Meteorologia

  • 07 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 23º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

Notas do Sporting-Raków: Leão gosta de sofrer 'a Potes', mas sabe vencer

Conjunto de Rúben Amorim precisou de duas grandes penalidades para se 'vingar' dos polacos, mas não evitou a 'turbulência' nos instantes finais.

Notas do Sporting-Raków: Leão gosta de sofrer 'a Potes', mas sabe vencer
Notícias ao Minuto

08:01 - 10/11/23 por Miguel Simões

Desporto Análise

O Sporting voltou a saborear um triunfo na Liga Europa, esta quinta-feira, ao bater o Raków (2-1), em duelo a contar para a quarta jornada da prova europeia, dando um importante passo rumo ao apuramento. Tudo isto três dias antes de disputar o grande dérbi, diante do Benfica, no Estádio da Luz.

Enquanto Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, anunciava uma importante decisão governamental aos portugueses, o público de Alvalade já festejava três coisas: penálti, expulsão e golo. Com ajuda do VAR, Enea Jorgji não só marcou penálti, como ainda expulsou Racovitan pelo 'agarrão' a St. Juste, permitindo a Pedro Gonçalves abrir o ativo aos 14 minutos.

Beneficiando da superioridade numérica em campo, os leões 'apertaram o cerco' e tentaram chegar ao segundo golo ainda antes do intervalo, ainda que a falta de clarividência em alguns momentos tenha sido crucial para que o jogo fosse para o intervalo com a vantagem pela margem mínima.

O aniversariante Paulinho arrancou a segunda parte com um golo anulado, mas viu o colega Pote a bisar no encontro pouco depois... novamente num penálti. À semelhança do primeiro tempo, o árbitro albanês precisou de consultar as imagens para identificar um braço de Rundic na bola e, aos 52 minutos, Pedro Gonçalves acabaria por rubricar um bis na outra baliza.

As substituições de Rúben Amorim - com o dérbi em mente - não desequilibraram propriamente a equipa, mas desligaram a emoção do jogo para o lado dos leões, de tal forma que, perante um conforto desproporcional, o Raków aproveitou para relançar a partida, num remate certeiro de Rundic (71').

As incertezas arrastaram-se até ao apito final, mas a superioridade numérica dos leões acabou por ser um trunfo para a conquista dos três pontos, num duelo europeu que terminou com uma mensagem nas bancadas para a deslocação à Luz. O Sporting passa a somar sete pontos, a três da líder (e apurada) Atalanta, levando três de avanço para o Sturm Graz. Já o Raków leva um ponto somado - precisamente contra os leões na jornada anterior.

Vamos então às notas da partida:

Figura

Pedro Gonçalves assumiu-se, incontornavelmente, como a grande figura do encontro, sobretudo pelos dois golos que marcou. É certo que os motivos de festejo apareceram exclusivamente a partir da marca de grande penalidade, mas Pote está lá para convertê-las em golo (14' e 52') e foi o que conseguiu com classe. Nos 56 minutos em que esteve em campo, o médio português registou boas ações a partir do miolo, mas também já mostrou que pode dar mais aqui ou ali quando joga em terreno mais adiantado.

Surpresa

Jeremiah St. Juste regressou à titularidade e mostrou que pode ser uma das opções mais fortes para o eixo defensivo do Sporting, dependendo das nuances táticas que Rúben Amorim quiser aplicar em campo. Em termos defensivos, o neerlandês revelou estar muito seguro, sendo que, uma vez mais, foi a sua vertente ofensiva que entusiasmou os adeptos. Desde os passes 'rasgados' às acelerações no terreno, St. Juste ainda esteve na origem do primeiro penálti, tendo feito uma das suas melhores exibições nos leões.

Desilusão

Bogdan Racovitan acabou por ser, inevitavelmente, 'condenado' pela expulsão madrugadora, algo que dificultou a vida do Raków na difícil tarefa de pontuar em Alvalade. Até ao lance 'fatal', o central da formação polaca parecia estar seguro em campo, até que um 'agarrão' a St. Juste dentro da grande área mudou tudo. O árbitro foi alertado pelo VAR para rever o lance e o castigo veio a duplicar, não só pela grande penalidade, como pelo vermelho direto .

Treinadores

Rúben Amorim promoveu quatro alterações e mexeu em todos os setores, mas mostrou que estava a ir a jogo com 'armas' estratégicas para vencer, face às ausências de Gyokeres e Morita. O lado tranquilo da primeira parte deu lugar a uma faceta mais instável no segundo tempo e o técnico do clube de Alvalade até admitiu a 'culpa' no rumo do jogo. Assim que o Sporting fez o segundo golo, as mexidas a pensar no dérbi viriam a permitir o golo do Raków e, claro, algumas incertezas até ao apito final.

Dawid Szwarga também alterou peças de todos os setores e terá visto a sua estratégia ser 'traída' pela expulsão madrugadora de Racovitan, que levou o técnico de 33 anos a prescindir de um dos seus médios - Nowac no caso - para recompor a defesa. A verdade é que nem a inferioridade numérica impediu os polacos de tentar fazer a sua 'gracinha' em Alvalade, algo que foi conseguido à entrada para os últimos 20 minutos, criando tantas ocasiões como o Sporting na segunda parte.

Árbitro

Enea Jorgji não teve uma noite fácil na hora exata de avaliar os lances de maior dúvida, mas acabou por ter a ajuda do VAR, de forma a anular eventuais 'estragos' na sua prestação. O árbitro albanês de 39 anos já tem andamento nas provas europeias, mas precisou de consultar as imagens nos dois lances em que viria a apontar grandes penalidades para os leões, sendo que, na primeira, entendeu expulsar Racovitan por impossibilitar St. Juste de tentar a sua sorte na cara do golo.

Leia Também: Presidente fala, Sporting embala. Leão 'ruge' na Europa antes do dérbi

Leia Também: Sporting sorriu na Europa e Alvalade despediu-se com tarjas... para dérbi

Leia Também: Pedro Gonçalves transformou penálti em golo e Alvalade festejou assim

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório