O Barcelona despediu-se, ao início da noite desta quarta-feira, com nota negativa da fase de grupos da Liga dos Campeões, ao sair derrotado da deslocação ao Bosuilstadion, diante do Antuérpia, por 3-2, no jogo da sexta e última jornada.
Um resultado que começou a desenhar-se aos... 75 segundos, quando Oriol Romeu não conseguiu receber em condições um passe de Iñaki Peña e deixou a bola no ataque adversário, tendo Arthur Vermeeren aproveitado para desfazer o nulo.
Os catalães ainda conseguiram repor a igualdade, aos 35 minutos, por intermédio de Ferran Torres, mas um novo erro do médio-defensivo, já aos 56, permitiu a Vincent Janssen colocar-se em posição privilegiada e atirar a contar.
No entanto, a história ainda não estava totalmente contada. Um minuto depois dos 90, Marc Guiu relançou o conjunto blaugrana, mas a festa durou pouco tempo, visto que, instantes depois, George Ilenikhena marcou e selou o resultado final.
Resta referir que, uma vez que a presença nos oitavos-de-final já estava garantida, Xavi Hernández aproveitou a ocasião para poupar alguns 'pesos pesados', entre eles, João Cancelo (que só entrou aos 60 minutos, para o lugar de Héctor Fort) e João Félix (que não saiu do banco).
Feitas as contas, o Barcelona termina o Grupo H com os mesmos 12 pontos do FC Porto, mas é líder, uma vez que tem vantagem no confronto direto. Segue-se o Shakhtar Donetsk (que 'cai' para a Liga Europa), com nove pontos, e o Antuérpia, com três.
Onzes
Antuérpia: Butez; De Laet, Alderweireld, Coulibaly, Wijndal; Vermeeren, Keita, Yussuf; Kerk, Ejuke e Janssen.
Barcelona: Peña; Fort, Koundé, Christensen, Balde; Romeu, Sergi Roberto, López; Yamal, Ferran Torres e Lewandowski.
Antevisão
O Bosuilstadion será, ao início da noite desta quarta-feira, palco de um encontro que de pouco mais servirá a não ser para cumprir calendário, que colocará, frente a frente, Antuérpia e Barcelona, equipas que já têm o destino traçado, na Liga dos Campeões.
A equipa onde militam os portugueses João Félix e João Cancelo já garantiu a liderança do Grupo H, com 12 pontos conquistados em 15 possíveis, mais três do que FC Porto e Shakhtar Donetsk (que se defrontam à mesma hora), sobre quem tem vantagem no confronto direto.
Os belgas, por seu lado, chegam à sexta e última jornada sem qualquer ponto somado, e são quartos e últimos classificados, sem hipótese de lutar, sequer, por uma vaga na próxima fase da Liga Europa, pelo que tentarão, meramente, salvar a honra.
O Antuérpia-Barcelona será ajuizado pelo árbitro italiano Marco Guida, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h00 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.
Leia Também: João Cancelo marcou golaço no treino e reação de Raphinha dá que falar