Quase uma semana depois do regresso às derrotas, o Sporting volta a competir no Estádio de Alvalade, esta segunda-feira, na receção ao Casa Pia, na tentativa de se manter na liderança isolada da I Liga.
Os leões atravessavam um ciclo de oito triunfos consecutivos, com um registo goleador considerável (19 golos nas últimas quatro vitórias), mas acabaram por 'tropeçar' no acesso à final da Taça da Liga, diante do Sporting de Braga (1-0), em Leiria - um resultado que Rúben Amorim não hesitou em admitir que 'abalou', de certa forma, a sua equipa.
Já os gansos chegam a Alvalade com duas derrotas caseiras consecutivas, não deixando de ser curioso que as deslocações têm corrido melhor à equipa de Pedro Moreira do que os jogos na condição de visitado em Rio Maior.
Se o objetivo do Casa Pia passará por dar o salto para meio da tabela, de modo a 'fugir' à zona de despromoção, também não deixa de ser um facto que o Sporting quer manter-se no trono do campeonato, onde leva um ponto de vantagem frente ao Benfica. Ambas pretendem 'curar' uma desilusão no 'reino' do leão, restando perceber quem irá consegui-lo.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20h45 (horário de Portugal Continental), contará com arbitragem de Hélder Carvalho e poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Rúben Amorim
Análise ao adversário: "O Casa Pia mudou a sua forma de jogar, num 4-4-2, com algumas dinâmicas parecidas ao que o Paulo Fonseca fazia há algum tempo. Têm uma boa identidade e depois a qualidade deles vem ao de cima, com avançados possantes. Devemos evitar os cruzamentos, como em Chaves. Poderão jogar com linha de seis, por vezes. Será um jogo difícil em que, infelizmente, tivemos mais tempo para prepará-lo".
Peso da derrota na Taça da Liga: "Sentimos o peso da derrota [contra o Sporting de Braga], com silêncio, mas a trabalhar bem nos treinos. Sei que eles ainda estão a pensar no jogo. Sou o mais rápido a pensar no jogo seguinte e, se a mim me custa, imagem os jogadores. Foi uma das derrotas que eu sinto que mais se alongou no tempo"
Saída sem títulos conquistados?: "Obviamente que se não ganharmos títulos, sairei pelo meu pé. Não é nada de novo. Dois anos seguidos sem ganhar títulos não pode acontecer num clube 'grande' como o Sporting. Não muda nada. Estamos preparados para o Casa Pia. Precisamos que a bola comece a rolar para pensarmos em ganhar pontos".
Pedro Moreira
Elogios ao Sporting: "São uma equipa sempre muito tranquila, à procura dos seus objetivos e ideias, com jogadores de referência em todos os setores do campo. Esperamos um jogo difícil, onde vamos respeitar o líder do campeonato, mas vamos com a ambição de querer mostrar o nosso trabalho e a nossa forma de pensar o jogo, estando sempre equilibrados no momento defensivo, de modo a que depois nos seja possível chegar com qualidade ao último terço e marcar".
Melhorar registo defensivo: "Temos de ser capazes de evitar sofrer golos, tem sido um problema nos últimos jogos. Este jogo vai ser uma prova para nós e uma oportunidade para este grupo dar uma boa resposta. Tudo o que não seja perder o jogo será algo de inesperado perante o líder do campeonato e foi com esse intuito que trabalhámos esta semana. Sinto o grupo ávido e ansioso por ir jogar", expressou, em conferência de imprensa de antevisão à partida".
Polémico golo de Paulinho na primeira volta ainda mexe: "Somos três equipas no campo e ninguém quer falhar. Todos temos ferramentas para estarmos mais capazes de não falhar. São momentos complicados e já fazem parte do passado. Tenho muita confiança em todos os intervenientes. Este é o nosso espetáculo e temos de o melhorar, para que seja mais positivo e traga mais pessoas aos estádios. Quero fazer parte disso e estou cá nesse sentido, tentando não criar dificuldades, mas sempre defendendo a minha 'dama' da melhor maneira possível".
Últimos resultados
Sporting: D-V-V-V-V
Casa Pia: D-D-V-D-V
Últimos onzes
Sporting: Franco Israel, Eduardo Quaresma, Sebastián Coates, Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio, Pedro Gonçalves, Morten Hjulmand, Nuno Santos, Marcus Edwards, Francisco Trincão e Viktor Gyokeres.
Casa Pia: Lucas Paes, Gaizka Larrazabal, João Nunes, Nermin Zolotic, Leonardo Lelo, Tiago Dias, Ângelo Neto, Rafael Brito, Yuki Soma, Felippe Cardoso e Clayton Silva.
Ausências
Sporting: Iván Fresneda (lesionado); Hidemasa Morita, Geny Catamo e Ousmane Diomande (compromissos internacionais)
Casa Pia: (-)
Leia Também: Amorim taxativo: "Se o Sporting não ganhar títulos, sairei pelo meu pé"