O Sporting recuperou, esta segunda-feira, a liderança do campeonato, após vencer em Alvalade, por 3-1, o Gil Vicente, no encerramento da 12.ª jornada da I Liga. Os leões têm agora dois pontos de vantagem para o mais direto perseguidor, o Benfica. Por sua vez, os minhotos seguem na 13.ª posição, com 11 pontos, apenas a um ponto da zona de despromoção.
O leão entrou mandão no encontro e logo aos três minutos podia ter inaugurado o marcador, mas Félix Correia antecipou-se a Morita. Pouco depois, aos 10’, a bola balançou efetivamente as redes de Andrew, porém Gyokeres estava em fora de jogo por 23 centímetros. À passagem da meia hora, o ritmo do encontro diminui e o ‘galo’ aproveitou para soltar o ‘icebergue’ em Alvalade. Aos 34’, livre cobrado por Murilo com Ruben Fernandes, ao primeiro poste, a desviar de cabeça para a baliza de Adán.
À passagem dos 43 minutos surgiu o empate no bastião verde e branco: o lance parecia perdido quando Nuno Santos, de fora da área, rematou rasteiro, a redondinha sofreu um desvio na bota de Pedro Tiiba, mas foi direta à baliza. Andrew tinha muitos jogadores à frente e nem viu a bola partir.
No início da etapa complementar, Edwards começou por ameaçar a cambalhota no marcador, mas Andrew levou a melhor, para depois, aos 52 minutos, Gyokeres, à segunda tentativa, e com os pés, a calibrar mesmo o 2-1 no marcador. E não tardou muito, quatro minutos na verdade, para o internacional sueco bisar em Alvalade, após assistência de Pedro Gonçalves., e com isto chegar aos 15 golos em 17 encontros de leão ao peito. E o hattrick podia ter sido rubricado aos 67 minutos, mas o VAR, pela segunda vez na partida, a negar os festejos do nórdico. Depois disso, e já nos instantes finais do encontro, o menino bonito de Alvalade voltou a estar, por duas vezes, muito perto de nova bonança.
Onze do Sporting: Adán; Coates, Diomande e Gonçalo Inácio; Nuno Santos, Hjulmand, Morita e Ricardo Esgaio; Pedro Gonçalves, Edwards e Gyokeres.
Onze do Gil Vicente: Andrew; Zé Carlos, Né Lopes, Kiko e Domínguez; Fujimoto, Tiba, Rúben Fernandes; Miguel, Félix Correia e Murilo.
Antevisão: Sporting e Gil Vicente defrontam-se, esta segunda-feira, no Estádio de Alvalade, a partir das 20h15, num duelo relativo à 12.ª jornada da I Liga.
Os leões podem recuperar a liderança isolada do campeonato, em caso de triunfo, e ficar com dois pontos de vantagem sobre o Benfica. Por sua vez, e tendo em conta os resultados já registados nesta ronda, o Gil Vicente, na 13.ª posição, com 11 pontos, está apenas 1 ponto acima da zona de despromoção.
As todo já se realizaram 44 jogos entre as duas equipas, com 30 vitórias do Sporting, oito empates e seis triunfos do Gil Vicente. Em Alvalade, os leões apresentam vantagem nos duelos frente ao conjunto minhoto: 19 triunfos em 23 encontros. A equipa de Barcelos soma apenas dois triunfos.
Leia Também: "O Sporting é a equipa mais equilibrada. Já FC Porto e Benfica..."