Benfica apanha 'febre amarela' e Estoril está na final da Taça da Liga

Canarinhos estão na final da competição pela primeira vez e vão medir forças com o Sporting de Braga no próximo sábado.

Notícia

© Pedro Nunes/Reuters

Rodrigo Querido
24/01/2024 21:56 ‧ 24/01/2024 por Rodrigo Querido

Desporto

Taça da Liga

Surpresa total em Leiria. O Estoril garantiu, na noite desta quarta-feira, a primeira presença numa final da Taça da Liga. Os canarinhos precisaram de ir às grandes penalidades para derrotar o Benfica e chegar ao duelo contra o Sporting de Braga.

Depois de um empate (1-1) no tempo regulamentar, foi preciso recorrer-se à 'morte súbita' para que se pudesse encontrar o outro finalista. Na marca dos 11 metros, Marcos Leonardo e Tomás Araújo falharam para o clube da Luz, ao passo que João Marques não teve pontaria do lado dos estorilistas. Bernardo Vital marcou castigo máximo que colocou o Estoril de forma inédita na final da competição.

Filme do jogo:

Para este que era o segundo jogo entre as duas equipas esta temporada, Roger Schmidt decidiu surpreender no onze inicial e colocou o croata Petar Musa no onze, ele que tem sido apontado a uma saída dos encarnados já neste mercado de transferências de inverno.

Mas esta alteração promovida pelo treinador alemão não surtiu, certamente, o efeito desejado. Nesta que foi a segunda mão da meia-final da Taça da Liga, as águias apresentaram uma exibição muito desinspirada no primeiro tempo, contrariando o que vinha a ser um crescendo em termos exibicionais nas ´partidas anteriores.

O Estoril, por seu turno, não acusou a pressão de estar pela primeira vez nestas lides mais decisivas. À semelhança de outras exibições contra os três grandes já esta época, e que redundaram em duas vitórias contra o FC Porto, o conjunto orientado por Vasco Seabra foi mais inteligente do que o seu adversário.

A equipa do concelho de Cascais entrou muito melhor que o Benfica no encontro e foi sem surpresas que o Estoril abriu o marcador em Leiria ao minuto 16, com um remate certeiro de Rafik Guitane. Depois de um cruzamento de Rodrigo Gomes, que tinha sido desviado por Otamendi, o extremo franco-argelino aproveitou uma bola que lhe chegou ao segundo poste e atirou para o fundo das redes de Trubin.

Depois disso, assistiu-se a uma reação do Benfica... pintada de vários desperdícios. Aos 20 minutos, Dani Figueira brilhou com uma enorme defesa a remate de Rafa Silva, quando o português estava na cara do guardião. Pouco tempo depois, aos 24', António Silva cabeceou a rasar o poste da baliza dos canarinhos.

Os encarnados pressionavam à procura do empate, mas, do outro lado, o Estoril defendia bem e impedia que os comandados de Roger Schmidt conseguissem visar as suas redes. Em cima da meia hora, Musa surgiu à boca da baliza e viu o ex-FC Porto Mangala fazer um corte milagroso. Logo de seguida, aos 36 minutos, Ángel di María rematou para mais uma excelente intervenção de Dani Figueira.

A segunda parte começou sem alterações para nenhuma das equipas e trouxe consigo um grande equilíbrio. O Benfica voltou a ter mais bola do que o rival canarinho, mas o Estoril conseguiu manter-se muito organizado defensivamente. Os lisboetas entraram com toda a força na etapa complementar à procura do empate, porém, e à semelhança do que tinha acontecido na primeira parte, os estorilistas estiveram atentos na hora de anular o perigo junto da sua baliza.

No entanto, tal não aconteceu aos 58 minutos, quando o Benfica acabou por chegar ao golo do empate. João Mário tentou servir Musa, o croata fez uma simulação, não tocou na bola e decidiu abrir as pernas para que a bola seguisse na direção de Otamendi. Já dentro da área adversária, o capitão dos encarnados rematou de primeira para o fundo das redes da baliza à guarda de Dani Figueira.

Ainda que tenha sofrido o golo praticamente no arranque da segunda parte, o Estoril não baixou os braços e continuou a perseguir o sonho de chegar à final pela primeira vez. Aos 68 minutos, Aursnes teve um corte fulcral que evitou aquilo que seria uma jogada perigosa para a baliza de Trubin. O Estoril saiu em transição rápida, com Rafik Guitane  a conduzir e, depois, a tentar assistir Rodrigo Gomes. O jovem tentou fugir em velocidade pelo centro do terreno de jogo, mas o norueguês, último elemento da linha defensiva, impediu essa ideia.

