Meteorologia

  • 03 JULHO 2024
Tempo
26º
MIN 18º MÁX 28º

Notas do Sporting-Casa Pia: Leão mostra como 'depenar' gansos com classe

Equipa de Rúben Amorim curou a ferida provocada pelo 'tropeção' na Taça da Liga e mostrou estar imparável no regresso à I Liga.

Notas do Sporting-Casa Pia: Leão mostra como 'depenar' gansos com classe
Notícias ao Minuto

07:16 - 30/01/24 por Miguel Simões

Desporto Análise

O Sporting rubricou a maior goleada na presente edição da I Liga, esta segunda-feira, ao aplicar 'chapa 8' ao Casa Pia, em Alvalade, duas horas depois de ter visto o rival Benfica vencer o Estrela da Amadora (1-4) na corrida pelo trono do campeonato.

Sensivelmente uma semana após a desilusão provocada pelo Sporting de Braga na Taça da Liga, os leões rubricaram uma entrada de rompante e, em meia hora, 'depenaram' os gansos. Coates abriu o ativo (14'), Gyokeres ampliou (23'), Pedro Gonçalves juntou-se à festa (25') e o sueco ainda bisou de penálti (32') antes do golo de Francisco Trincão (43') à beira do descanso.

O Sporting ativou o modo de gestão no segundo tempo, mas nem por isso deixou de festejar mais golos, com o recém-entrado Catamo (65') a fazer o sexto, antecedendo o bis de Coates (82') e o de Trincão (90+4') naquele que foi o 8-0 final.

Dessa forma, Rúben Amorim - que celebrou 39 anos no passado sábado - registou também a maior vitória na I Liga em toda a sua carreira, superando o triunfo frente ao B SAD (1-7), ainda nos tempos do Sporting de Braga.

Os leões mostraram como 'depenar' gansos com classe e cimentaram o melhor ataque do campeonato, na liderança, com 49 pontos, mais um por comparação ao rival Benfica.

Vamos então às notas da partida:

Figura

Viktor Gyokeres continua a ser preponderante na estratégia do Sporting, sobretudo no que toca a fazer golos, tendo voltado a dar nas vistas na goleada alcançada em Alvalade. O avançado sueco bisou - assim como os colegas Sebastián Coates e Francisco Trincão -, mas destacou-se bem para além disso, com movimentações a 'baralhar' os adversários, passes eficazes e ainda conquistou uma grande penalidade, precisamente o lance que possibilitou o seu bis na partida.

Surpresa

Geny Catamo regressou ao Sporting após ter representado Moçambique no Campeonato Africano das Nações (CAN) e parecia que nem tinha saído da 'linha' de Rúben Amorim. O jovem avançado entrou aos 58 minutos e precisou de pouco tempo para assinar o 6-0 do Sporting (65'), tendo ainda rubricado uma assistência para o bis de Coates, já na reta final, para além de tudo aquilo que acrescentou à fluidez ofensiva dos verdes e brancos em 'modo gestão'.

Desilusão

João Nunes é dos jogadores com mais experiência no plantel do Casa Pia, mas terá realizado uma das suas exibições mais pobres da carreira, não conseguindo travar as setas do Sporting apontadas à baliza de Ricardo Batista. Tanto assim foi que o cartão amarelo aos 13 minutos antecedeu o início da goleada dos leões, além da grande penalidade cometida sobre Gyokeres em cima da meia hora de jogo, algo que levou à sua imediata substituição por ter ficado exposto à expulsão.

Treinadores

Rúben Amorim já tinha confessado que sentia necessidade de ver a sua equipa competir, de forma a reagir à desilusão provocada pelo regresso às derrotas na Taça da Liga, mas talvez estivesse longe de imaginar este desfecho. Com a isolada alteração na baliza, os leões rubricaram uma entrada de rompante e, em meia hora, marcaram cinco golos. A ideia de gerir o resultado ficou implícita em algumas substituições no segundo tempo, mas nem por isso a sua equipa deixou de procurar mais e mais. 

Pedro Moreira viveu um autêntico pesadelo na visita a Alvalade, com uma estratégia que sofreu um revés muito forte no primeiro tempo, face ao início 'matador' do adversário. Trocar João Nunes por Fernando Andrade não 'colheu' os frutos que o Casa Pia pretendia e, depois dos primeiros quatro golos, surgiriam outros quatro, ainda que de forma mais espaçada - tudo isto sem nunca vislumbrar melhorias nos processos ofensivos (e sobretudo defensivos) dos gansos.

Árbitro

Hélder Carvalho protagonizou uma arbitragem segura e sem casos polémicos, demonstrando segurança e coerência na hora de apitar as faltas e puxar dos cartões. O árbitro da AF Santarém não hesitou em apontar grande penalidade João Nunes sobre Viktor Gyokeres e, mais à frente, apenas teve de esperar um pouco pela validação por parte do VAR no bis de Coates (7-0).

Leia Também: Entrada de rompante deixa Sporting a 'Piar' e a sonhar alto no trono

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório