Meteorologia

  • 20 SEPTEMBER 2024
Tempo
20º
MIN 17º MÁX 24º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

FC Porto 'cerra fileiras' em época mais permeável do que o habitual

Nos últimos dois jogos, os portistas não sofreram golos. É o melhor que os homens de Sérgio Conceição fizeram até agora nesta época, mas continua a ser um registo muito abaixo do conseguido em outras temporadas.

FC Porto 'cerra fileiras' em época mais permeável do que o habitual
Notícias ao Minuto

08:01 - 18/01/24 por Notícias ao Minuto

Desporto Análise

O FC Porto tem tido mais dificuldades do que o habitual para manter a baliza inviolável. A equipa de Sérgio Conceição leva quase um golo sofrido por jogo, - 26 sofridos e 53 marcados, em 29 jogos - espelhando essa permeabilidade defensiva com a eliminação da Taça da Liga e o terceiro lugar na I Liga.  

No entanto, os homens da Invicta tiveram melhores desempenhos nos últimos dois jogos, com uma vitória clara sobre o Estoril (que era, até agora, a 'besta negra' do FC Porto), por 4-0. Depois, houve novo triunfo sobre o Sp. Braga, um dos rivais mais difíceis da I Liga, por 2-0. 

Sinais prometedores? No próximo jogo, em casa, diante do Moreirense, Sérgio Conceição tem a hipótese de bater a melhor série defensiva desta temporada, com três jogos sem sofrer golos. Até agora, nesta época, o FC Porto só conseguiu estar por duas ocasiões com dois jogos consecutivos sem sofrer - em outubro, nos trunfos diante do Portimonense e Vilar de Perdizes, e no momento atual. 

Registo muito abaixo das duas últimas épocas

Se remontarmos à última época, como termo de comparação, o FC Porto teve maiores séries de inviolabilidade. Em fevereiro de 2023, esteve seis jogos sem sofrer, diante de Vitória SC, Académico Viseu (duas vezes), Sporting, Marítimo e Vizela. Em outubro de 2022, esteve quatro jogos sem sofrer golos, contra Bayer Leverkusen (duas vezes), Portimonense e Anadia. Depois, duas séries de três jogos sem sofrer e... cinco séries de dois jogos (o melhor conseguido até agora esta temporada). 

Na época de 2021/22, de melhor memória para os dragões (campeões da I Liga e da Taça de Portugal), os dragões tiveram uma série de cinco jogos sem golos sofridos, entre março e abril de 2022, outra de quatro, em dezembro de 2021 e  três séries de dois jogos sem sofrer golos. Mais um registo superior a esta temporada. 

Procura-se estabilidade na defesa... e na ficha de jogo

Claro que a 'procissão ainda vai no adro', com pouco mais de metade da época disputada, mas o convém ter em conta estes números, numa época em que a estabilidade na defesa do FC Porto tem sido pouca  - lesões, castigos e até despromoções (no caso de David Carmo) obrigaram a uma espécie de 'dança das cadeiras' no setor mais recuado. 

Já jogaram Zé Pedro, João Mendes, David Carmo, Iván Marcano, Zaidu, Jorge Sánchez, Martim Fernandes, Wendell, Pepe e Fábio Cardoso na defesa, só nesta primeira metade da época. Curiosamente, nos últimos dois jogos alinhou o mesmo quarteto - João Mário, Pepe, Fábio Cardoso e Wendell. Será uma escolha para manter até ao fim da época? O futuro o dirá.

Leia Também: Nuno Lobo visa Pinto da Costa: "Há que antecipar o desastre..."

Leia Também: "100 milhões por Evanilson? Ninguém pode dizer que não acontecerá"

 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório