O Sporting de Braga conquistou, este sábado, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, a terceira Taça da Liga da sua história, após vencer nos penáltis o Estoril-Praia, por 5-4, após o 1-1 no tempo regulamentar. Um recinto que albergou na final 18.989 espectadores.
E o jogo começou logo com um erro infantil de José Fonte que, aos cinco minutos, cometeu falta sobre Cassiano na grande área e, após Fábio Veríssimo conferir as imagens no VAR, o brasileiro faturou o primeiro na marca dos 11 metros.
Os arsenalistas aumentaram a voltagem no quadro elétrico e foram à procura de sair do ‘poço’ rapidamente. A pressão efetivamente subiu, mas foi num momento de enorme inspiração, à passagem dos 20 minutos, que os pupilos de Artur Jorge chegaram à igualdade por intermédio de um remate potente, de fora da área, de Ricardo Horta.
Depois disso, e apesar do maior controlo vermelho e branco, as oportunidades começaram a escassear e até ao intervalo não surgiram muitos mais lances dignos de apontamento.
E a toada assim se prolongou na etapa complementar com muita parra e pouca uva, o que, por outras palavras, traduziu-se numa segunda parte praticamente sem remates à baliza. Aos 84 minutos surgiu a melhor ocasião, através de Pizzi, com Dani Figueira a responder à altura. Dos canarinhos, e na segunda parte, apenas registo o lance de Mateus Fernandes a testar de muito longe a atenção de Matheus.
O troféu teve mesmo de ser decidido nas grandes penalidades e aí brilhou o Sporting de Braga, que não falhou qualquer castigo máximo, ao contrário de Tiago Araújo que foi o único a errar na marca dos 11 metros.
Onze do Sp. Braga: Matheus; Borja, Paulo Oliveira, Fonte e Victor Gomez; Vítor Carvalho, João Moutinho e Zalazar; Ricardo Horta, Álvaro Djaló e Abel Ruiz.
Onze do Estoril-Praia: Daniel Figueira; Mangala, Vital e Pedro Álvaro; Tiago Araújo, Koindredi, Mateus Fernandes e Wagner Pina; João Marques, Guitane e Cassiano.
Antevisão: Sporting de Braga e Estoril-Praia defrontam-se este sábado, a partir das 19h45, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.
Os arsenalistas chegaram à final depois de suplantar o Sporting na meia-final, por 1-0. Por sua vez, os canarinhos suplantaram o Benfica nas grandes penalidades, após 1-1 no tempo regulamentar.
As duas equipas já se defrontaram esta época em Braga, para a I Liga, com triunfo dos minhotos por 3-1. Relembrar que o Sp. Braga disputa a final da Taça da Liga pela quinta vez: soma duas vitórias e duas derrotas. A última final ganha pelos arsenalistas foi em 2019/20: 1-0 ao FC Porto, com golo de Ricardo Horta. Já a equipa da 'Linha' disputa a final da Allianz Cup pela primeira vez.
Leia Também: La Liga: Siga em direto os resultados e marcadores da 22.ª jornada