Chuva de portugueses na corrida pelos prémios do ano de 2023 e que serão anunciados pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) em janeiro de 2024. São nove cidadãos nacionais na corrida por diversas categorias.
Rúben Dias e Bernardo Silva, do Manchester City, Bruno Fernandes, do Manchester United, e Cristiano Ronaldo, do Al Nassr, estão na corrida pelo Prémio de Melhor Jogador do Mundo de 2023, que é a principal categoria a concurso. Além desta distinção, Bernardo e Bruno Fernandes concorrem ainda para o prémio de melhor médio do ano contra o benfiquista Di María que também está entre os nomeados.
Por seu turno, Diogo Costa, do FC Porto, é candidato a melhor guarda-redes do mundo em 2023, numa lista que tem nomes como Donnarumma, Oblak, Emiliano Martínez, Alisson, Ederson, Courtois, Ter Stegen ou Maignan, entre outros.
Há ainda um português nomeado para o prémio de melhor sub-20. O benfiquista António Silva discute com o sportinguista Ousmane Diomande esta distinção, numa categoria em que figuram também promessas como Jude Bellingham, Gavi, Musiala, Lamine Yamal, Zaïre-Emery, Xavi Simons, Endrick ou Garnacho.
Na corrida para o melhor treinador de clubes, Luís Castro é o único representante luso. Mas há espaço para um outro cidadão português noutra categoria. Rui Vitória, selecionador do Egito, e Roberto Martínez, atual selecionador nacional, estão nomeados para arrecadarem o prémio de melhor selecionador do mundo no presente ano.
A fechar as contas, e como já era conhecido, o portuense Artur Soares Dias está nomeado para melhor árbitro do mundo.
Os vencedores de todas as categorias serão anunciados a 1 de janeiro de 2024.
Leia Também: Cristiano Ronaldo e outros três portugueses nomeados para melhor do ano
Leia Também: Artur Soares Dias nomeado para melhor árbitro do mundo