A seleção portuguesa viu, ao início da noite desta terça-feira, confirmada a despromoção à Liga B da Liga das Nações, devido à derrota sofrida na receção à congénere francesa, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, situado em Leiria, por 0-1.
Com a noção de que este era um jogo de 'tudo ou nada', as Navegadoras assinaram uma boa primeira parte, com oportunidades para desfazer o nulo, a principal das quais aos 16 minutos, quando, isolada perante a baliza, Ana Capeta atirou para boa defesa de Solène Durand.
Já no segundo tempo, aos 56 minutos, a equipa das quinas chegou mesmo a marcar, por intermédio de Telma Encarnação. No entanto, o lance foi invalidado pela equipa de arbitragem liderada por Ivana Projkovska, por fora de jogo (inexistente) de Tatiana Pinto.
Já no tempo de compensação, quando estavam totalmente balanceadas para o ataque, as jogadoras de Francisco Neto acabaram por sofrer o 'golpe final', quando Grace Geyoro colocou a bola no fundo das redes à guarda de Patrícia Morais.
No outro encontro que decorreu à mesma hora, a Áustria até deu uma 'mãozinha', ao receber e bater a Noruega, por 2-1, graças aos golos de Eileen Campbell e Katharina Schiechtl, aos 10 e aos 89 minutos. No entanto, Portugal não conseguiu aproveitar.
Feitas as contas, França termina com 16 pontos, o que a deixa na liderança isolada do Grupo 2 e lhe vale o apuramento para a 'final four' da competição, com seis pontos de vantagem sobre a segunda classificada, a Áustria.
A Noruega é terceira, com cinco pontos, e vai disputar um playoff de manutenção. Quanto a Portugal, que se ficou pelo quarto e último lugar, com três pontos ao cabo de seis jornadas, 'cai' diretamente para o segundo escalão da Liga das Nações.
Leia Também: Jéssica Silva dispensada da seleção feminina devido a lesão