Do outro lado, o Benfica foi carregando à procura da remontada. Já nos dez minutos finais, o brasileiro Marcos Leonardo esteve a um passo de marcar o seu terceiro jogo pelo clube da Luz em outros tantos jogos. Rafa Silva assistiu na perfeição o ponta de lança brasileiro, mas o remate do ex-Santos passou a rasar o poste.

Já com o estreante Carreras em campo, Di María esteve à beira de resolver a partida no tempo de descontos com um golaço que faria 'estoirar' o quadro elétrico no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa. Na ressaca de um canto, o argentino rematou de primeira de muito longe e Dani Figueira defendeu para o ferro.

Depois do empate no tempo regulamentar, foi preciso recorrer-se às grandes penalidades para se descobrir adversário do Sporting de Braga na final da prova. Na marca dos 11 metros, Marcos Leonardo e Tomás Araújo falharam para o clube da Luz, ao passo que João Marques não teve pontaria do lado dos estorilistas. Já em tempo de 'morte súbita', Vital marcou castigo máximo que qualificou o Estoril pela primeira vez para a final da prova.

Sporting de Braga e Estoril vão agora medir forças pelo título de campeão de Inverno, num jogo que está agendado para o próximo sábado em Leiria (19h45).

Momento do jogo: O grande remate de Di María em cima do soar do gongo podia ter sido a situação que mudaria todo o jogo. No entanto, o poste e Dani Figueira estavam lá para negar o que seria um golo olímpico do argentino.

Equipas iniciais:

Benfica: Anatoliy Trubin, Fredrik Aursnes, António Silva, Nicolás Otamendi, Morato, João Neves, Orkun Kokçu, Di María, João Mário, Rafa Silva e Petar Musa.

Suplentes: Samuel Soares, Tomás Araújo, Álvaro Carreras, Florentino Luís, David Neres, Tiago Gouveia, Rollheiser, Arthur Cabral e Marcos Leonardo.

Estoril: Dani Figueira, Volnei Feltes, Bernardo Vital, Mangala, Rodrigo Gomes, Mateus Fernandes, Koba Koindredi, Wagner Pina, Rafik Guitane, Heriberto Tavares e Cassiano.

Suplentes: Marcelo Carné, Raúl Parra, Marqués, João Carlos, Pedro Álvaro, João Marques, Michel, Mor Ndiaye e Tiago Araújo.

Pré-jogo

18h33: Encarnados já chegaram ao estádio.

18h15: Benfica a caminho do palco do encontro.

18h10: Estoril já está no Estádio Dr. Magalhães Pessoa

17h47: Roger Schmidt e Vasco Seabra deram o mote para esta noite. 

17h40: A equipa do Estoril já está a caminho do Estádio Magalhães Pessoa.

Antevisão

Benfica e Estoril definem, na noite desta quarta-feira, quem será o adversário de Sporting de Braga na final da Taça da Liga. Os minhotos chegaram à última barreira antes do título de campeão de inverno depois de vencerem os leões por 1-0.

Os canarinhos, que estão pela primeira vez nesta fase da competição, procuram ultrapassar um rival que foi 'carrasco' da única final do clube de Cascais e de duas meias-finais já disputadas pelos estorilistas.

A equipa de Vasco Seabra procura chegar à segunda final da sua história, depois de ter perdido a primeira face ao Benfica na longínqua edição 1943/44 da Taça de Portugal. Depois dessa presença inédita numa final, seguiram-se duas derrotas contra as águias, em 2016/17 e 2020/21, nas 'meias' da Taça de Portugal.

Por seu turno, a equipa comandada por Roger Schmidt está de olho em chegar à conquista do seu oitavo troféu da Taça da Liga, que não é levantado desde a época 2015/16. A última final em que as águias estiveram foi em 2021/22, altura em que perderam com o Sporting.

O encontro entre Benfica e Estoril, que decorrerá no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, tem apito inicial agendado para as 19h45 desta quarta-feira, contará com arbitragem de Cláudio Pereira, da Associação de Futebol de Aveiro, e poderá acompanhá-lo, em direto, através da página do Desporto ao Minuto.

Leia Também: J. Marques admite recurso para tribunal europeu no caso dos emails

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

O gesto incrível de Bruno Fernandes… que Manchester United não autorizou

Premier League

O gesto incrível de Bruno Fernandes… que Manchester United não autorizou

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1537
2FC Porto1537
3Benfica1435
4Sp. Braga1528
5Santa Clara1527
6Vitória SC1422
7Casa Pia1520
8Moreirense1520
9Famalicão1519
10Gil Vicente1517
11Rio Ave1416
12Estoril1414
13AVS1513
14C.D. Nacional1412
15Estrela1412
16Farense1512
17Boavista1512
18Arouca1511
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Comprou 120 carros (de luxo) em dois anos. Esta é a sua garagem

Luxo

Comprou 120 carros (de luxo) em dois anos. Esta é a sua garagem

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas