Vertonghen desvenda "problema mental" que o afetou no Benfica

Internacional belga assume que Mourinho percebeu que algo se passava, no Tottenham.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
21/12/2023 12:17 ‧ 21/12/2023 por Notícias ao Minuto

Desporto

Benfica

Jan Vertonghen concedeu uma extensa entrevista à edição desta quinta-feira do jornal britânico The Telegraph, na qual revelou as sequelas resultantes do violento choque sofrido com Toby Alderweireld e André Onana na primeira mão das meias-finais da Liga dos Campeões, em 2019.

O internacional belga representava, na altura, o Tottenham, e teve de ser substituído logo à passagem dos 39 minutos, numa partida em que acabaria derrotado pelo Ajax, por 0-1. Seguiu-se uma série de sintomas pouco habituais e uma outra de exames médicos, que nada descobriram.

"Tive uma hemorragia nasal e tudo o resto. Mas lembro-me muito bem de que não me senti a 100% depois daquele jogo. Muito aconteceu, naquela altura. A combinação daquele grande choque e de não me sentir bem significou que sofri durante mais nove meses. Tremi muito das pernas, no jogo da segunda mão, uma semana depois", afirmou.

"No caminho de volta ao hotel, adormeci no autocarro. Senti-me muito mal, durante aquele período, e a ligação à colisão com Alderweireld e Onana foi rapidamente feita. Fui a quase todos os especialistas, mas não encontraram explicação", prosseguiu.

"Não podia ir a um restaurante. Tentei uma vez e tive de sair passados dez minutos. Não conseguia tolerar multidões, adormecia em todo o lado. Normalmente, nunca dormia na estrada, mas, nesse período, acontecia em todo o lado", completou.

O defesa-central ficou, então, "convicto de que era um problema psicológico-mental", que lhe complicou a vida nas temporadas seguintes, nas quais representou, não só os spurs, como também o Benfica e o Anderlecht.

"Os exames médicos mostraram que não havia problema físico, estava tudo bem, mas os exercícios de corrida na preparação não funcionaram. Não tinha uma lesão tangível. 'Fazer-se homem' era o tipo de mentalidade. O meu contrato estava a expirar. Se dissesse que tinha problemas mentais, não sabia o que significaria para outros clubes", referiu.

"Também dá para ver que fiz jogos muito maus, naquele ano, fora, contra o Norwich e o Chelsea. São jogos de que me lembro muito bem. Cabeceei bolas e tudo isso. Vi [José] Mourinho, que na altura treinava o Tottenham, olhar para mim ao intervalo com um olhar que dizia 'Vais ficar [no balneário], e ficava satisfeito por ser substituído", acrescentou.

"Fiquei convencido de que havia mais alguma coisa naquele choque, mas continuo sem fazer ideia do que foi. Terá sido a pressão? Já agora, ainda tenho medo que volte. Com certos revés na minha vida, fico em baixo muito facilmente. Isso aconteceu durante aquele período e continuou durante a passagem pelo Benfica", rematou.

Leia Também: "Se tivesse ficado no Benfica, teria parado de jogar futebol no verão"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Tragédia em Espanha. Jovem basquetebolista morre após grave acidente

Basquetebol

Tragédia em Espanha. Jovem basquetebolista morre após grave acidente

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Museu do Caramulo

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas