Jogo de emoções fortes em Bérgamo. O Sporting visita, esta quinta-feira, os italianos da Atalanta, na quinta jornada do Grupo D da Liga Europa, numa partida decisiva na luta pela liderança do agrupamento, que vale a passagem direta aos oitavos de final.
Os leões entram em campo com menos três pontos do que o adversário desta tarde, fruto do facto de terem perdido em Lisboa por 2-1. Os transalpinos já asseguraram um dos dois primeiros lugares da tabela classificativa, mas sabem de antemão que um triunfo dos lisboetas relança a questão da luta pelo primeiro lugar para a sexta e última ronda.
Do lado da equipa de Rúben Amorim também não há espaço para descanso. É que outro resultado que não a vitória levará a que o Sporting tenha um confronto direto com o Sturm Graz na última ronda pelo segundo lugar no grupo D, embora os verde e brancos tenham a vantagem no confronto direto, pois venceram o clube austríaco, por 2-1, na primeira volta.
O encontro entre a Atalanta e o Sporting está agendado para as 17h45 desta quinta-feira e contará com arbitragem do inglês Michael Oliver.
Treinadores em discurso direto
Gian Piero Gasperini
Primeiro no grupo: "O nosso objetivo e chegar diretamente aos oitavos de final, é nisso que nos vamos empenhar ao máximo. Ser primeiro do grupo significa que até março podemos apenas concentrarmo-nos nas competições nacionais."
O que espera do jogo: "No geral, apesar das dificuldades que o Sporting nos criou na segunda parte, o resultado em Lisboa foi justo. Amanhã [quinta-feira], não sei se espero um Sporting agressivo logo de início, porque tem de vencer, ou uma equipa mais cautelosa. Talvez os dois."
Qualidade do adversário: "Dois resultados em três disponíveis mudam muita coisa. Será como começar o jogo em vantagem, mas não podemos pensar e não jogar. Teremos de ser bons a interpretar o jogo, de acordo com as nossas características e as qualidades do Sporting."
Rúben Amorim
Jogo é importante para mostrar o Sporting europeu? St. Juste vai jogar? "Amanhã vão ver quem vai fazer esse papel [de estancar as subidas de Lookman no corredor], mas provavelmente poderá essa opção. Queremos sempre ser fortes na Europa. O ano passado, tudo o que foram os jogos mais difíceis e provámos isso na fase de grupos, fomos uma equipa forte, mas não fomos onde devíamos ser, no campeonato. Queremos chegar a essas fases. Temos uma Taça Europeia como clube, mas queremos mais. É claro que é difícil competir contra equipas que têm outros orçamentos, mas nós, em Portugal, tentamos igualar isso de outras formas. Temos jogadores muito talentosos que podem decidir os jogos de outras formas. A ideia é sempre melhorar as exibições, os desempenhos, os resultados. Queremos ultrapassar a fase do ano passado."
Onde está a chave deste jogo? "Acima de tudo temos de ser mais maduros, o que não fomos em Alvalade. Não soubemos interpretar muito bem o jogo em Alvalade, estivemos a correr atrás da bola uma parte inteira. Faltou-nos um bocadinho de maturidade. Precisamos de ser um bocadinho mais italianos, não ter medo de defender um bocadinho mais e controlar o jogo dessa forma. Nem contra todos os adversários vamos conseguir recuperar a bola logo na primeira pressão. Temos de jogar o nosso jogo, aquilo que não fizemos. Temos jogadores com capacidade para ter a bola e posses mais longas do que aquelas que tivemos. Jogadores como o Pedro Gonçalves, em situações de três para três, não decidiram da melhor forma e ele tem uma qualidade extraordinária. Esperemos que esteja melhor, se assim for o caso (se jogar), amanhã."
Edwards está disponível para amanhã? Gyökeres e Paulinho jogam juntos? "Sobre o Edwards, temos de esperar por amanhã. Ele não fez o último treino, não sabemos se ele está apto fisicamente, a preparação que é feita no dia antes dos jogos... Isto é obviamente um caso especial. É um jogador que tem muita influência, tem muita influência no que queremos apresentar, é um dos melhores da equipa a tirar jogadores da frente. Isso muda a dinâmica da equipa. Teremos de esperar por amanhã. Paulinho/Gyökeres? Terão de esperar por amanhã. Depende dos adversários. Ainda assim, temos de fazer amanhã melhor do que fizemos no primeiro jogo."
Últimos resultados
Atalanta: V-D-V-E-D
Sporting: V-V-V-D-V
Últimos onzes
Atalanta: Marco Carnesecchi, Davide Zappacosta, Giorgio Scalvini, Berat Djimsiti, Sead Kolasinac, Mitchel Bakker, Teun Koopmeiners, Mario Pasalic, Éderson, Ademola Lookman, De Ketelaere.
Sporting: Franco Israel, Luís Neto, Sebastián Coates, Matheus Reis, Ricardo Esgaio, Daniel Bragança, Morten Hjulmand, Nuno Santos, Francisco Trincão, Paulinho, Geny Catamo
Ausências
Atalanta: Toure e Vorlicky (lesionados); Palomino (em dúvida).
Sporting: Fresneda e Daniel Bragança (lesionados)
Leia Também: Marcus Edwards sofre acidente de viação a caminho de Alcochete