Meteorologia

  • 13 OCTOBER 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 25º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

Famalicão reage ao caso de racismo em Faro: "Seremos voz ativa..."

Clube famalicense esclarece que não confunde as "gentes de Faro e os adeptos do SC Farense com um adepto que, tendo em conta o referido comportamento, não demonstra saber estar na sociedade".

Famalicão reage ao caso de racismo em Faro: "Seremos voz ativa..."
Notícias ao Minuto

20:52 - 10/02/24 por Notícias ao Minuto

Desporto I Liga

O Famalicão reagiu, na noite deste sábado, aos alegados insultos "racistas e xenófobos" de que Chiquinho foi alvo na visita ao Farense (1-1), em jogo da 21.ª jornada da I Liga registado horas antes. Em comunicado, o emblema famalicense expressou a solidariedade ao jogador, bem como esclareceu que não confunde as "gentes de Faro" com o adepto em questão. 

"O Futebol Clube Famalicão – Futebol SAD demonstra a sua solidariedade com o jogador Chiquinho, visado por um adepto com conteúdos racistas e xenófobos no jogo com o Sporting Clube Farense, realizado este sábado. Não confundimos as gentes de Faro e os adeptos do SC Farense com um adepto que, tendo em conta o referido comportamento, não demonstra saber estar na sociedade e, por via disso, não merece lugar num qualquer espetáculo desportivo", pode ler-se no comunicado, que prossegue. 

"Seremos voz ativa para que este adepto – tal como outros que adotem este tipo de atitudes e comportamentos – não seja parte integrante do nosso futebol. Por uma sociedade igualitária, sem raças, credos ou religiões. Onde todos somos iguais e tratados de forma igual. Para que casos como este não se voltem a repetir", vinca o Famalicão, deixando mais uma garantia. 

"Como clube, estamos e estaremos sempre na vanguarda da erradicação de um problema que não deveria existir. Para que todos possamos contribuir para um mundo em que todos sejamos tratamos como deveríamos ser: de forma igual e justa. Não há lugar para o racismo nem xenofobia. No futebol, na sociedade. Não ao Racismo", concluem os famalicenses. 

Por seu turno, o Farense também já se pronunciou oficialmente, demarcando-se "de qualquer comportamento menos próprio que possa ter ocorrido durante o jogo de hoje", e assinalando que se pauta "pela defesa e valorização dos mais elevados princípios de humanismo, civismo e não discriminação".

Refira-se, ainda, que a Liga Portugal já condenou o sucedido e informou que o adepto em questão foi identificado pela PSP

[Notícia atualizada às 20h56]

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório