Meteorologia

  • 14 NOVEMBER 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 17º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

Jovens empreendedores de direita ao socorro. As notas do FC Porto-Estrela

João Mário e Francisco Conceição 'catapultaram' os dragões para um triunfo inequívoco sobre os tricolores.

Jovens empreendedores de direita ao socorro. As notas do FC Porto-Estrela
Notícias ao Minuto

08:03 - 18/02/24 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Análise

O FC Porto deixou para trás os 'tropeções' cometidos perante Rio Ave (empate sem golos) e Arouca (derrota, por 3-2), e regressou, este sábado, aos triunfos, ao receber e bater o Estrela da Amadora, por 2-0, em encontro a contar para a 22.ª jornada da I Liga.

'Alimentados' por João Mário e Francisco Conceição, uma dupla que provocou constantes 'dores de cabeça' a partir da ala direita do ataque, os dragões deram o primeiro sinal de aviso logo ao sexto minuto de jogo, o primeiro cruzou para o cabeceamento de Evanilson, que esbarrou nas mãos de Bruno Brígido.

Os tricolores, por seu lado, procuraram responder com transições rápidas para o ataque. Na primeira (e das poucas) digna de registo, Zaidu Sanusi teve de se aplicar para impedir André Luiz de 'fazer estragos', mas, pelo meio, acabou por lesionar-se, e foi substituído por Jorge Sánchez.

Apesar do contratempo, os dragões não se deixaram abalar, e chegaram à vantagem, à passagem dos 35 minutos. João Mário combinou com Francisco Conceição e deixou a bola nos pés de Wenderson Galeno, que não perdoou.

Até ao intervalo, houve tempo para mais duas ocasiões de golo. Primeiro, Diogo Costa teve de 'voar' para negar a festa a Ronaldo Tavares. Depois, Francisco Conceição, completamente solto no 'coração' da grande área, atirou à figura de Bruno Brígido.

No regresso dos balneários, os azuis e brancos procuraram 'matar' o jogo o mais rapidamente possível. E conseguiu fazê-lo, por intermédio de João Mário, depois de ter desperdiçado mais duas oportunidades, pela cabeça de Evanilson e pelos pés de Galeno.

Feitas as contas, com este triunfo, o FC Porto passa a somar 48 pontos, o que o deixa na terceira posição, a cinco pontos dos líderes, Sporting (que ainda vai visitar em Moreirense e tem um outro jogo em atraso, com o Famalicão) e Benfica (que vai receber o Vizela). Já o Estrela da Amadora, é 14.º classificado, com 21 pontos.

Figura

João Mário foi, juntamente com Francisco Conceição, o principal dínamo ofensivo do FC Porto. Na primeira parte, assistiu Evanilson para o golo inaugural, e, já na segunda, foi dos seus pés que partiu o (belo) remate que acabou por dar uma outra tranquilidade ao conjunto azul e branco.

Surpresa

Sem Iván Marcano (devido a lesão) e Fábio Cardoso (por castigo), Sérgio Conceição apostou na titularidade de Otávio, e, certamente, não se terá arrependido. O ex-Famalicão não tremeu, na estreia de dragão ao peito, e deixou bem claro que está preparado para 'bater o pé' à concorrência pelo lugar no centro da defesa.

Desilusão

Fazer 'funerais' a Pepe é sempre arriscado, dadas as inúmeras vezes nas quais o internacional português demonstrou que a idade não pesa. Ainda assim, é não é possível deixar passar em branco a quantidade de abordagens erradas que o capitão do FC Porto foi somando, quer com, quer sem bola, em mais um jogo aquém das expetativas.

Treinadores

Sérgio Conceição: O FC Porto regressou às vitórias, mas voltou a não convencer. Defensivamente, a equipa continua a 'tremelicar', e, no ataque, depende em demasia da inspiração individual de Francisco Conceição. Se o objetivo passa por encurtar a distância para os líderes, será preciso mais...

Sérgio Vieira: O Estrela da Amadora foi igual a si mesmo, bem organizado, com as referências individuais claras e criterioso na construção de jogo. No entanto, pedia-se algo mais do ponto de vista ofensivo, especialmente, depois de a equipa se ter visto em desvantagem no marcador.

Árbitro

Uma noite relativamente tranquila para Tiago Martins, com exceção de um ou outro episódio capaz de suscitar mais dúvidas, como um registado ainda no primeiro tempo, quando Ronaldo Tavares se queixou de ter sido agredido por Pepe (se bem que as imagens televisivas também não são as mais esclarecedoras).

Leia Também: João Mário não se ficou pela assistência e serenou FC Porto com este golo

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório