Carole Costa regressa para últimos jogos na Liga das Nações

A central Carole Costa está de regresso à seleção portuguesa feminina de futebol, recuperada de lesão, numa lista de escolhas para a dupla jornada da Liga das Nações, em que Diana Silva é a grande ausente.

Notícia

© Lusa

Rita Moura
23/11/2023 15:04 ‧ 23/11/2023 por Rita Moura

Desporto

Futebol feminino

Na convocatória, hoje divulgada na Cidade do Futebol pelo selecionador Francisco Neto, destaca-se a entrada da central do Benfica, bem como da defesa Ágata Pimenta, do FC Fleuri, além de Joana Martins, média do Sporting.

Em contraponto, o selecionador não conta com a avançada Diana Silva (Sporting), por "motivos pessoais", enquanto as defesas Maria Miller e Mariana Azevedo, ambas do Sporting de Braga, saem, em comparação com a última convocatória, por opção.

"A Diana está fora por motivos pessoais, apenas por isso. Em princípio, em fevereiro já estará connosco. A Carole é um regresso, tem estado connosco há muito tempo, é uma jogadora com muitos minutos, uma das mais internacionais, recuperou da sua lesão e está outra vez apta no seu clube [...]. A Ágata é uma jogadora que temos vindo a acompanhar, tem feito um percurso no estrangeiro muito interessante", justificou o treinador.

Francisco Neto, que chamou 25 jogadoras para a dupla jornada com Noruega, em 01 de dezembro, em Oslo, e França, em 05 de dezembro, em Leiria, definiu um pouco os adversários que a seleção das 'quinas' encontrará nesta fase final do apuramento.

"A Noruega alterou a equipa técnica na primeira data FIFA, em setembro, e nitidamente tem vindo a crescer naquilo que são os seus desempenhos. Nesta convocatória, tem regressos de jogadoras importantes, caso da Ada [Hegerberg], do Lyon, e da Caroline [Hansen], do FC Barcelona, duas jogadoras que aportam muita qualidade e experiência à Noruega, uma equipa que procura assumir o jogo, alternar os duelos individuais com um jogo um pouco mais vertical", começou por explicar Francisco Neto.

O selecionador feminino acrescentou que espera uma partida de muitos duelos e que Portugal terá "de ter a bola e assumir o jogo", retirando o esférico à Noruega para evitar ao máximo os duelos físicos que as adversárias tanto gostam.

Em relação à França, líder deste Grupo 2, Francisco Neto lembrou tratar-se de uma "equipa mais dominadora", que tem sido superior a quase todas, num momento em que tem três vitórias e um empate, e que Portugal terá de tentar repetir o que de bom fez nos primeiros 20 minutos em que a defrontou: conseguir ter bola, instalar-se no meio-campo adversário e não permitir as habituais combinações de corredor.

As gaulesas somam 10 pontos, à frente da Áustria, com sete, de Portugal, com três, e da Noruega, com dois, numa competição em que o primeiro se apura para as meias-finais da Liga das Nações, o terceiro disputa um 'play-off' de permanência na Liga A e o último é despromovido à Liga B.

"É uma competição com apenas seis jogos, para aquilo a que nos propusemos sabíamos que as decisões seriam até ao final. Todos os jogos têm de ser encarados como finais, é aquilo que temos passado às jogadoras, tem sido a atitude que têm apresentado dentro de campo, mas, infelizmente, esta dupla última jornada [derrotas com a Áustria] não nos correu da forma como achámos que dentro de campo conseguimos criar problemas ao adversário", disse.

Francisco Neto admitiu, no entanto, não poder esconder a importância do jogo com a Noruega, " um adversário direto", e que, por isso, tem o acréscimo de poder dar a Portugal a 'independência' de depender apenas de si, à entrada para a última jornada, para se manter na Liga A.

O jogo da quinta e penúltima jornada do grupo, com a Noruega, está agendado para 01 de dezembro, no Ullevaal Stadion, em Oslo, enquanto o último jogo será em 05 de dezembro, com a França, no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.

 

Lista de 25 convocadas:

- Guarda-redes: Inês Pereira (Servette, Sui), Patrícia Morais (Sporting de Braga) e Sierra Cota-yarde (Universidade de Arkansas, EUA).

- Defesas: Ana Borges (Sporting), Ana Seiça (Benfica), Catarina Amado (Benfica), Diana Gomes (Sevilha, Esp), Joana Marchão (Servette, Sui), Lúcia Alves (Benfica), Ágata Pimenta (Sporting de Braga) e Carole Costa Costa (Benfica).

- Médias: Joana Martins (Sporting), Ana Rute (Sporting de Braga), Andreia Norton (Benfica), Andreia Jacinto (Real Sociedad, Esp), Andreia Faria (Benfica), Dolores Silva (Sporting de Braga), Fátima Pinto (Sporting) e Tatiana Pinto (Brighton, Ing).

- Avançadas: Ana Dias (Zenit São Petersburgo, Rus), Ana Capeta (Sporting), Francisca Nazareth (Benfica), Jéssica Silva (Benfica), Carolina Mendes (Sporting de Braga) e Telma Encarnação (Marítimo).

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Ligue 1 responde a Cristiano Ronaldo e mostra o que Messi faz a 38 graus

Redes Sociais

Ligue 1 responde a Cristiano Ronaldo e mostra o que Messi faz a 38 graus

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1537
2FC Porto1537
3Benfica1435
4Sp. Braga1528
5Santa Clara1527
6Vitória SC1422
7Casa Pia1520
8Moreirense1520
9Famalicão1519
10Gil Vicente1517
11Rio Ave1416
12Estoril1414
13AVS1513
14C.D. Nacional1412
15Estrela1412
16Farense1512
17Boavista1512
18Arouca1511
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Audi S3 de Ronaldo continua guardado e sem hipótese de ter novo dono

Audi

Audi S3 de Ronaldo continua guardado e sem hipótese de ter novo dono

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas