Meteorologia

  • 08 OCTOBER 2024
Tempo
22º
MIN 18º MÁX 23º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

Joey Barton não quer mulheres a comentar futebol: "É uma agenda 'woke'"

Ex-jogador diz-se contra "comentário de opinião não qualificado".

Joey Barton não quer mulheres a comentar futebol: "É uma agenda 'woke'"
Notícias ao Minuto

08:53 - 08/12/23 por Notícias ao Minuto

Desporto Inglaterra

Joey Barton concedeu, esta quinta-feira, uma extensa entrevista ao programa 'Piers Morgan Uncensored', emitido pela estação televisiva britânica TalkTV, na qual disse ser contra o facto de haver mulheres a comentar futebol masculino.

"Não quero ver sexismo no futebol, mas, se não falarmos e debatermos isto adequadamente, vai, simplesmente, arruinar a experiência de assistir a futebol masculino de elite", começou por afirmar o agora treinador, de 41 anos.

"Agora, para onde quer que nos viremos, há comentário de opinião não qualificado no desporto que eu adoro. Está a arruinar a experiência, e tudo para alimentar esta agenda 'woke'. E, se não tivermos cuidado, o sexismo vai aumentar", acrescentou.

Para o antigo jogador, que representou clubes como Manchester City, Rangers ou Marseille, "tem de existir uma meritocracia que leve pessoas qualificadas para desempenhar este tipo de papéis": "Tens de chegar lá por mérito, não para encaixar nesta agenda 'woke'".

"Não tens de ter jogado o jogo. Muitos treinadores e comentadores não jogaram, mas mereceram o direito de marcar presença nesse espaço com trabalho árduo ao longo de um período de tempo prolongado", prosseguiu o inglês.

"Isto é um jogo de homens. Não quero parecer sexista, quero mulheres no jogo dos homens. No Bristol Rovers, tivemos o #HerGameToo, que foi uma grande iniciativa para levar mulheres aos estádios. Mas, se vamos falar de nuances técnicas e educar a audiência, temos de o fazer com pessoas credíveis, não com pessoas que cumpram quotas", rematou.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório