Jorge Nuno Pinto da Costa completa nesta nesta quinta-feira o 86.º aniversário. Apesar da idade avançada, o dirigente mais titulado do futebol internacional mantém-se em funções e até candidatou-se a um novo mandato de quatro anos, para as eleições de 2024 (terminaria funções com 91 anos).
Cedofeita a 28 de dezembro de 1937. No site oficial do FC Porto, o clube deixou um texto de homenagem sobre a obra e a personalidade do seu maior líder.
"O sentido de humor e a ironia sempre foram marcas que distinguiram Pinto da Costa, mas o que fez dele uma figura cimeira do desporto mundial foi a capacidade de transformar o FC Porto numa máquina de amealhar troféus. Nos quase 42 anos à frente do clube, Pinto da Costa já ajudou a conquistar 2.527 títulos nacionais, a que se somam 28 internacionais, nos mais diversos escalões, vertentes e modalidades", começam por dizer os Dragões.
O clube não esquece, para além do próprio presidente, os vários dirigentes e treinadores emblemáticos que passaram no clube durante 'reinado' de Pinto da Costa. "Para alcançar tamanhos objetivos, Pinto da Costa formou equipas que tinham como pilares o rigor, a competência, a ambição e a paixão. Dirigentes como Reinaldo Teles, Armando Pimentel e Teles Roxo - e treinadores como José Maria Pedroto, Artur Jorge, José Mourinho e Sérgio Conceição - são exemplos de alguns dos homens de confiança do presidente que ajudaram a projetar o FC Porto", escrevem.
Depois de destacar as grandes 'obras' de Pinto da Costa no FC Porto - "o rebaixamento do Estádio das Antas, que muitos consideravam impossível. Já no século XXI, as construções do Estádio do Dragão, do Dragão Arena e do Museu FC Porto" - o site oficial do clube destaca a capacidade que Pinto da Costa teve em defender "os interesses do clube e da região Norte, nunca abdicou de denunciar o centralismo crónico português".
Em 2024, será divulgada uma série documental, de três episódios, sobre o percurso e o legado de Jorge Nuno Pinto da Costa. O FC Porto anunciou isso nas redes sociais.
"Senhor Presidente - O Campeonato de uma vida" Série em três episódios será lançada pela Prime Video em 2024
— FC Porto (@FCPorto) December 27, 2023
▶ Com inúmeros testemunhos exclusivos, abordando a vida pública e privada de Jorge Nuno Pinto da Costa#SenhorPresidente pic.twitter.com/1nnd2GDHk6
Leia Também: Pinto da Costa ao 'ataque': "Real? Se fosse preciso mais alguma prova..."
Leia Também: Por cá: Jovens "garantidos" no Benfica e aniversário de Pinto da Costa