Desp. Chaves-Sporting: Tocam-se dois extremos opostos em Trás-os-Montes

Leões procuram defender a liderança da I Liga, este sábado, no reduto dos flavienses, que querem deixar o estatuto de lanterna-vermelha.

Notícia

© Getty Images

Miguel Simões
13/01/2024 07:20 ‧ 13/01/2024 por Miguel Simões

Desporto

Antevisão

O Sporting é o primeiro dos três 'grandes' a entrar em campo na última ronda da primeira volta da I Liga, este sábado, com a deslocação ao reduto do Desportivo de Chaves, num duelo que reúne os extremos opostos do campeonato, entre o líder e o lanterna-vermelha.

Os leões encontram-se a viver um grande momento, tanto a nível exibicional, como no que toca aos resultados, procurando dar continuidade ao que tem sido feito, na defesa da liderança da prova, com mais um ponto por comparação ao rival Benfica.

Já os flavienses não sabem o que é vencer há quatro jogos, com um empate e três derrotas pelo meio (uma das quais frente ao FC Porto, por 1-0), mas quererão dar luta ao emblema de Alvalade, à semelhança do que tem aconteceu na derrota tangencial (2-3) da última temporada.

Apesar da veia goleadora apresentada nos últimos tempos, o Sporting não esquece as dificuldades sentidas nas últimas deslocação, com dois triunfos nos últimos cinco jogos fora de Alvalade. Após os deslizes frente a Benfica (2-1), Atalanta (1-1) e Vitória SC (3-2), os leões reagiram com vitórias pela margem mínima frente ao Tondela (1-2) e ao Portimonense (1-2).

O jogo tem apito inicial agendado para as 18 horas (horário de Portugal Continental), sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

Moreno Teixeira

Expectativas para receber o líder: "Espero um jogo competitivo e um bom jogo. O Sporting está a jogar bem, muito identificado com todos os processos. Na minha opinião, é a melhor equipa do nosso campeonato, não só pelo que diz a classificação, mas pela qualidade de jogo, com atletas a nível individual com um talento incrível que, a qualquer momento, resolvem jogos sozinhos".

Necessidade de pontuar: "Não queremos vitórias morais, precisamos de pontos e é assim que nos vamos apresentar amanhã [sábado], a reconhecer que do outro lado há, realmente, uma grande equipa, mas a acreditarmos em nós e a acreditar, genuinamente, que é possível ganhar os três pontos".

Inspiração no jogo do Dragão?: "Não escondo que nos dá mais certezas, mais conforto ver a resposta que a equipa deu no Dragão, agora em Famalicão, mas perceber que os jogos são todos diferentes, o Sporting cria problemas diferentes daquilo que fez o FC Porto, o Famalicão, e estamos identificados para isso".

Rúben Amorim

Deslocação a Chaves: "Alertamos os jogadores que nestes jogos não interessa muito em que lugar está o Chaves. Sabemos que será difícil. Vamos encontrar um bloco mais baixo. Basta ver o jogo com o Portimonense. Ganhámos o jogo justamente, mas poderíamos ter empatado ou perdido. Espero um jogo com um bloco mais baixo à espera das transições. Têm um avançado que já tem nove golos. De 18 golos, marcou nove. Se jogar ele e o Jo acho que vão cruzar muitas bolas e vão criar problemas. É um bloco difícil de entrar. Basta ver o jogo no Dragão, a forma como jogaram. Diria que a equipa do Moreno está a crescer. Ele precisa de tempo para implementar as suas ideias. As bolas paradas têm sido um problema para nós e eles têm sido fortes nesses aspetos".

Coates apto: "Sentiu-se bem, mas obviamente não tivemos tempo nenhum. Ele fez o último treino antes do jogo passadas quatro semanas. O jogo já estava controlado, não teve muito trabalho. Voltou a treinar esta semana e portanto está apto".

Fé no título: "Eu acredito sempre. No primeiro ano não acreditei tanto, por estar a tentar salvar a próxima jornada. Fiquei sempre desiludido quando não ganhámos o campeonato. O segundo classificado tem menos um ponto... Muita coisa vai mudar. Todos os jogos têm sido muitos difíceis, principalmente fora de casa. E como nós sofremos sempre um golo, diria que estou bastante preocupado. O foco é só ganhar este jogo e nada mais do que isso".

Últimos resultados

Desportivo de Chaves: E-D-D-D-V

Sporting: V-V-V-V-V

Últimos onzes

Desportivo de Chaves: Hugo Souza , João Correia, Bruno Rodrigues, Steven Vitória, Sandro Cruz, Cafú Phete, Kelechi Nwakali, Hélder Morim, Benny Sousa, Rúben Ribeiro e Héctor Hernández.

Sporting: Franco Israel, Luís Neto, Gonçalo Inácio, Rafael Pontelo, Ricardo Esgaio, Pedro Gonçalves, Daniel Bragança, Nuno Santos, Francisco Trincão, Viktor Gyokeres e Paulinho.

Ausências

Desportivo de Chaves: Pedro Pinho, Ygor Nogueira, Habib Sylla e Rúben Lameiras (lesionados); Guima e Bruno Langa (compromissos internacionais).

Sporting: Iván Fresneda e Jeremiah St. Juste (lesionados); Hidemasa Morita, Geny Catamo e Ousmane Diomande (compromissos internacionais).

Leia Também: Abriram o 'ketchup' em Alvalade. Sporting ameaça recorde de meio século

Leia Também: Registo pouco 'Franco' reabre discussão pela baliza do Sporting

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

A reação de Leandro Barreiro após a noite mágica (e histórica) na Luz

Redes Sociais

A reação de Leandro Barreiro após a noite mágica (e histórica) na Luz

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2Benfica1841
3FC Porto1740
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1820
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14C.D. Nacional1716
15AVS1715
16Arouca1715
17Farense1714
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

João Ferreira "orgulhoso do desempenho" na edição mais dura de sempre

Dakar'2025

João Ferreira "orgulhoso do desempenho" na edição mais dura de sempre

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas