O encontro, que registou todos os golos no primeiro tempo - Gabriel Silva lançou o Santa Clara na frente, aos 17 minutos, e Witi igualou, aos 22 -, manteve os dois conjuntos em igualdade pontual, com 17 pontos, a cinco do líder AVS, e nas mesmas posições, à condição, com o Nacional a ocupar o segundo posto e o Santa Clara o terceiro.
O anfitrião entrou melhor na partida da nona ronda, mas foi o Santa Clara, contra a corrente do jogo, a abrir o marcador num lance que partiu de um cruzamento de Bruno Almeida para Gabriel Silva, que levou a melhor sobre João Aurélio, tendo de cabeça, apontado o golo inaugural.
A vantagem açoriana durou exatamente cinco minutos, com o capitão 'alvinegro' a 'limpar a sua imagem' ao bombear para a grande área o esférico, que, após um desvio na cabeça de Carlos Daniel, acabou por sobrar para Witi, que surgiu ao segundo poste para resgatar a igualdade no marcador.
O intervalo da partida ficou marcado por muita confusão na recolha aos balneários, culminando com os delegados dos dois emblemas expulsos com vermelho direto.
Na etapa complementar, os dois emblemas dispuseram de oportunidades para se lançar na frente, com Chucho Ramírez, descaído junto ao vértice da grande área, a atirar milimetricamente por cima.
O guardião Lucas França desempenhou um papel fulcral para manter a igualdade, ao conter duas investidas contrárias: primeiro, o remate de Lucas Soares e, depois, o de Gabriel Silva, tendo o último por pouco não originado um autogolo, após um corte arriscado de Ulisses que saiu a rasar a barra.
O Nacional continuou a pressionar alto até ao fim do jogo, mas faltou discernimento no último terço para segurar os três pontos em casa.
Leia Também: Santa Clara segue agarrado à vice-liderança. Benfica B em zona de aflitos