O FC Porto recebeu e bateu, este domingo, o Sp. Braga (2-0), em jogo da 17.ª jornada da I Liga. Os dragões haviam tropeçado na ronda anterior, com um empate no Bessa, mas retomaram o caminho das vitórias, no fecho da primeira volta do campeonato, ao mesmo tempo que agudizaram a crise dos minhotos, que ainda não ganharam neste novo ano de 2024.
Fábio Cardoso (12') e Evanilson (49'), de penálti, assinaram os golos da noite no Estádio do Dragão, numa partida que prometia tanto, mas cujo espetáculo acabou por ficar um bocadinho aquém das expectativas.
🇧🇷Evanilson chega aos 15 golos em 22 jogos em 2023/24, 7 apontados em casa.
— Playmaker (@playmaker_PT) January 14, 2024
Não marcava há um mês no estádio do Dragão:
vs Casa Pia [C]
vs SC Braga [C] pic.twitter.com/ee4hroyVir
Ainda assim, o FC Porto arrecadou a 12.ª vitória em 17 jornadas e contabiliza agora 38 pontos, menos quatro do que o Benfica, que é segundo classificado, e menos cinco do que o líder Sporting.
Por seu turno, o Sp. Braga soma a segunda derrota consecutiva, depois de ter sido eliminado na Taça de Portugal pelo Benfica, e continua sem ganhar em 2024, mantendo-se no quarto lugar com 33 pontos e a dez (!) do topo da tabela classificativa.
Top4 do campeonato após a primeira volta
- Sporting, 43 pontos
- Benfica, 42 pontos
- FC Porto, 38 pontos
- Sp. Braga, 33 pontos
(...)
Filme do jogo
Sérgio Conceição voltou a apostar em Nico González e Francisco Conceição no onze inicial e viu o FC Porto a entrar melhor na partida, perante um Sp. Braga algo receoso na hora de partir para o ataque.
Os dragões foram se aproximando da grande área de Matheus Magalhães e aos 12 minutos quebraram a resistência defensiva do adversário. Francisco Conceição bateu um livre indireto na direita e Fábio Cardoso 'subiu ao primeiro andar' para desviar a bola e inaugurar o marcador no Estádio do Dragão.
🇵🇹Fábio Cardoso estreia-se a marcar nesta temporada.
— Playmaker (@playmaker_PT) January 14, 2024
Fez o 4.º golo pelos dragões, todos de cabeça, 3 deles através de livre indireto. pic.twitter.com/3ceVkplhOM
O FC Porto ficou confiante com a vantagem e atiçou o Sp. Braga, que tentou correr atrás do prejuízo, pese embora com dificuldades evidentes em criar lances de perigo. O momento de maior aflição para os dragões aconteceu já perto do intervalo, num lance em que Diogo Costa foi, uma vez mais, decisivo, ao evitar aquele que parecia ser um golo certo de Ricardo Horta, com uma defesa incrível.
Até final dos primeiros 45 minutos não aconteceram mais lances dignos de registo e a vantagem mínima do FC Porto ajustava-se ao que tinha acontecido em campo.
O FC Porto entrou na segunda parte com vontade de alargar o resultado e aos 49 minutos contou com um brinde por parte de Borja. O defesa colombiano complicou, deixou a bola em zona perigosa e obrigou Matheus a varrer Evanilson na grande área.
Hélder Malheiro apontou, de pronto, para a marca de penálti e o avançado brasileiro transformou o castigo máximo em golo, colocando a bola por entre as pernas do compatriota, ampliando a vantagem caseira.
O golo de Evanilson acabou por matar qualquer tipo de reação por parte dos visitantes, que continuavam a revelar muitas dificuldades em causar perigo junto da baliza de Diogo Costa. As poucas bolas que chegavam à grande área do FC Porto eram quase sempre despachadas sem grande trabalho para a defensiva portista.
Sérgio Conceição e Artur Jorge foram tentado agitar o jogo com mexidas através dos respetivos bancos, mas o ritmo de jogo foi baixando cada vez mais e a vitória do FC Porto nunca esteve em causa.
O FC Porto regressa, assim, às vitórias no campeonato e continua na perseguição aos rivais Benfica e Sporting que nesta ronda também venceram os respetivos compromissos. O Sp. Braga, por seu turno, continua a perder gás na luta pelo título e já se encontra a 10 pontos do primeiro lugar. E aqui se fecha a primeira volta do campeonato para os candidatos ao título de campeão nacional.
Momento do jogo: O golo de Evanilson, aos 49 minutos, afastou qualquer reação do Sp. Braga. O erro de Borja, que deixou via aberta para a baliza de Matheus, custou caro. A partir desse segundo golo portista, a história do jogo ficou selada.
Há 14 jogos que o FC Porto não vencia o SC Braga em jogos consecutivos.
— Playmaker (@playmaker_PT) January 14, 2024
Não sofreu golos dos bracarenses nas últimas 3 partidas, Ricardo Horta, em abril 2022, foi o último golo apontado por um jogador do SC Braga. pic.twitter.com/2N2y3dXvph
Equipas iniciais
FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Fábio Cardoso, Wendell; Nico, Alan Varela, Pepê; Galeno, Francisco Conceição e Evanilson.
𝕆 ℕ𝕆𝕊𝕊𝕆 𝟙𝟙 𝕀ℕ𝕀ℂ𝕀𝔸𝕃#FCPSCB pic.twitter.com/hSNKVZbxUW
— FC Porto (@FCPorto) January 14, 2024
Sporting de Braga: Matheus, Víctor Gómez, Paulo Oliveira, José Fonte, Cristián Borja, Vítor Carvalho, João Moutinho, Álvaro Djaló, Zalazar, Ricardo Horta e Abel Ruiz.
| 11 INICIAL - LINE UP
— SC Braga (@SCBragaOficial) January 14, 2024
O nosso XI no Dragão! #LigaPortugalBetclic | #FCPSCB pic.twitter.com/hRffkwK6ct
Antevisão
FC Porto e Sp. Braga vão medir forças, este domingo, em jogo da 17.ª jornada I Liga. Dragões e minhotos estão proibidos de perder pontos, depois de o Sporting ter vencido, com distinção, em Chaves, e consolidado a liderança.
Separados por dois pontos, esta partida também pode ditar uma viragem na classificação. Se o Sp. Braga vencer, passa para terceiro lugar e deixa o FC Porto em quarto. Se for a equipa de Sérgio Conceição a levar melhor, o pódio da I Liga irá distanciar-se, ainda mais, do resto da tabela classificativa.
O pontapé de saída está agendado para as 20h30 no Estádio do Dragão. Siga, em direto, todas as incidências da partida entre Sp. Braga e FC Porto no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Nuno Lobo recandidata-se às eleições do FC Porto