O Benfica regressou, este sábado, às vitórias no campeonato, ao derrotar o Desportivo de Chaves (2-0), em jogo da 10.ª jornada da I Liga. As águias 'colam-se', assim, ao rival Sporting no topo da tabela classificativa, com os mesmos 25 pontos, pese embora os leões apenas entrem em ação amanhã, domingo. Na próxima jornada, refira-se, haverá lugar... a um dérbi na Luz.
Depois do empate caseiro na ronda anterior, frente ao Casa Pia, as águias entraram em Chaves pressionadas para ganhar, e também com memórias recentes de uma escorregadela no Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira, na época passada.
Depois de uma primeira parte pouco ou nada interessante, os golos surgiram no segundo tempo e Roger Schmidt viu a equipa marcar dois golos, ainda que a produção ofensiva ficasse, uma vez mais, longe do nível esperado. Aursnes, aos 59 minutos, e João Mário, de grande penalidade, aos 80', foram os marcadores de serviço.
Na quarta-feira segue-se um exigente teste para o Benfica no reduto da Real Sociedad, para a Liga dos Campeões, antes da receção ao Sporting, agendada para o próximo domingo.
Filme do jogo
A primeira parte não foi propriamente rica em ocasiões de golo. O Desportivo de Chaves até entrou melhor e logo aos dois minutos Sanca tentou surpreender Trubin com um remate rasteiro.
O Benfica, novamente com uma defesas a três (Otamendi, António Silva e Morato) assumiu, a partir daí, o controlo da partida e foi tentando visar a baliza à guarda de Hugo Souza, pese embora sem grande sucesso. A equipa de Moreno Teixeira fechava-se bem na defesa e ia evitando grandes problemas, sendo que ao intervalo o nulo que se registava no marcador não deixava ninguém surpreendido.
Roger Schmidt não gostava do que ia vendo em Chaves e no início da segunda parte não perdeu tempo, fazendo entrar Arthur Cabral para o lugar do desinspirado Gonçalo Guedes. No entanto, as águias continuavam a sentir muitas dificuldades em criar lances de perigo e a primeira oportunidade de golo, no segundo tempo, até aconteceu na baliza à guarda de... Trubin.
Ainda assim, foi mesmo o Benfica quem conseguiu desfazer o nulo, num lance de grande confusão aos 59 minutos. João Neves tirou Bruno Langa do caminho, cruzou para Arthur Cabral que escorregou mas rematou para a baliza. João Correia ainda evitou que a bola entrasse, mas Aursnes, na recarga, confirmou o golo e desfez o nulo.
Logo a seguir, as águias podiam ter visto a vantagem esfumar-se em minutos, com o 'míssil' de Langa a esbarrar na trave de Trubin que, diga-se, ainda tocou com as pontas dos dedos na bola disparada pelo defesa flaviense.
João Neves continua a ser das melhores unidades em campo e aos 78 minutos voltou a ser decisivo, ao sofrer a falta que o árbitro considerou ser suficiente para apontar para a marca de grande penalidade. João Mário avançou para o castigo máximo e não perdoou, ampliando a vantagem encarnada em Chaves, colocando também um ponto final na história da partida.
Petar Musa ainda marcou o terceiro golo dos visitantes, pouco depois de ter entrado em campo, mas viu o VAR entrar em ação e negar-lhe o golo. O avançado croata acabou por ficar em 'branco', mas logo no momento do festejo teve a sensação que o tento seria invalidado.
Feitas as contas, e após o deslize na jornada anterior, o Benfica totaliza 25 pontos e iguala, à condição, o registo do Sporting, que amanhã recebe o Estrela da Amadora. Os encarnados aproveitam, ainda, a derrota do FC Porto para ganhar vantagem face ao rival portista.
Por seu turno, o Desportivo de Chaves averbou a terceira derrota consecutiva, a segunda no campeonato. Os flavienses somam apenas sete pontos e podem acabar esta 10.ª jornada abaixo da linha de água.
Momento do jogo: O golo de Aurnses, num lance de alguma confusão, trouxe a tranquilidade necessária às águias.
Equipas iniciais
ONZE DO DESPORTIVO DE CHAVES: Hugo Souza, Bruno Langa, Bruno Rodrigues, Cafu Phete, Sandro Cruz, Rúben Ribeiro, Sanca, Rúben Lameiras, Héctor Hernández, Kelechi, João Correia.
ONZE DO BENFICA: Trubin; António Silva, Otamendi, Morato; Aursnes; Florentino, João Neves, João Mário, Di María; Rafa e Guedes.
Antevisão
O Benfica tenta, na tarde deste sábado, colar-se ao Sporting na liderança provisória da I Liga. Para tal, as águias precisam de vencer na visita ao Desportivo de Chaves, em jogo da 10.ª jornada.
A equipa de Roger Schmidt vem de um empate no campeonato frente ao Casa Pia (1-1), na ronda anterior, e precisa de vencer até porque no próximo fim de semana semana vai medir forças... com o Sporting.
Além disso, o Benfica também pode aproveitar a visita a Trás-os-Montes para distanciar-se do FC Porto, que na noite de ontem escorregou em casa, perdendo frente ao Estoril (0-1).
Do outro lado está, porém, também um Chaves que vem de duas derrotas consecutivas, uma dela que custou a eliminação da Taça de Portugal, e que vai fazer de tudo para voltar aos triunfos, até poque está com apenas um ponto acima da linha de água.
Siga, em direto, todas as incidências da partida entre Desportivo de Chaves e Benfica a partir das 15h30 no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Chaves-Benfica: Hora de evitar novo tropeção em Trás-os-Montes