Notas do Benfica-Boavista: 'São Marcos' seguiu o evangelho de Di María

Leia a análise ao desempenho da vitória do Benfica diante do Boavista, em jogo da I Liga, nesta sexta-feira.

Notícia

© Getty Images

David Silva
20/01/2024 08:00 ‧ 20/01/2024 por David Silva

Desporto

Análise

O Benfica venceu o Boavista, por 2-0, no Estádio da Luz, com golos de Ángel Di María e Marcos Leonardo. Foi um jogo em que os elementos encarnados oscilaram entre o desperdício e o controlo completo do jogo, com Ángel Di María a destacar-se dos demais. O jovem Marcos Leonardo entrou nos minutos finais e ganhou mais um 'crédito'.

O Benfica apresentou-se com uma grande mudança no onze inicial. João Neves, por motivos físicos, deu lugar a Florentino Luís no meio-campo. Já o Boavista, tinha algumas ausências forçadas devido à CAN, e problemas físicos, como o lateral Pedro Malheiro. 

O Benfica teve um grande domínio da posse de bola e predominância nas chances de golo. Na primeira parte, destaca-se um triplo falhanço de Rafa Silva, Arthur Cabral e João Mário, aniversariante da noite. Nenhum chegou ao bom cruzamento de Morato. Outras tentativas seguiram-se de fora da área, por Kokçu e Di María. O Boavista não criou perigo na primeira metade. 

Logo no primeiro minuto da segunda metade, golo anulado ao Benfica. Angel Di María reage a um 'balão' perdido na grande área do Boavista, depois de remate de Rafa Silva, e introduz a bola na baliza. Na jogada, João Mário tinha tocado com a mão na bola e o VAR recomendou a Gustavo Correia a anulação do golo, algo que veio a confirmar-se.

Bozenik, do Boavista, ainda ameaçou (levou grande resposta de Trubin) mas Di María acabaria por marcar mesmo o golo do Benfica. O argentino cruzou, puxado e com efeito, e a bola entrou dentro da baliza de João Gonçalves. O VAR ainda analisou se havia interferência de terceiros, mas validou o lance. 

A formação de Ricardo Paiva foi incapaz de reagir com ocasiões de perigo, mas, ao mesmo tempo, o Benfica parecia 'claudicar' na hora de matar o jogo. Já nos descontos da segunda parte, Marcos Leonardo, acabado de entrar desde o banco suplentes, encostou para o 2-0 após uma assistência de Ángel Di María. Vitória praticamente incontestada do Benfica, com Roger Schmidt e companhia a aproximarem-se do Sporting de novo (um ponto de distância). 

Figura

É praticamente impossível não nomear outro 'homem-do-jogo' que não Ángel Di María. O argentino, melhor marcador das águias esta época, foi decisivo na criação de oportunidades e, curiosamente, foi a partir de um cruzamento que obteve o seu golo. Ainda assistiu Marcos Leonardo, que teve mais um golo na conta pessoal.

Surpresa

Morato tem sido questionado como lateral-esquerdo, uma opção de recurso que se perpetuou desde há algum tempo. Desta feita, o brasileiro acabou por ser um elemento importante a nível ofensivo, com alguns cruzamentos bem tirados pela esquerda. A nível defensivo, também não comprometeu. 

Desilusão

É aniversariante, mas não presenteou a Luz com uma boa exibição. No meio de outras estrelas mais brilhantes, João Mário tem estado apagado esta temporada e este jogo foi mais um exemplo. Por azar, ou talvez não, o primeiro golo de Di María foi anulado após mão na bola do internacional português. 

Treinadores

Roger Schmidt não cedeu à inclusão de Álvaro Carreras no onze inicial e parece ter acertado na decisão. O espanhol chegou ainda esta semana ao clube e Morato deu conta do recado. Poupou João Neves após alguns problemas físicos do médio e lançou Florentino. Nas substituições, polvilhou a equipa com mais algum pulmão. Nota positiva.

Ricardo Paiva tinha poucos argumentos contra um Benfica que tem outra valia nos seus jogadores, bem como maior estabilidade 'extra-campo' (os boavisteiros têm salários em atraso). Apesar da postura bastante conservadora, o mérito do Boavista foi adiar a decisão do resultado até aos descontos. Talvez mais algum risco tivesse compensado.

Árbitro

Gustavo Correia, jovem árbitro da AF do Porto, pecou na gestão das emoções. As suas decisões e a amostragem 'fácil' de cartões amarelos por protestos causou fortes assobiadelas no Estádio da Luz. No critério disciplinar, parece ter feito um jogo positivo, em parte devido aos conselhos do VAR - maior exemplo foi o golo anulado ao Benfica, com mão detetada na Cidade do Futebol. 

Leia Também: "Vendemos cara a derrota contra o Benfica"

Leia Também: "Tenho carinho pelo Benfica, mas o meu foco é o Boavista"

 

 

 

 

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Grace Jackson entra em 'Love Island' e deixa jogador Marcus Rashford

Marcus Rashford

Grace Jackson entra em 'Love Island' e deixa jogador Marcus Rashford

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Autocar

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas