O primeiro jogo da I Liga em 2024 acontece em Alvalade, esta sexta-feira, com a receção do Sporting ao Estoril Praia, na abertura da 16.ª jornada do campeonato, tratando-se de um duelo que, antes de começar, já conta com um 'selo' especial de... Rúben Amorim.
Quatro jogos, quatro triunfos e nenhum golo sofrido. É este o registo do treinador de 38 anos contra os canarinhos, sendo que tudo isso foi alcançado em menos de um ano e meio.
Sem qualquer jogo frente ao Estoril nos tempos do Sporting de Braga, Rúben Amorim realizou o primeiro jogo contra o emblema da Linha em setembro de 2021, vencendo pela margem mínima (0-1), seguindo-se outro triunfo, em Alvalade, por 3-0, na segunda volta da edição de 2021/22 do campeonato português.
De forma a não 'desfazer' a média, o Sporting venceu também os últimos dois duelos frente ao Estoril, ambos por 2-0, na temporada passada, tratando-se de um registo que o jovem técnico quererá manter, naquela que é a praia dos leões.
Leão 'arrasador' no histórico
É certo que, para recordar o último sorriso do Estoril frente ao emblema leonino, é preciso recuar até outubro de 2018, com um triunfo em Alvalade (1-2) na fase de grupos da Taça da Liga, mas a verdade é que o histórico não deixa de ser 'arrasador' a favor do Sporting.
Em 67 confrontos, os leões venceram 47, empataram em 12 ocasiões e sofreram oito derrotas, algo que resulta num registo 70% vitorioso, sendo que, a jogar na condição de visitados, os números acabaram por tornar-se ainda mais... 'arrasadores'. Em 34 desafios, o Sporting venceu 27 (79% dos duelos), somando apenas quatro igualdades e três desaires.
Após a derrota em Guimarães, diante do Vitória SC (3-2), a equipa de Rúben Amorim reagiu com quatro triunfos em quatro jogos e quererá manter a 'onda' vitoriosa já frente ao Estoril, na defesa da liderança isolada da I Liga. Servirá o mais recente histórico de moral para os leões ou o conjunto de Vasco Seabra vai contrariar a 'lógica' dos últimos tempos? A ver vamos...
Bruno Fernandes esteve presente na última derrota do Sporting frente ao Estoril (1-2), em 2018, quando os leões se encontravam às ordens de José Peseiro.© Getty Images
Leia Também: Já há árbitros para Boavista-FC Porto e Sporting-Estoril