Vindo de uma derrota nos penálties diante do Estoril, na Taça da Liga, o Benfica passou na Amadora, após um 'susto' inicial no começo do jogo. O Estrela marcou primeiro, com alguma passividade benfiquista, mas a reação do Benfica foi rápida, controlando a segunda parte e quaisquer hipóteses do Estrela. Os benfiquistas venceram por 1-4, no Estádio da Reboleira.
Roger Schmidt fez alinhar uma equipa praticamente na máxima força, com uma grande alteração no ataque - Petar Musa, avançado croata que está de saída da Luz, não figurou nem no onze nem na bancada. Arthur Cabral assumiu a titularidade - e Schmidt terá ganho a aposta.
O jogo começou logo com uma grande penalidade assinalada a favor do Benfica. Rafa Silva aparenta ter sido derrubado por Mansur dentro da grande área, mas o árbitro rapidamente reverteu a decisão, com ajuda do VAR. O corte é limpo.
Lado direito da defesa encarnada muito permeável aos ataques no início
O Benfica tinha dificuldade em entrar dentro da grande área amadorense, pois a defesa do Estrela organizava-se num compacto 5-4-1, com o Benfica a alinhar no habitual 4-4-2, com Rafa Silva atrás de Arthur Cabral. A melhor chance da primeira meia-hora pertence a Orkun Kokçu, com um livre direto defendido por Brigido.
Do outro lado, o Estrela foi crescendo, apanhando a defensiva do Benfica desprevenida do lado direito frequentemente. Houve um primeiro sinal de perigo aos 18 minutos, com Leo Cordeiro a atirar para defesa fácil de Trubin, guardião do Benfica.
Mas o golo da formação da casa surgiu mesmo, numa jogada muito semelhante. O brasileiro Leo Jabá aproveitou alguma passividade na defesa do Benfica e galgou metros dentro da grande área. Depois de uma primeira defesa de Trubin (em direção a Jabá), o brasileiro disparou por entre as pernas do ucraniano.
Reação relâmpago do Benfica (com um claro protagonista)
A reação do Benfica não demorou muito. Arthur Cabral marcou o primeiro golo do Benfica na Reboleira. O brasileiro recebeu um passe em desmarcação de Ángel Di María e disparou de bicicleta, após dominar a bola de peito. Um grande golo de Arthur Cabral, que já tinha marcado de calcanhar ao Sp. Braga.
Di María funcionava como orquestrador de jogo, lançando ataques desde trás, como tantas vezes acontece neste Benfica. Numa questão de dois minutos, o Benfica fez a reviravolta. Mais uma vez, com participação de Arthur Cabral. O brasileiro assistiu de calcanhar Rafa Silva, avançado português que disparou de primeira à entrada da área. O Benfica ia para o intervalo a ganhar.
Ao intervalo, Roger Schmidt incluiu Florentino em campo, retirando Kokçu. Logo a abrir a segunda parte, novo golo dos encarnados, mais uma vez com Arthur Cabral na jogada. Até assistiu 'sem querer', com um primeiro cabeceamento que acertou na barra e sobrou para Nico Otamendi, que fez o terceiro golo.
Já no decorrer da segunda parte, o Estrela da Amadora ficou ainda mais fragilizado com a expulsão de Regin Ndo, por acumulação de amarelos. Viu o cartão vermelho após uma entrada fora de tempo em João Neves. Marcos Leonardo, outro avançado brasileiro, fez o 1-4 final em zona oportuna. Terceiro golo do jovem encarnado.
Esta vitória deixa o Benfica com mais dois pontos que o Sporting e mete pressão no adversário de Lisboa, subindo à condição ao primeiro lugar. O Estrela da Amadora agrava a crise e mantém os mesmos 18 pontos.
Onzes
Estrela da Amadora: Bruno Brigido, Omorwa, Pedro Mendes, Mansur, Jean Felipe, Leonardo, Aloíso Souza, João Reis, Regis, Ronaldo, Leo Jabá
Benfica: Trubin, Aursnes, António Silva, Morato, Otamendi, João Neves, Kokçu, Di María, João Mário, Rafa e Arthur.
Antevisão
O Estrela da Amadora recebe a visita do Benfica, nesta segunda-feira, 15 anos depois da última vez que tal aconteceu no campeonato. É um duelo entre vizinhos que têm estado desencontrados ao nível competitivo. Depois de vários anos nas divisões secundárias, após crises diretivas, o Estrela da Amadora voltou à I Liga na nesta temporada.
O Benfica tem um registo histórico neste reduto claramente superior. Os últimos cinco confrontos entre as duas equipas teve um resultado favorável aos encarnados. A última vitória do Estrela da Amadora diante do Benfica foi conseguida em 1999/2000, quando Jorge Jesus era treinador dos homens da Reboleira.
Trata-se de um duelo interessante de I Liga, entre o segundo e o 14.º classificados, que pode acompanhar em direto com o Desporto ao Minuto, a partir das 18h45.
Leia Também: Lazio pondera investida de última hora para levar Rafa do Benfica
Leia Também: Oficial: Guarda-redes com passagem pelo Benfica troca de clube em Espanha