Meteorologia

  • 20 SEPTEMBER 2024
Tempo
20º
MIN 17º MÁX 24º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

Nova vida ou fogo de vista? Nico González 'ressurge' no FC Porto

O médio espanhol foi titular nos últimos dois jogos dos portistas.

Nova vida ou fogo de vista? Nico González 'ressurge' no FC Porto
Notícias ao Minuto

07:53 - 17/01/24 por David Silva

Desporto I Liga

Nem sempre a proveniência de um grande clube dita a titularidade em novos destinos. Nico González foi formado no Barcelona, na famosa La Masia e subiu à equipa principal, tendo disputado 37 encontros pelo clube catalão, em 2021/22. Foi emprestado ao Valencia na época seguinte e, nesta temporada, chegou em definitivo ao Dragão com a expectativa da titularidade, mas não foi bem isso que aconteceu.

No entanto, o cenário tem mudado ligeiramente no passado recente. Nico González mereceu a confiança de Sérgio Conceição nos últimos dois encontros do FC Porto. Primeiro, nos oitavos de final da Taça de Portugal, diante do Estoril Praia, na goleada por 4-0. Saiu aos 72 minutos, já com o resultado consumado. A aposta continuou no campeonato, e logo com um grande oponente. 

Nico foi titular contra o Sp. Braga, na última jornada do campeonato, na jornada 17 da Liga. Mais uma vez, só saiu aos 78 minutos, para dar lugar a Stephen Eustáquio, quando a vitória estava praticamente assegurada. Depois do jogo, mostrou compromisso com o clube, em declarações ao Porto Canal.

"Podem esperar que daremos a volta. Estou seguro de que daremos a volta e conseguiremos ganhar a Liga. Esse é o objetivo, continuar assim, a ganhar, a tentar ser um sólido muito sólido defensivamente e continuar como nestes dois jogos", encontros esses onde o espanhol foi titular.

Nico González tem apenas sete jogos como titular

Esta dupla titularidade tem sido rara no FC Porto. Só remonta a outubro, e também com um jogo de Taça de Portugal pelo meio. Defrontou o Portimonense na jornada oito e depois foi titular de novo diante do Vilar de Perdizes, na prova-rainha. A maior série a titular foi três jogos consecutivos, no início da temporada.

Nico fez parceria com Alan Varela, coincidentemente também reforço para esta temporada, mas que tem tido uma importância muito maior nas escolhas de Sérgio Conceição do que o ex-Barcelona. Stephen Eustáquio, médio-centro, é outro dos jogadores preferidos do treinador. Uma coisa é certa: para ganhar um lugar no meio-campo do FC Porto, é preciso 'comer muita relva'. Nico conta com 17 jogos, sete deles a titular.

Hipótese de transferência já em janeiro perde força

Este ressurgimento de Nico González surge numa altura em que o fim da aventura portista, de forma antecipada, parecia uma possibilidade. Nico foi cogitado pelo Girona, a equipa surpresa da La Liga, atualmente na liderança do campeonato espanhol. 

O pai do jogador, Fran González, não escondeu descontentamento, no final de dezembro, e queixou-se da falta de minutos do filho à imprensa nacional. “É tudo bastante evidente. Quem foi futebolista sabe perfeitamente como alguém se sente quando joga e quando não joga, não é nada de novo”, afirmou. 

No entanto, os responsáveis portistas têm também tem outro fator em conta no que toca à transferência de Nico González, que é a elevada percentagem a que o Barcelona terá direito num eventual negócio - 40%. Se o FC Porto vendesse o jogador nesta altura, muito provavelmente perderia dinheiro, ou teria um fraco retorno pelo jogador que comprou por 8,4 milhões de euros no verão. A segunda volta será decisiva para o Nico cimentar-se no clube azul e branco. No próximo jogo, está forçosamente de fora, por acumulação de cinco amarelos na Liga.

Leia Também: Nem Benfica, nem FC Porto. Guarda-redes do mês da I Liga joga no Farense

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório