A Costa do Marfim conquistou, na noite de domingo, a CAN'2023 depois de vencer a Nigéria (2-1), de José Peseiro, na final. Sebastien Haller foi o autor do golo decisivo, apontado já na reta final da partida, e confirmou o título para a seleção anfitriã. No entanto, este não foi apenas mais um golo na carreira de Haller. O avançado do Borussia Dortmund não escondeu a emoção na hora de festejar um título por conta daquilo que viveu nos últimos anos.
Há 18 meses - mais precisamente em julho de 2022 - Haller havia sido diagnosticado com um cancro testicular poucos dias após ter trocado o Ajax pelo Dortmund. O jogador foi, então, submetido a duas intervenções cirúrgicas e completou vários ciclos de quimioterapia, voltando aos treinos apenas em ianeiro de 2023.
Haller jogou ainda nesse mês de janeiro, mas desde então tem estado a contas com algumas lesões musculares, manifestando maior dificuldade em recuperar a veia goleadora dos tempos do Ajax.
Ainda assim, nem isso impediu o selecionador da Costa do Marfim de convocar Haller para esta CAN e o jogador de 29 anos respondeu com dois golos nas fases mais importantes, nas 'meias' e na final.
Depois do apito final soar no Estádio Alassane Ouattara, em Abidjan, Haller emocionou-se na presença da família. Pouco depois também não segurou as lágrimas ao ser entrevistado e acabou confortado pelo jornalista.
"Sonhámos tantas vezes com este momento", atirou Haller, entre lágrimas.
Sébastien Haller couldn’t hold back his tears in the post-match interview and the reporter couldn’t hold back too, so so deserved Seb 🇨🇮 #AFCON2023 pic.twitter.com/DCnPLcylM1
— Patric (@Simplblue88) February 11, 2024