Notas do FC Porto-Casa Pia: A história de uma juventude que sente o clube

Depois da desilusão na Amoreira que culminou com a eliminação na Taça da Liga, dragões conseguiram vencer o Casa Pia sem problemas e igualar o Sporting no topo da classificação. A juventude foi chamada à titularidade e parece ter levado à séria o recado de Sérgio Conceição.

Notícia

© Pedro Nunes/Reuters

Rodrigo Querido
10/12/2023 07:37 ‧ 10/12/2023 por Rodrigo Querido

Desporto

Análise

Há quatro dias muito se escrevia sobre a eliminação do FC Porto da Taça da Liga frente ao Estoril. Volvido este período, e se alguém antevia uma nova exibição negativa dos portistas, a equipa de Sérgio Conceição fez questão de esclarecer que está bem viva no campeonato e venceu, na noite de sábado, na receção ao Casa Pia (3-1).

Uma vitória alicerçada no exemplo dado pela formação dos azuis e brancos e que deixa os dragões em igualdade pontual com o Sporting na liderança da I Liga e a uma semana de um Clássico em Alvalade que pode redundar num novo líder isolado.

A derrota contra o Estoril trouxe consequências, já que o treinador Sérgio Conceição foi muito duro com o rendimento da equipa tanto no rescaldo da partida na Amoreira como na antevisão da receção deste sábado ao Casa Pia.

O técnico dos portistas deixou um recado ao plantel e recordou que para jogar no FC Porto é preciso mais do que "ter contrato". Além disso, Conceição prometeu apostar ainda mais nos jovens da formação. A juventude dos portista foi mesmo aposta no onze inicial e deu o exemplo nesta que foi uma vitória tranquila.

No Dragão, o FC Porto entrou dominador e a pressionar alto o adversário, algo que não se tinha visto na Amoreira. Fruto dessa entrada de rompante, Evanilson inaugurou o marcador logo aos 12 minutos. Já no segundo tempo, Zé Pedro e João Mendes, que costumam ser maior opção na equipa B dos portistas, construíram o 2-0 (49'), na estreia do defesa-central a marcar pela equipa principal.

Já a caminho do final do encontro, e quando o FC Porto já tinha baixado o ritmo tendo em vista o importantíssimo duelo contra o Shakhtar Donetsk para a Liga dos Campeões na quarta-feira, o momento de maior comunhão do jogo, entre equipa e adeptos, aconteceu quando o capitão Pepe fez o terceiro da partida (81'). Ao soar do gongo, Fernando Andrade fixou o resultado final (3-1) na cobrança de uma grande penalidade (89 minutos), no regresso do brasileiro a uma casa que bem conhece.

Os dragões tiraram, assim, o melhor proveito da derrota do Sporting em Guimarães (3-2) e do empate do Benfica na sexta-feira ante o Farense (1-1), para se colarem à liderança antes de uma jornada que promete ser eletrizante. O FC Porto leva consigo um triunfo seguro e tranquilo antes de uma semana com várias decisões: a da continuidade na Champions ante o Shakhtar e a da possível subida à liderança em Alvalade.

Mas vamos às notas desta partida:

Figura

Zé Pedro não poderia ter pedido melhor exibição. Foi titular ao lado de Pepe no eixo da defesa, rendendo Fábio Cardoso, agradeceu o voto de confiança e e esteve praticamente intransponível em todos os 90 minutos. Carimbou uma excelente exibição com um golo.

Surpresa

Eustáquio esteve em dois dos três golos do FC Porto na partida. Voltou a mostrar como é um dos indispensáveis de Sérgio Conceição e um autêntico dínamo do meio-campo dos portistas. Esteve bem na ligação de jogo da equipa para o ataque. Fez um jogo muito competente e praticamente sem falhas.

Desilusão

Apesar da larga experiência que já tem nas pernas, Vasco Fernandes foi dos elementos mais nervosos do lado do Casa Pia. O defesa-central foi incapaz de travar aquele que foi o elevado volume ofensivo do FC Porto.

Treinadores

Sérgio Conceição

Com os rivais Sporting e Benfica a perderem pontos nesta ronda, este encontro poderia ser um catalizador para o FC Porto esquecer a derrota no Estoril e colar-se à liderança da I Liga, antes de uma ronda que conta com o Clássico em Alvalade e também com um Sporting de Braga Benfica. Com uma atitude totalmente diferente daquela que foi mostrada na Amoreira há quatro dias, os dragões tiveram uma entrada demolidora a nível da pressão sobre o adversário e aniquilaram, certamente, o plano de jogo que o Casa Pia trazia. Além do golo madrugador, o tento de Zé Pedro logo depois da segunda parte deitou por terra aquela que poderia ser a reação dos lisboetas.

Pedro Moreira

Sob a orientação do novo treinador, o Casa Pia ainda não tinha perdido e também não tinha sofrido golos. Esperava-se, por isso, uma equipa mais competente no Dragão. Os lisboetas evidenciaram alguns problemas nos momentos de transição defensiva. Os jogadores mais recuados deram muito espaço ao FC Porto e os portistas agradeceram isso.

Arbitragem

João Gonçalves teve uma arbitragem tranquila na noite deste sábado no Estádio do Dragão. Teve um critério coerente ao longo da partida e esteve bem ao visualizar as imagens que deram origem ao golo do Casa Pia. Fica a dúvida no lance entre Pepe e Clayton, à passagem da primeira meia hora, e que poderia ter terminado na expulsão do central portista. 

Leia Também: FC Porto esquece desilusão, ultrapassa Benfica e Clássico promete aquecer

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Ruben Dias vive romance com apresentadora britânica? Eis os rumores

Rúben Dias

Ruben Dias vive romance com apresentadora britânica? Eis os rumores

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1640
2FC Porto1640
3Benfica1638
4Santa Clara1630
5Sp. Braga1628
6Vitória SC1624
7Casa Pia1623
8Moreirense1621
9Famalicão1619
10Rio Ave1619
11Gil Vicente1618
12Estrela1616
13Estoril1615
14AVS1614
15C.D. Nacional1613
16Farense1613
17Boavista1612
18Arouca1612
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

"Idiotas maquiavélicos escolheram o carro errado para ataque terrorista"

Tesla

"Idiotas maquiavélicos escolheram o carro errado para ataque terrorista"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas