
Estoril: Marcelo Carné, Volnei Feltes, Pedro Álvaro, Bernardo Vital, Rodrigo Gomes, Jordan Holsgrove, Koba Koindredi, Tiago Araújo, Rafik Guitane, Alejandro Marqués, Heriberto Tavares.
Ausências:
FC Porto: Veron, Zaidu, Wendell, Marcano, Iván Jaime e Galeno (lesionados).
Estoril: Mangala e Erick Cabaco (lesionados).
Leia Também: Eis as seis baixas certas de Conceição para o embate contra o Estoril