Harriet Haynes conquistou o torneio feminino Champions of Champions, disputado no passado fim de semana, em Denbighshire, no País de Gales, sem qualquer tipo de oposição, visto que Lynne Pinches recusou defrontá-la, na final.
Lynne Pinches deu a tacada para o início oficial da partida, mas, de seguida, cumprimentou a adversária e a árbitra, antes de arrumar o taco e abandonar o recinto, naquela que foi uma forma de protesto para com a inclusão de transgéneros nesta categoria. Protesto esse que reforçou, já na quarta-feira, em entrevista ao jornal britânico The Telegraph.
"Desistir foi a coisa mais difícil que tive de fazer neste desporto, na minha vida. Joguei durante 30 anos, e nunca desistir num único lance, muito menos num jogo. Esta era apenas a minha quarta final de sempre, mas o troféu ou o dinheiro não significam nada sem justiça", afirmou.
"Não me interessa o dinheiro, o título ou o troféu. Interessa-me a justiça. Se não tivessem feito aquela inversão de marcha, não estaríamos aqui, agora. Ficámos todas satisfeitas quando, originalmente, disseram que teria uma categoria exclusiva para mulheres biológicas", completou.