"Dentro de cinco anos, Barcelona e Real não poderão competir na Europa"

Antigo internacional espanhol considera que os dois rivais estão a endividaram-se para poderem disputar a Liga dos Campeões.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
30/11/2023 17:34 ‧ 30/11/2023 por Notícias ao Minuto

Desporto

Gerard Piqué

O antigo internacional espanhol Gerard Piqué concedeu, esta quinta-feira, uma entrevista ao jornal espanhol Marca, na qual previu um futuro nada positivo para Barcelona e Real Madrid nos próximos cinco anos.

O agora empresário, e presidente da Kings League, assumiu ser fã do modelo de gestão dos desportos norte-americanos, antevendo tempos difíceis para os dois maiores clubes do futebol espanhol.

"Gosto mais dele [do modelo norte-americano], é mais atrativo de ver do que o europeu. Mas depois, se levarmos a questão para o nível económico, percebemos que está mais bem estruturado para os clubes. A nível europeu, está tudo nas mãos dos jogadores. O Barça e o Madrid não vão conseguir competir a longo prazo, isso é óbvio. Nos Estados Unidos, o dinheiro é distribuído igualmente pelos 30 franquias, eles vão estruturá-lo de forma a que os franquias estejam muito protegidos. E se virem que o negócio não está bem estruturado, entram em greve e ganham um pouco mais de margem", começou por dizer Piqué.

"O que acontece na Europa? Cada liga tem uma regulamentação diferente. A La Liga tem um Fair Play muito rigoroso e outras ligas têm um sistema diferente. E depois, na Europa, temos de competir com essas equipas. Como não há regulamentação em termos de Fair-Play, estamos expostos a que esses clubes paguem mais através de outros canais, e vamos acabar por ver o Barça e o Madrid a não poderem competir. Estamos a caminho de, dentro de cinco anos, o Barça e o Madrid não poderem competir na Europa. Ou isto está regulamentado, ou eles não estão a competir com as mesmas regras. E isto está regulamentado nos Estados Unidos", frisou ainda o antigo jogador.

"Penso que vamos assistir a mudanças, não sei até que ponto serão drásticas. O que é claro para mim é que o que o Barça e o Madrid estão a tentar fazer com a Superliga é, pelo menos, fazer com que as pessoas percebam que não podem continuar com esta linha, porque há outra evidência, que me afeta positivamente, mas tenho mais capacidade para a argumentar, é o facto da distribuição dos direitos televisivos. São distribuídos 2.000 milhões de euros e há clubes que se vê que não faz sentido receberem esse dinheiro devido à sua audiência. Andorra é um caso muito extremo, se os promovermos à primeira divisão, são garantidos 50 milhões de direitos, e o Barça e o Madrid têm 150 milhões, quando têm cem mil vezes mais adeptos. Esta injustiça não me parece justa, dir-lhe-ão que há clubes que vivem à custa deles. Há jogos na La Liga que muito pouca gente vê, e depois vê-se que a distribuição é muito semelhante. Posso dizer-vos que todos os grandes clubes da Europa gostariam de fazer algo assim", finalizou.

Leia Também: Carvajal respondeu a Gerard Piqué: "Se ele não se quer lembrar..."

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Inglaterra de luto pela morte do campeão mundial George Eastham

Óbito

Inglaterra de luto pela morte do campeão mundial George Eastham

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Museu do Caramulo

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas