Vitória SC atira Sporting ao 'tapete' (que falha a fuga na liderança)

Conjunto de Guimarães não vencia um dos ditos 'três grandes' há cinco anos. Leões não aproveitam tropeção do Benfica e podem ver o FC Porto aproximar-se, sendo que na próxima jornada têm duelo marcado com os dragões.

Notícia

© Reuters

Francisco Amaral Santos
09/12/2023 20:08 ‧ 09/12/2023 por Francisco Amaral Santos

Desporto

I Liga

O Sporting desperdiçou, este sábado, a possibilidade de se isolar, ainda mais, na liderança da I Liga. Os leões foram derrotados na visita ao Vitória SC (2-3), em jogo da 13.ª jornada, e não aproveitaram o empate do Benfica, 24 horas antes, diante do Farense. Num jogo de muita chuva e intensidade, a equipa de Rúben Amorim até foi a primeira a marcar, mas acabou derrotada em Guimarães. 

Gonçalo Inácio abriu as contas aos 42 minutos, mas Tiago Silva repôs, através de grande penalidade, a igualdade ainda antes do intervalo. 

Na segunda parte, foi André Silva a adiantar o Vitória SC na partida, aos 72 minutos, com Nuno Santos a repor a igualdade quatro minutos depois. No entanto, Dani Silva também marcou e ofereceu o triunfo ao Vitória, que já não vencia um dos ditos 'três grandes' há cinco anos.

Feitas as contas, o Sporting até permite a aproximação do Benfica, ainda que mantenha a liderança com 31 pontos. As águias estão no segundo lugar com apenas menos um ponto do que o rival, ao passo que o FC Porto tentará, ainda neste sábado, ultrapassar as águias e igualar o registo pontual dos leões. Para isso, a equipa de Sérgio Conceição tem de vencer o Casa Pia. 

Curiosamente na próxima jornada, recorde-se, há Clássico entre Sporting... e FC Porto em Alvalade. 

Filme do jogo 

A primeira parte foi jogada a bom ritmo e com a primeira grande oportunidade de golo a surgir logo aos sete minutos pelos pés de Pedro Gonçalves. O internacional português apareceu no corredor esquerdo, fez a diagonal e tentou surpreender Bruno Varela com um remate cruzado. No entanto, o capitão do Vitória SC estava bem posicionado e evitou o golo com uma grande defesa. 

Bruno Varela tirou golo a Pedro Gonçalves com esta defesa 'impossível'

Grande momento no Estádio D. Afonso Henriques.

Notícias ao Minuto | 18:22 - 09/12/2023

Os leões pareciam estar sempre mais perto do golo, mas a equipa de Álvaro Pacheco também causava problemas, nomeadamente através das incursões de Ricardo Mangas e João Mendes pelo corredor esquerdo. 

Ainda assim, foi mesmo o Sporting quem desfez o nulo já à porta do intervalo. Na sequência de um cruzamento, Morita ganhou nas alturas e assistiu Gonçalo Inácio (42') que não perdoou e empurrou a bola para dentro da baliza. Os jogadores do Vitória ficaram a pedir falta, mas o VAR deu razão a João Pinheiro e o golo do defesa português valeu mesmo. 

Vitória SC reclamou, mas VAR validou mesmo o golo de Gonçalo Inácio

Internacional português desfez o nulo aos 42 minutos.

Notícias ao Minuto | 19:05 - 09/12/2023

Pouco depois novo lance polémico em Guimarães. Ricardo Mangas caiu na grande área, após bola dividida com Mangas, e João Pinheiro entendeu que houve falta e apontou para a marca do castigo máximo. O VAR voltou a analisar o lance e confirmou a decisão do árbitro principal, perante o desespero de Adán. 

Tiago Silva foi chamado à marca dos 11 metros e não tremeu. Pese embora Adán ainda conseguido tocar na bola, esta foi mesmo para dentro da baliza e o empate voltava a imperar no marcador. 

Nova polémica em Guimarães: Penálti deixou Adán desesperado

João Pinheiro entendeu que o guardião espanhol derrubou Ricardo Mangas, VAR validou decisão.

Notícias ao Minuto | 19:09 - 09/12/2023

Rúben Amorim queria mais da equipa e não perdeu tempo em mexer. Ao intervalo deixou Ricardo Esgaio no balneário, quiçá por conta do cartão amarelo, e fez entrar Nuno Santos para dar nova vida ao flanco esquerdo. Minutos mais tarde foi a vez de Trincão e Paulinho entrarem para os lugares de Hjulmand e Edwards, numa altura em que o Vitória SC parecia cada vez mais confortável com a toada de jogo. 

