Benfica e Estoril definem, na noite desta quarta-feira, quem será o adversário de Sporting de Braga na final da Taça da Liga. Os minhotos chegaram à última barreira antes do título de campeão de inverno depois de vencerem os leões por 1-0.
Os canarinhos, que estão pela primeira vez nesta fase da competição, procuram ultrapassar um rival que foi 'carrasco' da única final do clube de Cascais e de duas meias-finais já disputadas pelos estorilistas.
A equipa de Vasco Seabra procura chegar à segunda final da sua história, depois de ter perdido a primeira face ao Benfica na longínqua edição 1943/44 da Taça de Portugal. Depois dessa presença inédita numa final, seguiram-se duas derrotas contra as águias, em 2016/17 e 2020/21, nas 'meias' da Taça de Portugal.
Por seu turno, a equipa comandada por Roger Schmidt está de olho em chegar à conquista do seu oitavo troféu da Taça da Liga, que não é levantado desde a época 2015/16. A última final em que as águias estiveram foi em 2021/22, altura em que perderam com o Sporting.
O encontro entre Benfica e Estoril, que decorrerá no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, tem apito inicial agendado para as 19h45 desta quarta-feira e contará com arbitragem de Cláudio Pereira, da Associação de Futebol de Aveiro.
Treinadores em discurso direto
Roger Schmidt:
Espera um Estoril mais fragilizado do que encontrou para o campeonato? "O Estoril continua a praticar um jogo de futebol bastante atrativo e enérgico. As coisas não correram bem nos últimos quatro jogos, mas o estilo de jogo mantém-se e acredito que eles vão tentar atacar. Devemos ter muito cuidado com as transições, porque eles são muito perigosos nessa fase do jogo."
Do que está à espera? "Nós queremos vencer a competição e para já estamos focados na meia-final. É um rival duro e difícil. Joga sempre de forma brava e marca muitos golos. Um desafio difícil, mas teremos de os superar para estar na final. Estamos em boa forma e temos 90 minutos pela frente."
Está satisfeito com o plantel que tem à disposição? "É difícil comparar com o plantel que tínhamos. Se é mais forte ou não que o plantel da época passada, é difícil comparar. As coisas vão acontecendo. Às vezes, os jogadores também querem sair e nós temos de respeitar as decisões. Relembro os casos de João Victor, Guedes e Chiquinho. Jogadores que quiseram e nós respeitámos. Felizmente, conseguimos trazer jogadores para as suas posições. Jogadores que vêm com muita energia e que estão recheados de qualidade e que podem dar muito ao Benfica. São situações normais em todas as equipas."
Vasco Seabra:
Desfrutar: "Queremos também desfrutar do jogo, que é também uma 'final four', e ao mesmo tempo competir com essa missão."
Koba Koindredi de saída? "Já falei também por diversas vezes sobre as qualidades dele, é um jogador super talentoso, com um caminho extraordinário que lhe aparecerá pela frente, não temos dúvidas e, por isso, tal como vocês [imprensa] viram, tem tido o seu comportamento normal. Sabemos que temos muitos jogadores talentosos."
Registo defensivos nos últimos jogos: "Muito mais do que os resultados, se nos cingirmos ao que são comportamentos, tarefas, capacidade para fazermos as coisas, talento individual e coletivo que temos no plantel e na equipa, mantemo-nos equilibrados. Quando nós falávamos que estávamos num momento extraordinário, dizíamos que estávamos no nosso momento, agora também continuamos no nosso momento: temos de crescer, evoluir e aumentar os nossos índices ao nível defensivo."
Últimos resultados
Benfica: V-V-V-V-V
Estoril: V-D-D-D-D
Últimos onzes
Benfica: Anatoliy Trubin, Fredrik Aursnes, António Silva, Nicolás Otamendi, Morato, Orkun Kokçu, Florentino Luís, Ángel Di María, Rafa Silva, João Mário, Arthur Cabral
Estoril: Marcelo Carné, Raúl Parra, Volnei Feltes, Bernardo Vital, Rodrigo Gomes, Mateus Fernandes, Koba Koindredi, Tiago Araújo, Rafik Guitane, Alejandro Marqués, João Marques
Ausências
Benfica: Tengstedt, Bah e Bernat (lesionados).
Estoril: (-)