A AS Roma deixou para trás a inesperada derrota sofrida no passado fim de semana, na visita ao Bologna, por 2-0, e regressou, ao início da noite deste sábado, aos triunfos, ao receber e bater o Napoli, por 2-0, no tão aguardado Clássico da 17.ª jornada da Serie A.
Uma partida 'escaldante', na qual José Mourinho foi figura pelo melhor... e pelo pior, começando desde logo por um 'tête-à-tête' com Khvicha Kvaratskhelia, a quem acusou de simular uma falta, à passagem dos 32 minutos, que lhe valeu um cartão amarelo.
Os ânimos exaltaram-se, uma vez mais, aos 66 minutos. Desta feita, o protagonista foi Matteo Politano, que não gostou de ser agarrado por Nicola Zalewski, quando partia para o contra-ataque, e agrediu o adversário a pontapé, pelo que recebeu o cartão vermelho direto.
Em vantagem numérica, o treinador português optou por fazer três alterações de uma vez, aos 71 minutos. Numa delas, retirou Andrea Belotti para lançar Lorenzo Pellegrini, que acabaria por marcar o golo inaugural, cinco minutos depois, com recurso a um pontapé acrobático.
Já aos 86 minutos, as esperanças dos campeões transalpinos em título esfumaram-se, de uma vez por todas, quando Victor Osimhen viu o segundo cartão amarelo e respetivo vermelho. Nos descontos, Romelu Lukaku deu a 'machadada final'.
Resta referir que este duelo contou com um jogador luso de cada lado, visto que Rui Patrício defendeu a baliza dos giallorossi (ao contrário de Renato Sanches, que não foi, sequer, convocado), e Mário Rui atuou na ala esquerda da defesa azzurri.
Feitas as contas, com este triunfo, a AS Roma passa a somar 28 pontos e ascende à sexta posição do campeonato italiano (a última que dá acesso às competições europeias), deixando para trás, precisamente, o Napoli, que permanece com 27.
Onzes
AS Roma: Rui Patrício; Zalewski, Mancini, Llorente, Ndicka, Kristensen; Cristante, Paredes, Bove; Belotti e Lukaku.
Napoli: Meret; Di Lorenzo, Rrahmani, Jesus, Mário Rui; Anguissa, Lobotka, Zielinski; Politano, Kvaratskhelia e Osimhen.
Antevisão
O Estádio Olímpico de Roma irá receber, ao início da noite deste sábado, aquele que é o mais aguardado encontro de toda a 17.ª jornada da Serie A, que colocará, frente a frente, a AS Roma, de José Mourinho, e o Napoli, campeão italiano em título.
Os giallorossi vêm de uma desmoralizadora derrota na visita ao Bologna, por 2-0, pelo que vão procurar reencontrar o caminho dos triunfos para, desta maneira, se manterem na corrida pelos lugares de apuramento para as competições europeias.
A equipa dos portugueses Rui Patrício e Renato Sanches é oitava classificada, com 25 pontos, menos um do que a Atalanta, e menos dois do que, precisamente, aquela onde milita o também luso Mário Rui, pelo que tem em mãos a oportunidade de levar a cabo uma ultrapassagem.
O AS Roma-Napoli irá contar com a arbitragem do juiz transalpino Andrea Colombo, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 19h45 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Mourinho procura reforço para a defesa e a solução pode ser 'bombástica'