A equipa de Álvaro Pacheco mostrava-se pouco assertiva no momento atacante, mas resolvia quase sempre bem na hora de defender. 

Aos 70 minutos o segundo golo do Sporting esteve à espreita e o remate de Trincão só não deu em celebração porque Bruno Varela (outra vez ele) assinou nova defesa incrível. Nuno Santos cruzou rasteiro para o sítio certo, onde apareceu Trincão que, contudo, viu Varela negar-lhe o golo. 

Três minutos depois surgiu o golo na baliza oposta, com André Silva (73') a contar com a ajuda involuntária de Morita, que na tentativa de bloquear o remate do adversário acabou por trair... Adán. 

'Traição' de Morita a Adán valeu cambalhota no Vitória SC-Sporting

Médio japonês tentou travar remate de André Silva, mas acabou por enganar o colega de equipa.

Notícias ao Minuto | 19:56 - 09/12/2023

Os vitorianos passaram, assim, para a dianteira do marcador, mas a resposta do Sporting apareceu apenas quatro minutos depois. Catamo combinou com Pote, que soltou para Nuno Santos (77') bater Bruno Varela e devolver o empate ao marcador. 

O jogo era mesmo de golo e resposta e aos 80 minutos surgiu... mais um golo. Dani Silva, que havia entrado na segunda parte, levou tudo à frente e também inscreveu o nome na lista dos marcadores de serviço, deixando o Estádio D. Afonso Henriques ao rubro. 

Até ao apito final nota para um par de oportunidades junto das duas balizas, com especial destaque para os últimos minutos, onde a bola esteve à beira de entrar novamente na baliza de Bruno Varela. 

Ainda assim, o resultado não mais se alterou e foi o Vitória SC quem agarrou os três pontos, ao mesmo tempo que aplicou a segunda derrota no campeonato ao Sporting, que até então só havia perdido na visita ao Benfica. 

Os leões continuam na liderança, com 31 pontos, mas o Vitória SC também continua mais do que seguro no quinto lugar, com 25 pontos, mais quatro do que o Moreirense, que é sexto classificado mas que apenas vai a jogo na segunda-feira, no reduto do Gil Vicente. 

Momento do jogo: O golo de Tiago Silva, em cima do intervalo, relançou a discussão pela vitória e o jogo partiu para uma segunda parte digna... de 'loucos'. 

Equipas inicias

ONZE DO VITÓRIA SC: Bruno Varela; Maga, Tomás Ribeiro, Borekovic, Jorge Fernandes, Ricardo Mangas; Handel, Tiago Silva, João Mendes; Jota e André Silva. 

ONZE DO SPORTING: Adán; Diomande, Inácio, Matheus Reis; Geny Catamo, Hjulmand, Morita, Ricardo Esgaio; Edwards, Pote e Gyokeres. 

Antevisão

A liderança do Sporting será posta à prova, este sábado, na visita ao reduto do Vitória SC, em jogo da 13.ª jornada da I Liga. Após o novo tombo do Benfica, que ontem voltou a empatar, desta feita diante do Farense (1-1), os leões podem alargar a vantagem na liderança isolada caso vençam em Guimarães.

No entanto, vale lembrar que o Vitória SC tem dados sinais mais do que positivos após a chegada de Álvaro Pacheco ao comando técnico e continua posicionado no quinto lugar da tabela classificativa. 

Rúben Amorim não pode contar com os lesionados Fresneda e Daniel Bragança, nem com o castigado Coates, mas rejeita qualquer tipo de gestão do plantel e só pensa em ganhar. 

O pontapé de saída está agendado para as 18h00 deste sábado e contará com a arbitragem de João Pinheiro. Siga, em direto, todas as incidências desta partida entre Vitória SC e Sporting no Desporto ao Minuto. 

Leia Também: De Quaresma a Edwards. Jogadores que representaram Vitória SC e Sporting

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Candidato à presidência do Benfica visa Jorge Mendes: "Deve respeitar..."

Benfica

Candidato à presidência do Benfica visa Jorge Mendes: "Deve respeitar..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1537
2FC Porto1537
3Benfica1435
4Sp. Braga1528
5Santa Clara1527
6Vitória SC1422
7Casa Pia1520
8Moreirense1520
9Famalicão1519
10Gil Vicente1517
11Rio Ave1416
12Estoril1414
13AVS1513
14C.D. Nacional1412
15Estrela1412
16Farense1512
17Boavista1512
18Arouca1511
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Recebeu este email? Tenha muito cuidado porque não é uma multa

ANSR

Recebeu este email? Tenha muito cuidado porque não é uma multa

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas