Os 'nerazzurri' entraram em jogo sem contemplações e, à passagem do primeiro quarto de hora, já venciam por dois golos de diferença, aumentada no segundo tempo com mais três tentos, numa noite em que Çalhanoglu e Lautaro Martínez 'bisaram'.
O médio turco abriu o marcador na conversão de uma grande penalidade, aos 12 minutos, e o dianteiro argentino, melhor marcador da Serie A, com 18 golos no mesmo número de jogos, aumentou para 2-0 dois minutos depois.
Após o intervalo, Çalhanoglu assinou, aos 60 minutos, o seu primeiro 'bis' na Liga italiana à sétima temporada, a terceira no Inter depois de ter representado o rival AC Milan.
O defesa Pedro Pereira e o avançado Dany Mota foram titulares nos anfitriões, que reduziram a desvantagem, aos 68 minutos, por intermédio de Pessina, na conversão de uma grande penalidade cometida sobre o dianteiro luso-luxemburguês.
Lautaro Martínez, de penálti, aos 84, e o francês Marcus Thuram, aos 88, selaram o 5-1 final para a formação de Milão, que acumula 11 vitórias e três empates nos últimos 14 jogos na Serie A.
O Inter ocupa o primeiro lugar, com 51 pontos, mais cinco do que a Juventus, que na segunda-feira recebe o Sassuolo. O Monza é 11.º, com 25.
No Estádio Diego Armando Maradona, o Nápoles voltou às vitórias, depois de ter somado apenas um ponto nos três jogos anteriores, mas só festejou o triunfo no sexto minuto de descontos, quando um tento do kosovar Rrahmani confirmou a reviravolta no marcador.
Antes, o experiente médio Candreva tinha inaugurado, aos 31 minutos, o marcador para a formação de Salerno, 20.ª e última classificada (12 pontos), e Raspadori restabelecido a momentânea igualdade, de grande penalidade, aos 45+4.
O internacional português Mário Rui foi titular nos anfitriões, que subiram provisoriamente ao sexto lugar, com 31 pontos, à frente de Atalanta (30), Lazio (30) e Roma (29), que só jogam no domingo.
O Verona bateu o Empoli, por 2-1, com golos do bósnio Djuric (três minutos) e do belga Ngonge (56), e saiu da zona de despromoção para o 17.º lugar, à condição, com 17 pontos, mais quatro do que o adversário (19.º), cujo tento foi apontado pelo polaco Zurkowski (64).
Génova e Torino, respetivamente 12.º e 10.º classificados, com 22 e 28 pontos, empataram sem golos e continuam em zona tranquila da tabela.