O Benfica é o último dos três grandes a entrar em ação na 16.ª jornada da I Liga, medindo forças com o Arouca (18h00), num duelo que colocará à prova a série invencível da equipa que agora é comandada por Daniel Sousa.
Os encarnados, que vêm de vitórias contra o Sporting de Braga e em casa ante do Famalicão, viajam até à Serra da Freita, onde mora um clube que, depois de sete derrotas consecutivas, conquistou 10 pontos em 12 possíveis, com três triunfos e apenas uma igualdade, navegando agora em águas mais serenas.
Espera-se, por isso, um jogo complicado para o clube de Lisboa, que dentro de dias volta a medir forças com o Sporting de Braga, para a Taça de Portugal. Já o Arouca defrontará o Vizela na prova Rainha.
O encontro entre Arouca e Benfica, que será ajuizado por Fábio Veríssimo, tem apito inicial agendado para as 18h00 deste sábado.
Treinadores em discurso direto
Daniel Sousa
Bom momento: "A responsabilidade não tem que ver com o que está para trás, mas sim onde queremos chegar. Vamos procurar os três pontos. Esperamos que seja um bom jogo de futebol. Queremos dar continuidade ao que temos feito. Sentimos a responsabilidade de vencer."
Série invicta: "Vamos continuar no mesmo registo de jogo, não iremos mudar em função do adversário. Sabemos o que ainda temos para melhorar, apesar dos resultados terem sido positivos. Vamos neste jogo aferir, mais uma vez, a nossa evolução."
Relaxamento: "O momento das duas equipas é bom, mas, se olharmos para a tabela, temos apenas mais seis pontos do que o último classificado, quando na época passada, nesta altura, a distância era de 17 pontos. A competitividade é muito maior, e isso vê-se também no Benfica, que chega a esta jornada com três derrotas e o ano passado só tinha uma."
Roger Schmidt
O que espera do jogo contra o Arouca? "Eu penso que é sempre difícil jogar em Arouca. Há algumas semanas jogámos lá para a Taça da Liga, foi difícil, mas percebemos o ambiente. Agora, têm um novo treinador e têm tido bons resultados nas últimas semanas. Vai ser um jogo difícil, mas estamos muito bem e temos jogadores de volta. O Di María e o Otamendi e vamos querer conquistar os três pontos."
O que Marcos Leonardo traz de diferente ao plantel do Benfica? "Estamos muitos satisfeitos por o ter contratado. É um jovem de bastante talento e é o nosso dever melhorar a equipa quando há janelas de transferências. Está na idade perfeita de vir para a Europa. O Benfica é um clube perfeito para evoluir. Não está na melhor forma, porque esteve parado nas últimas quatro semanas, mas queremos que jogue o mais rápido possível e se adapte à equipa. Temos uma ideia do que queremos. Ele é um goleador, movimenta-se bem e falamos de um jogador de topo."
Há espaço para quatro avançados ou alguém vai ter de sair? "Neste momento só temos dois avançados. O Tengstedt está lesionado e o Marcos Leonardo só chegou agora. Nós temos vários lesionados: o Tengstedt, o Bernat, o Bah e o Neres. Temos 18 jogadores de campo, por isso temos de nos focar no aqui e agora e talvez no final de janeiro a situação seja diferentes. Agora, só nos focamos no que temos. O calendário é preenchido e estamos em várias competições. Nunca sabemos o que pode acontecer na janela de transferências. O número de jogadores não é assim tanto."
Últimos resultados
Arouca: E-V-E-V-V
Benfica: E-V-V-V-V
Últimos onzes
Arouca: Arruabarrena, Bogdan Milovanov, Javi Montero, Nino Galovic, Tiago Esgaio, David Simão, Eboué Kouassi, Cristo González, Morlaye Sylla, Jason Remeseiro, Rafa Mujica.
Benfica: Anatoliy Trubin, Fredrik Aursnes, António Silva, Tomás Araújo, Morato, Orkun Kokçu, João Neves, João Mário, Rafa Silva, Tiago Gouveia, Arthur Cabral.
Ausências
Arouca: Rafael Fernandes, Mateus Quaresma, Oriol Busquets e Weverson (lesionados).
Benfica: Tengstedt, Bah, Bernat e David Neres (lesionados).
Leia Também: Arouca quer "dar continuidade" a série invicta no duelo com o Benfica
Leia Também: "Temos um equilíbrio no plantel e estamos focados em respeitá-lo"