O Sporting desperdiçou, este sábado, a possibilidade de se isolar, ainda mais, na liderança da I Liga. Os leões foram derrotados na visita ao Vitória SC (2-3), em jogo da 13.ª jornada, e não aproveitaram o empate do Benfica, 24 horas antes, diante do Farense. Num jogo de muita chuva e intensidade, a equipa de Rúben Amorim até foi a primeira a marcar, mas acabou derrotada em Guimarães.
Gonçalo Inácio abriu as contas aos 42 minutos, mas Tiago Silva repôs, através de grande penalidade, a igualdade ainda antes do intervalo.
Na segunda parte, foi André Silva a adiantar o Vitória SC na partida, aos 72 minutos, com Nuno Santos a repor a igualdade quatro minutos depois. No entanto, Dani Silva também marcou e ofereceu o triunfo ao Vitória, que já não vencia um dos ditos 'três grandes' há cinco anos.
Feitas as contas, o Sporting até permite a aproximação do Benfica, ainda que mantenha a liderança com 31 pontos. As águias estão no segundo lugar com apenas menos um ponto do que o rival, ao passo que o FC Porto tentará, ainda neste sábado, ultrapassar as águias e igualar o registo pontual dos leões. Para isso, a equipa de Sérgio Conceição tem de vencer o Casa Pia.
Curiosamente na próxima jornada, recorde-se, há Clássico entre Sporting... e FC Porto em Alvalade.
Filme do jogo
A primeira parte foi jogada a bom ritmo e com a primeira grande oportunidade de golo a surgir logo aos sete minutos pelos pés de Pedro Gonçalves. O internacional português apareceu no corredor esquerdo, fez a diagonal e tentou surpreender Bruno Varela com um remate cruzado. No entanto, o capitão do Vitória SC estava bem posicionado e evitou o golo com uma grande defesa.
Os leões pareciam estar sempre mais perto do golo, mas a equipa de Álvaro Pacheco também causava problemas, nomeadamente através das incursões de Ricardo Mangas e João Mendes pelo corredor esquerdo.
Ainda assim, foi mesmo o Sporting quem desfez o nulo já à porta do intervalo. Na sequência de um cruzamento, Morita ganhou nas alturas e assistiu Gonçalo Inácio (42') que não perdoou e empurrou a bola para dentro da baliza. Os jogadores do Vitória ficaram a pedir falta, mas o VAR deu razão a João Pinheiro e o golo do defesa português valeu mesmo.
Pouco depois novo lance polémico em Guimarães. Ricardo Mangas caiu na grande área, após bola dividida com Mangas, e João Pinheiro entendeu que houve falta e apontou para a marca do castigo máximo. O VAR voltou a analisar o lance e confirmou a decisão do árbitro principal, perante o desespero de Adán.
Tiago Silva foi chamado à marca dos 11 metros e não tremeu. Pese embora Adán ainda conseguido tocar na bola, esta foi mesmo para dentro da baliza e o empate voltava a imperar no marcador.
Rúben Amorim queria mais da equipa e não perdeu tempo em mexer. Ao intervalo deixou Ricardo Esgaio no balneário, quiçá por conta do cartão amarelo, e fez entrar Nuno Santos para dar nova vida ao flanco esquerdo. Minutos mais tarde foi a vez de Trincão e Paulinho entrarem para os lugares de Hjulmand e Edwards, numa altura em que o Vitória SC parecia cada vez mais confortável com a toada de jogo.
A equipa de Álvaro Pacheco mostrava-se pouco assertiva no momento atacante, mas resolvia quase sempre bem na hora de defender.
Aos 70 minutos o segundo golo do Sporting esteve à espreita e o remate de Trincão só não deu em celebração porque Bruno Varela (outra vez ele) assinou nova defesa incrível. Nuno Santos cruzou rasteiro para o sítio certo, onde apareceu Trincão que, contudo, viu Varela negar-lhe o golo.
Três minutos depois surgiu o golo na baliza oposta, com André Silva (73') a contar com a ajuda involuntária de Morita, que na tentativa de bloquear o remate do adversário acabou por trair... Adán.
Os vitorianos passaram, assim, para a dianteira do marcador, mas a resposta do Sporting apareceu apenas quatro minutos depois. Catamo combinou com Pote, que soltou para Nuno Santos (77') bater Bruno Varela e devolver o empate ao marcador.
O jogo era mesmo de golo e resposta e aos 80 minutos surgiu... mais um golo. Dani Silva, que havia entrado na segunda parte, levou tudo à frente e também inscreveu o nome na lista dos marcadores de serviço, deixando o Estádio D. Afonso Henriques ao rubro.
Até ao apito final nota para um par de oportunidades junto das duas balizas, com especial destaque para os últimos minutos, onde a bola esteve à beira de entrar novamente na baliza de Bruno Varela.
Ainda assim, o resultado não mais se alterou e foi o Vitória SC quem agarrou os três pontos, ao mesmo tempo que aplicou a segunda derrota no campeonato ao Sporting, que até então só havia perdido na visita ao Benfica.
Os leões continuam na liderança, com 31 pontos, mas o Vitória SC também continua mais do que seguro no quinto lugar, com 25 pontos, mais quatro do que o Moreirense, que é sexto classificado mas que apenas vai a jogo na segunda-feira, no reduto do Gil Vicente.
Momento do jogo: O golo de Tiago Silva, em cima do intervalo, relançou a discussão pela vitória e o jogo partiu para uma segunda parte digna... de 'loucos'.
Equipas inicias
ONZE DO VITÓRIA SC: Bruno Varela; Maga, Tomás Ribeiro, Borekovic, Jorge Fernandes, Ricardo Mangas; Handel, Tiago Silva, João Mendes; Jota e André Silva.
ONZE DO SPORTING: Adán; Diomande, Inácio, Matheus Reis; Geny Catamo, Hjulmand, Morita, Ricardo Esgaio; Edwards, Pote e Gyokeres.
Antevisão
A liderança do Sporting será posta à prova, este sábado, na visita ao reduto do Vitória SC, em jogo da 13.ª jornada da I Liga. Após o novo tombo do Benfica, que ontem voltou a empatar, desta feita diante do Farense (1-1), os leões podem alargar a vantagem na liderança isolada caso vençam em Guimarães.
No entanto, vale lembrar que o Vitória SC tem dados sinais mais do que positivos após a chegada de Álvaro Pacheco ao comando técnico e continua posicionado no quinto lugar da tabela classificativa.
Rúben Amorim não pode contar com os lesionados Fresneda e Daniel Bragança, nem com o castigado Coates, mas rejeita qualquer tipo de gestão do plantel e só pensa em ganhar.
O pontapé de saída está agendado para as 18h00 deste sábado e contará com a arbitragem de João Pinheiro. Siga, em direto, todas as incidências desta partida entre Vitória SC e Sporting no Desporto ao Minuto.
Leia Também: De Quaresma a Edwards. Jogadores que representaram Vitória SC e Sporting