Meteorologia

  • 21 SEPTEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 24º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

FC Porto-Shakhtar: Mais uma final no Dragão do 'vai ou racha'

Azuis e brancos estão a um empate dos 'oitavos' da prova milionária.

FC Porto-Shakhtar: Mais uma final no Dragão do 'vai ou racha'
Notícias ao Minuto

08:02 - 13/12/23 por Notícias ao Minuto

Desporto Antevisão

O FC Porto recebe, esta quarta-feira, a partir das 20 horas, no Estádio do Dragão, o Shakhtar Donetsk, no derradeiro duelo do Grupo H da Liga dos Campeões.

Os azuis e brancos necessitam apenas de um empate para se qualificarem para os 'oitavos' da prova milionária, num grupo onde o Barcelona já garantiu o primeiro posto. Relembrar que, em caso de sucesso, esta será a quinta vez que Sérgio Conceição garante pelo menos os 'oitavos' desde que aterrou no clube da Invicta.

Recordar que na jornada inaugural da fase de grupos, os dragões venceram em Hamburgo o conjunto ucraniano, por 3-1, sendo que o Shakhtar nunca triunfou perante o FC Porto: quatro vitórias dos azuis e brancos e três empates. 

Treinadores em discurso direto

Sérgio Conceição

A colagem do FC Porto ao primeiro lugar no campeonato trouxe alguma motivação? "São coisas diferentes, competições diferentes. Jogámos com o Casa Pia, houve a satisfação de termos feito um bom jogo e retificarmos algumas situações que não tínhamos feito na Amoreira, com o Estoril. O futebol é um recomeçar constante e no final do jogo do Casa Pia já estávamos a pensar neste jogo do Shakhtar e depois pensaremos no jogo do campeonato. O futebol é isto. O que nos tem de dar motivação não é qualquer tipo de resultado dos adversários, mas o trabalho diário aqui."

Pelo contexto geopolítico a que fez referência e até aos prognósticos que se fizeram antes da fase de grupos, quem tem mais a perder neste jogo: o FC Porto ou o Shakhtar? "É uma final e nós damo-nos bem com as finais. Mas é uma final nesta competição, segunda-feira teremos uma final para o campeonato e assim sucessivamente, porque nós vivemos sempre destas finais neste clube. Qualquer ponto perdido no campeonato atrasamo-nos, perdemos na Amoreira e ficámos de fora da Taça da Liga, na Taça de Portugal também poderá ser assim... Ou seja, nós estamos habituados a este tipo de pressão. Até acho que é uma boa pressão. Como disse na última conferência, neste clube dar tudo não chega, ir ao limite é o mínimo. E volto a dizê-lo, porque tem de estar sempre presente no nosso trabalho diário. Sabemos da importância do jogo, mas mais do que isso é o nosso trabalho diário com essa motivação e dedicação. Depois as coisas vão surgindo. Há pouco lembrei-me dos dois jogos que tivemos dentro deste contexto e, com o Atlético de Madrid, em casa, merecíamos e estávamos numa posição muito favorável para passar a poucos minutos do fim e acabámos por perder. Noutra situação foi diferente... Enfim. A imagem do jogo será muito da nossa competência no mesmo, dentro do que definimos como estratégia, percebendo que não podemos adivinhar o que o adversário faz, até porque nas provas internas o Shakhtar é um bocadinho diferente do que faz na Liga dos Campeões. Podemos estar preparados para diferentes cenários dentro desses momentos do jogo e sermos competentes. Se formos, tenho a convicção de que as coisas vão correr bem."

Avisou para a qualidade do Shakhtar. O tempo deu-lhe razão? "Penso que sim, porque depois do nossos jogo perderam em Barcelona por 2-1, onde vi prestação muito positiva deste Shakhtar, ganhou em Antuérpia e em casa, ou seja, só perdeu contra nós e com o Barcelona um jogo. Com este novo treinador já adquiriu alguma consistência e solidez como equipa, melhorou um ou outro aspeto, mas os jogadores são os mesmos e muitos deles de seleção. É verdade que o país atravessa um momento muito difícil e todos nós somos sensíveis a esse momento, mas isto é um jogo de futebol. Digo isto porque ainda ontem li um artigo do Financial Times, que não é um jornal qualquer, no qual se pode ler da importância deste jogo para o Shakhtar e para a Ucrânia. Pela envolvência e contexto, além da qualidade do Shakhtar, para nós não será fácil em todos os sentidos. Espero que as três equipas estejam ao seu nível e que ganha o melhor. E o melhor quero que sejamos nós. Pela nossa competência e pelo trajeto nesta prova, é de todo merecido. Por isso, amanhã temos de fazer por merecer estar nos oitavos da Liga dos Campeões, não só por este trajeto na fase de grupos, mas também pela história, pelo peso e pela importância de estar nos oitavos da Liga dos Campeões para um clube que está inserido num país que não é um dos mais fortes a nível financeiro."

Marino Pusic

Aviso ao FC Porto: "Já alcançámos o objetivo principal. Permanecer nas competições europeias é fantástico, mas, ao mesmo tempo, somos ambiciosos e queremos mais. O FC Porto é uma equipa muito boa, está há vários anos a este nível e é estável, difícil de bater e bem organizada. Será um jogo difícil para cada equipa, mas viemos cá para competir e não nos interessa onde e contra quem vamos jogar."

Receita para a vitória: "Alterámos uma série de aspetos nos últimos dois meses. A equipa reagiu bastante bem, estou satisfeito por isso e espero que amanhã [quarta-feira] os meus jogadores mostrem orgulho e coragem e joguem para vencer. Ganhamos, atacamos, defendemos e lutamos juntos uns pelos outros. Essa é a nossa maior força."

Últimos onzes

FC Porto: Diogo Costa, Jorge Sánchez , Pepe, Zé Pedro, João Mendes, Pepê, Iván Jaime, Stephen Eustaquio, Alan Varela, Mehdi Taremi, Evanilson.

Shakhtar Donetsk: Dmytro Riznyk, Giorgi Gocholeishvili, Valeriy Bondar, Mykola Matvienko, Irakli Azarovi, Georgiy Sudakov, Artem Bondarenko, Dmytro Kryskiv, Oleksandr Zubkov, Newerton, Danylo Sikan.

Últimos resultados

FC Porto: V-D-V-D-V

Shakhtar Donetsk: D-E-V-V-V

Ausências

FC Porto: Francisco Conceição (castigado), Veron (lesionado), Marcano (lesionado), Samuel Portugal (lesionado) e Wendell (em dúvida).

Shakhtar Donetsk: -

Leia Também: Morreu o antigo campeão nacional do FC Porto, 'Paquito' Saura

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório